Aniversário de um clássico: 55 curiosidades para comemorar 55 anos de Psicose

Esta semana (dia 16 de junho, mais precisamente) um dos maiores clássicos do cinema completa seu 55º aniversário. Para comemorar a data, ALÉM DE UM SUPER SORTEIO LÁ NO NOSSO FACEBOOK, o Pausa Dramática reuniu 55 curiosidades sobre o filme e está realizando o sorteio do bluray de Hitchcock no facebbok. O filme com Anthony Hopkins, Helen Mirren e Scarlet Johansson conta a história das filmagens de Psicose.

1. Psicose é baseado no livro “Psicose” de Robert Bloch, que por sua vez, o escreveu inspirado nos crimes de Ed Gein, um serial killer de Wisconsin.

2. Hitchcock comprou anonimamente os direitos do livro de Robert Bloch, que deu origem ao roteiro do filme; ele pagou onze mil dólares e depois comprou todas as cópias disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, seu final não fosse revelado.

3. Psicose custou 800 mil dólares e faturou 50 milhões de dólares nas bilheterias do mundo inteiro.

4. No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de cinema do mundo inteiro, Psicose quase atingiu a perfeição: ganhou 99% de aprovação.

5. Várias atrizes estiveram cotadas para o papel de Marion Crane: Eva Marie Saint, Piper Laurie, Martha Hyer, Hope Lange e Lana Turner.

6. Psicose foi filmado em preto e branco por opção do próprio Alfred Hitchcock, que considerava que a cores, o filme ficaria “ensanguentado” demais.

7. Para criar o sangue na cena do chuveiro foi utilizada calda de chocolate.

8. O som ouvido da faca sendo fincada no corpo de Marion é, na verdade, o som de um facão encravando em um melão.

9. A trilha sonora foi feita pelo compositor Bernard Herrman, e batizada de “O Assassinato”.

10. O trabalho mais conhecido de Anthony Perkins foi o papel do serial killer Norman Bates. Muito se falou que ele merecia o Oscar pelo papel, mas ele nunca foi indicado.

11. Uma pesquisa realizada na Grã Bretanha elegeu a música de Psicose como a mais aterrorizante da história do cinema, superando as melodias de A profecia, O chamado, O fantasma da Ópera e O Exorcista.

12. Hitchcock pagou apenas um quarto do cachê habitual de Janet Leigh, que recebeu $ 25.000. A co-estrela Anthony Perkins recebeu $ 40.000.

13. Há um boato que diz que para que o grito de Leigh na cena da ducha fosse realista, Hitchcock utilizou água gelada, porém a atriz desmentiu tal afirmação em várias ocasiões.

 

14. O cenário original da Casa e Hotel Bates foi construído no mesmo estúdio do cenário de O fantasma da Ópera, que ainda se mantém em pé na Universal Studios, em Universal City, perto de Hollywood, e funciona hoje como uma atração do estúdio.

15. Com frequência se afirma que a cena do chuveiro nunca mostra uma faca cortando a atriz. Contudo, uma análise quadro-a-quadro mostra que a faca visivelmente penetra a pele por uma fração de segundo, ainda que somente uma vez e de forma breve (apenas três fotogramas do filme, ou uma oitava parte de segundo).

16. Os críticos de cinema não puderam assistir Psicose até a estreia e, em suas críticas, não podiam revelar elementos importantes, o que provocou descontentamento em vários deles. Um dos críticos, após assisti-lo, afirmou ser o pior filme do ano. O mesmo crítico, mais tarde ao elaborar a lista de melhores filmes desse ano, colocou Psicose entre os dez primeiros.

17. Joseph Stefano teve problemas com os produtores do filme, devido a uma parte da explicação final em que era mencionado o termo “travesti”. Os produtores consideravam essa, uma palavra vulgar e desrespeitosa. Para convencê-los de que era um termo válido, ele buscou no dicionário e leu a definição para eles.

18. Hitchcock fez vários testes com Janet Leigh para saber quão alto ela era capaz de gritar.

19. Existe um rumor de que George Reeves iria interpretar o detetive e já havia filmado várias cenas. Contudo, o ator já havia falecido antes que Psicose tivesse começado a ser gravado.

20. Tem a honra de ser o primeiro filme norte-americano que mostra uma descarga de banheiro funcionando. A ideia foi de Stefano, e Hitchcock aceitou filmar esse momento.

21. Hitchcock fez uma brincadeira no filme com a lingerie de Marion Crane. Antes de roubar o dinheiro, a peça é branca (limpa, pura), depois do roubo está escura (suja, má) e quando decide devolver o dinheiro, volta a ser branca.

