Referências a filmes de terror estão escondidas no seriado ‘Scream Queens’. Você conseguiu reconhecer?

Todos assistimos e adoramos a loucura que é Scream Queens. O Seriado de humor e terror dos criadores de GleeAmerican Horror Story é hilário e inteligente, escrachado e ao mesmo tempo experto, com piadas politicamente incorretas e muitas referências.

Veja aqui nossas primeiras impressões de Screem Queens

Em todos os episódios existe ao menos uma referência a um filme de terror clássico. Dá uma olhada numa lista que preparamos:

Psicose

Uma das primeiras referências foi esta foto que a atriz Jamie Lee Curtis publicou em seu Instagram neste ano.

Jamie Lee Curtis gets her acting gene from parents Janet Leigh and Tony Curtis. Leigh is best known for her role in Alfred Hitchcock's 1960 classic, "Psycho." To promote her new series, "Scream Qeens," Curtis recreated Leigh's famous shower scene in "Psycho," teasing it on Instagram

A referência ao filme Psicose é óbvia e ela apareceria de forma impecável em um dos episódios. Além de tudo, tem o fato de que Jamie Lee Curtis é ninguém menos que filha de Janet Leigh, a atriz de Psicose.

O nome do seriado: Scream Queens e a escalação de Curtisjamie lee halloween

Jamie Lee Curtis pode ser chamada de “a scream queen original”. A atriz recebeu este apelido após seu trabalho nos filmes da série Halloween e outros de terror. Isso significa que o mero fato de o seriado se chamar Scream Queens e ter Curtis no elenco é uma referência à história dos filmes de terror.

HalloweenScream-Queens-SpinO fato de Curtis estar em Halloween, de 1978, acabou trazendo outra referência ao seriado. No segundo episódio, sua personagem dá uma ligeira movimentada na cabeça. Pode parecer aleatório ou apenas um “alongamento”, mas a própria atriz apontou que era uma referência clara à Halloween: “Trata-se de uma pequena homenagem a todas aquelas pessoas que amaram aquele filme”.

halloween-Head-Tilt

O movimento de cabeça apareceu no filme logo após o assassino matar Bob. O espectador pode vê-lo olhando para o corpo e fazendo um movimento lateral com a cabeça diversas vezes. É um comportamento estranho e assustador e se tornou clássico do cinema de terror, copiado por outros serial killers, como Jason Vorhees em Sexta-Feira 13.

O Silêncio dos Inocentesjamie lee silence of the lambsNo episódio “Beware of Young Girls” existem inúmeras referências a O Silêncio dos Inocentes. A personagem de Curtis é internada em um manicômio, há uma cela de vidro muito semelhante à do filme e até uma citação da mesma personagem: “Quid pro quo, Clarice“.

O Bebê de Rosemaryrosemarys babyQuando Feather (interpretada por Tati Gevinson) aparece em cena no mesmo episódio o reconhecimento é inevitável: ela é igual à personagem de Mia Farrow em O Bebê de Rosemary. Mas a referência não termina aí: de acordo com a E! Online existe mais uma. A música que se ouve no final do episódio, Beware of Young Girls, foi escrita por Dory Previn enquanto estava internada em um hospital psiquiátrico logo após seu marido ter um caso com uma mulher mais nova: Mia Farrow.

O Iluminadododger

No episódio “Pumpkin Patch”, Chanel pede que um labirinto igual ao do filme O Iluminado seja construído para o seu halloween. Claro que a coisa não vai prestar e além do labirinto outra referência ao filme vai aparecer na tela: o personagem Dodger morre e é deixado na neve de maneira muito similar à do personagem de Jack Nicholson no filme.

Hellraiserroger

Em “Seven Minutes in Hell” é o irmão de Dodger que morre, Roger, com o Demônio Vermelho cravando sua cabeça com pregos. E ficam duas referências: o personagem principal de Hellraiser: Renascido do Inferno e a cena também com um atirador de pregos de Premonição 3.

O Massacre da Serra ElétricachainsawNo episódio “Chainsaw”, é O Massacre da Serra Elétrica o grande homenageado: o pai de Gracie, Weston, passa o filme para sua turma na faculdade e é uma serra a grande “arma” do episódio.

Atração MortalMotel Diabólicotaylor surdaNo primeiro episódio, a cena no gramado onde a “Taylor Surda” tem a cabeça decepada por um cortador de grama é uma homenagem a Atração Mortal. O filme Motel Diabólico também traz uma série de corpos enterrados no gramado, em que aparecem somente as cabeças.

Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão PassadoganchoEm “Ghost Stories” as garotas contam umas às outras histórias de terror. Em uma delas, um fugitivo da cadeia persegue moças e as ataca com um gancho de açougueiro.

Laranja Mecânica

bsb-fight-scene-scream-queens-1448299966Embora a referência mais óbvia na cena em que Chad e seus amigos vêm pela rua todos vestidos de branco seja aos Backstreet Boys (até porque Everybody toca ao fundo e em diversos clipes a banda estava toda de branco), é Laranja Mecânica que o seriado homenageia nesta cena, seja no visual, no fatos de todos carregarem tacos de baseball ou na violência.

Pânicoariana-grande-sq-1448300218Não poderia faltar, mas  a referência aqui é muito sutil: quando Chanel no. 2 é assassinada, a cena lembra muito a do assassinato da personagem de Drew Barrimore em Pânico. Após ser esfaqueada no peito, ambas dão um chute para afastar o assassino e tentar se salvar. Mas ambas acabam mortas mesmo assim.

** BÔNUS **

Talvez a maior referência de todas esteja nos protetores de orelha de Chanel no. 3. A personagem quase nunca apareceu sem eles, e já deu uma justificativa no seriado para o uso. Mas a verdade é outra: eles são uma referência direta aos “fones de ouvido” mais conhecidos do cinema:

leia headphones

A atriz Carrie Fisher imortalizou os “fones de ouvido” da Princesa Leia neste penteado, referenciado por Chanel no. 3 em seus protetores de orelha. E sabe por que é justamente Chanel no. 3 quem os usa? Porque a atriz Billie Lourd, que interpreta a personagem, é ninguém menos que filha de Carrie Fisher!

chanel n3

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s