Você pode não saber, mas Mad Max: Estrada da Fúria e O Regresso são apenas o quarto e quinto filmes a serem indicados em todas as sete categorias técnicas do Oscar até hoje. E olha que estamos falando de 88 anos de Oscar. E dentre estes cinco, somente um conseguiu levar as sete estatuetas. Adivinha qual?…
As categorias técnicas premiam os profissionais “por trás das câmeras” dos filmes, aqueles que trabalham para que tudo fique do jeito que o diretor quer. Fotografia, figurino, edição, design de produção/direção de arte, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais.
Então, além de Mad Max e O Regresso, quais são os outros três?
A Invenção de Hugo Cabret (2011)
A aventura deslumbrante de Martin Scorsese teve onze indicações no Oscar de 2012 e saiu da festa com cinco prêmios: edição de som, design de produção, efeitos visuais, mixagem de som e fotografia. Quem venceu o prêmio de melhor edição foi Os Homens Que Não Amavam as Mulheres e figurino, O Artista, que levou pra casa cinco Oscars, incluindo melhor filme. A Invenção de Hugo Cabret também foi indicado para melhor filme, direção, trilha sonora e roteiro adaptado.
Mestre dos Mares – O Lado Mais Distante do Mundo (2003)
O drama de ação de Peter Weir estrelando Russel Crowe chegou ao Oscar de 2004 com dez indicações, mas somente ganhou duas estatuetas: edição de som e fotografia. Os prêmios das outras cinco categorias técnicas foram vencidos por O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, que venceu em todas as onze categorias que foi indicado, incluindo melhor filme.
Mestre dos Mares concorreu também, além das sete categorias técnicas, a melhor filme, direção e maquiagem.
Titanic (1997)
O épico de James Cameron é o filme mais famoso dos anos 90 com Leonardo DiCaprio e Kate Winslet foi indicado em 14 categorias no Oscar de 1998 e venceu onze (sendo o segundo filme da história a conseguir o feito, depois de Ben-Hur) e se tornou o primeiro filme a vencer nas sete categorias técnicas.
Além de vencer o Oscar de melhor filme, Titanic levou também: direção, trilha sonora e canção original. Foi indicado ainda para melhor atriz (Winslet), atriz coadjuvante (Gloria Stuart) e maquiagem.
Deixe um comentário