22. Esse foi o último filme de Hitchcock com a Paramount.

23. Bernard Herrmann demonstrou toda sua genialidade com este filme. Hitchcock e Stefano imaginavam que Herrmann faria um efeito sonoro de jazz, porém, ele decidiu que a sonoridade seria exclusivamente criada por corda. Algumas cenas não tinham trilha sonora, mas Herrmann convenceu Hitchcock que deveria fazer uma demonstração e, ao ver o resultado, o diretor não pensou duas vezes em incluir a música. Além disso, Hitchcock pagou o dobro do cachê que havia acertado com o compositor, pois segundo ele, 30% do suspense do filme foi causado pela trilha sonora.

24.Psicose provocou muitas confusões sobre quão explícito era. Vários espectadores diziam ver a cor do sangue nos assassinatos e que era possível ver os seios de Marion.

25. Os atores e outro membros da equipe tiveram que prometer não revelar nada de importante do filme e a parte final do roteiro não foi dada por Hitchcock até o momento da gravação.

26. No roteiro original, Norman era um homem baixo, gordo, antipático e velho. Stefano e Hitchcock decidiram que esse protagonista não seria aceitável e acabaram mudando para um com as características que vemos em Psicose.

27. Hitchcock idealizou este filme como algo totalmente oposto aos seus últimos filmes. Para começar, não havia nenhuma grande estrela de Hollywood no elenco, seria gravada em preto e branco para suavizar a violência e custar menos, além disso, a maioria da equipe técnica usada para a produção do filme, veio do programa de televisão que Alfred Hitchcock apresentava.

28. A cena do chuveiro tem uma parte apagada, que consiste em Janet Leigh assassinada, filmada de cima, agarrada na cortina, morta e nua. Hitchcock resolveu cortá-la do filme por considerá-la terrivelmente violenta e trágica.

29. Esta cena é uma das mais clássicas cenas de assassinato na história do cinema, sendo que consiste em cerca de 77 takes individuais resultando em apenas 3 minutos de cena com 50 cortes, e em nenhum momento é mostrada a faca penetrando na carne da vítima.

30. Na cena do olho, após o assassinato, Leigh devia usar lentes, mas ela as achava muito incômodas, então, a atriz teve que aguentar  ficar com o olho dessa forma durante a filmagem, ainda que as gotas d’água a machucassem.

31. Há um rumor que diz que Saul Bass (encarregado do storyboard e artífice dos créditos iniciais) dirigiu a cena do chuveiro. É falso. Alfred Hitchcock dirigiu-a completamente. Entretanto, antes de gravar a cena, pediu a Bass que fizesse um storyboard dela tal como Hitchcock havia imaginado. Bass declarou que havia dirigido a cena, mas a maioria da equipe o desmentiu. Curiosamente, Bass dirigiu outra cena, aquela em que o detetive sobe as escadas, pois Hitchcock tinha ficado doente. O mais irônico é que Hitchcock não ficou satisfeito com a cena e a filmou de novo, supostamente, porque o suspense da cena de Bass fez parecer que o detetive era um assassino, enquanto Hitchcock queria gravá-lo de maneira normal e tranquila para que o final da cena ficasse mais chocante.

32. A gravação da cena do chuveiro durou uma semana. Um terço do tempo de gravação de Janet Leigh.

33. No trailer original ouve-se o grito no chuveiro, mas não era de Janet Leigh, e sim de Vera Miles.

34. Para conseguir filmar debaixo do chuveiro, teve que ser construído um chuveiro especial para que a água que saísse não molhasse a câmera, mas sim em volta dela.

35. Anthony Perkins não pode gravar a cena do chuveiro, pois estava em Nova York se preparando para uma obra teatral. Em seu lugar, foi colocado um técnico com características físicas parecidas com as dele.

36. Joseph Stefano nunca quis a cena do chuveiro com essa montagem. Quando escreveu o roteiro, limitou-se a dizer que o assassino entrava e a matava, apenas.

37. No livro, a personagem de Janet Leigh (Marion Crane) é decapitada.

38. Quando Psicose estreou, no cartaz estava escrito pelo próprio Hitchcock: “Por favor, não conte o final para ninguém, eu não tenho outro” e uma vez iniciado, não era permitido que mais ninguém entrasse na sala.

39. Na cena do chuveiro, não é o corpo de Janet Leigh que vemos, pois ela negou-se a gravar. Em seu lugar, vemos uma stripper chamada Marli Renfro, que cobrou 500 dólares pelo trabalho.

40. Alfred Hitchcock aparece em pé, em frente ao escritório de Janet Leigh no filme.

41. Em uma mórbida coincidência, a dublê de corpo de Janet Leigh que fez cerca de metade da cena do chuveiro, Myra Jones foi assassinada por esfaqueamento 28 anos depois de filmar Psicose. O assassino era um doente mental que tinha como alvo mulheres mais velhas.

42. Após o lançamento do filme, Hitchcock tornou pública uma carta irada de um homem cuja filha se recusara a tomar banhos de banheira após assistir ao filme Les Diaboliques (no qual o personagem se afoga em uma banheira) e que após ver Psicose se recusava também a usar o chuveiro. O diretor não teve dúvidas e disse que o homem deveria mandar a menina para lavagem a seco.
43. O impressionante zoom no olho aberto de Marion ao final da cena não agradou os oftalmologistas. Os médicos informaram Hitchcock que, após a morte, as pupilas humanas dilatam, o que não ocorreu na cena de Psicose. Para alegria dos perfeccionistas, todos os filmes de Hitchcock pós-Psicose que retrataram mortos de olhos abertos mostras pupilas devidamente dilatadas por colírios especiais.
44. O livro no qual foi baseado o filme (Psycho, de Robert Blotch) foi inspirado pela história de Ed Gein, um serial killer que na vida real fez coisas ainda mais sinistras, incluindo a necrofilia, em Winsconsin, EUA. O assassino inspirou também os filmes O Massacre da Serra Elétrica e O Silêncio dos Inocentes.45. A Paramount não queria que Hitchcock dirigisse o filme, preferindo que se envolvesse em outras produções. Classificou o livro como impossível para um filme e repulsivo demais. Negaram ao diretor o orçamento usual, então Hitchcock financiou o filme pela Shamley Productions (sua produtora), filmando nos estúdios da Universal. O orçamento foi mantido abaixo de um milhão de dólares, uma das razões para filmar em preto e branco. Além do motivo financeiro, a cena do chuveiro teria sido um dos fatores decisórios, por ficar esteticamente melhor e menos sangrenta.
46. O romance “Psicose”, escrito por Robert Bloch, era na verdade parte de uma série de romances pulp comercializados em conjunto com o popular programa assustador de rádio “Inner Sanctum”.
5caa3-psycho
47. James P. Cavanagh foi o primeiro escritor para adaptar o romance de Robert Bloch para a produção. No entanto, seu roteiro foi descartado em favor da adaptação Joseph Stefano. Cavanagh também escreveu pelo menos cinco episódios de Alfred Hitchcock Presents, incluindo dois dirigido por Alfred Hitchcock.
48. Quando o elenco e a equipe começou a trabalhar no primeiro dia todos tiveram que levantar sua mão direita e promete não divulgar uma palavra da história. Alfred Hitchcock também reteve a parte final do roteiro de seu elenco até que ele precisasse para filma-lo.

49. Seguido por Psicose 2 (1983), Psicose 3 (1986) e Psicose 4 – A Revelação (1990). Apenas o primeiro filme foi dirigido por Alfred Hitchcock.

50. Foi refilmado em 1998 por Gus Van Sant, tendo também recebido o nome Psicose e considerado um dos piores filmes do cinema.

51. Em 2012 estreou o filme Hitchcock, adaptado do livro de Stephen Rebello sobre os bastidores das filmagens de Psicose. Com Anthony Hopkins no papel do diretor, Helen Mirren como sua esposa, Scarlett Johansson como Vivien Leigh e James D’Arcy como Anthony Perkins.

anthony-hopkins-james-darcy-and-scarlett-johansson-in-hitchcock-2012-movie-image

52. Psicose concorreu a quatro Oscars: atriz coadjuvante, diretor, fotografia e direção de arte. Considera-se uma das grandes injustiças da Academia o filme não ter concorrido a melhor filme.

53. Neste ano o filme vencedor do Oscar de melhor filme foi Se Meu Apartamento Falasse, de Billy Wilder, para quem Hitchcock perdeu o prêmio de melhor diretor.

54. Vivien Leigh concorreu e venceu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante por seu papel.

55. Em 2013 estreou a série Bates Motel, que conta a vida de Norman Bates e sua mãe na cidade de White Pine Bay antes dos eventos de Psicose. Freddie Highmore interpreta o jovem Norman e Vera Farmiga interpreta sua mãe Norma (que sequer tem nome no filme e não aparece em cena). O ponto alto do seriado é o relacionamento doentio entre mãe e filho e o suspense em torno da loucura crescente de Norman. A série está na terceira temporada e já teve a quarta e a quinta (e talvez última) confirmadas.

bates motel

Com informações do blog Medo B e Fatos Apavorantes

2 comentários em “Aniversário de um clássico: 55 curiosidades para comemorar 55 anos de Psicose

Adicione o seu

Deixe um comentário

Acima ↑