Relembrando ‘A História Sem Fim’

Em 1984, muito antes de grandes blockbusters de fantasia, de filmes de super-herói, de Harry Potter, chegava às telas um filme que hoje é um clássico do gênero.

A História Sem Fim, adaptação cinematográfica do livro de Michael Ende publicado pela primeira vez em 1979, trazia todo um universo de personagens e de histórias que até hoje encanta adultos e crianças. Claro que, visto com os olhos da tecnologia de hoje, o filme pode parecer um pouco precário em seus efeitos especiais (basicamente um fundo verde e robôs animatrônicos), mas isso não tira parte de seu poder de cativar a plateia e, mais ainda, dá um toque a mais em sua ingenuidade e inocência.

Em uma terra chamada Fantasia um valente guerreiro (ainda que apenas um menino) é convocado para ajudar a salvar a Imperatriz Criança e todo o reino. O rapaz, chamado Atreyu, irá enfrentar diversos perigos, conhecer seres estranhos e voar em um dragão da sorte por sobre as terras de Fantasia até descobrir como salvar o reino e a imperatriz. Mas isso tudo acontece dentro de um livro, que um menino franzino e medroso está lendo: A História Sem Fim. Bastian, o leitor, logo vai se ver cativado e preso dentro daquela história, mais do que seria comum.never-ending-story

Primeiro filme em inglês do diretor alemão Wolfgan Petersen, que depois dirigiria filmes em Hollywood de grande orçamento, como Força Aérea Um, Mar em Fúria, Troia e Poseidon, o filme custou cerca de $25 milhões de dólares (o filme mais caro feito na Alemanha até então) e rendeu cerca de $100 milhões no mundo todo. Ainda teve duas continuações, mas sem o mesmo êxito comercial.

Uma pessoa operava o nariz do Falcor, outra as sobrancelhas, uma o lábio superior, a outra o lábio inferior”, recordou Petersen. “Você não pode imaginar. Era ridículo assistir isso de fora”.

A história do filme não é exatamente fiel à do livro de Ende (que aliás não quis seu nome ligado ao filme, pedindo para aparecer somente nos créditos finais por não gostar do resultado da adaptação). Pode-se dizer que o filme acaba mais ou menos na metade do livro, mas de forma diferente: enquanto nas páginas Bastian permanece em Fantasia após salvar o reino e dar um nome à imperatriz (maneira de salvá-la), no filme ele volta para seu mundo logo após o feito. Muitas outras coisas acontecem no livro depois disso, incluindo uma briga muito violenta entre Atreyu e Bastian, que tinham se tornado grandes amigos.never-ending-story book

Não é difícil notar a semelhança de A História Sem Fim com outros filmes e livros de fantasia: O Senhor dos Anéis, Harry Potter, As Crônicas de Nárnia, Percy Jackson, Coração de Tinta… todos, vindo antes ou depois, seguem histórias parecidas, a chamada “jornada do herói” ou “monomito” está presente em seus três momentos em todas estas obras: a Partida lida com o herói aspirando à sua jornada; a Iniciação contém as várias aventuras do herói ao longo de seu caminho; e o Retorno é o momento em que o herói volta a casa com o conhecimento e os poderes que adquiriu ao longo da jornada.

Podemos ainda perceber diversas outras semelhanças de estruturas e personagens, como o melhor amigo, o elemento que vai influenciar o herói a se voltar contra o amigo (como o Sollum/Smeagol em O Senhor dos Anéis) até que este perceba que foi manipulado, o “poder superior” que irá guiar o herói e ensiná-lo a enfrentar as dificuldades (Aslam em Nárnia, Dumbledore em Harry Potter, Gandalf em O Senhor dos Anéis…) e até mesmo o símbolo que cada herói carrega consigo durante a jornada: Atreyu carrega “o brilho”, a joia pertencente à imperatriz para se proteger. Frodo tem o anel, Potter sua varinha, os heróis de Nárnia suas armas…

Esta joia, aliás, hoje encontra-se nas mãos de ninguém menos que Steven Spielberg, que a mantém sob uma redoma de vidro em seu escritório.

Para todas estas adaptações cinematográficas destes livros ou mesmo para fantasias de aventura como Os Goonies, Jumanji ou Stardust (para citar apenas alguns), seria correto dizer que A História Sem Fim agiu como grande “pai” do gênero.

Nos bastidores do filme, conta-se que Noah Hathaway (o ator que interpretou Atreyu), foi ferido várias vezes durante a produção do filme. No treinamento de equitação ele foi arremessado por um cavalo que, depois pisou em cima dele. E durante as filmagens da sequência de afogamento no “Pântano de Tristeza” sua perna ficou presa no elevador e ele foi puxado para debaixo d’água. Hathaway ficou inconsciente no momento em que foi trazido para a superfície.

curiosidades-sobre-o-filme-a-historia-sem-fim-19845

Além disso, ele quase perdeu um olho durante uma cena de luta contra o Gmork. Uma das garras de suas patas gigantes penetrou em seu rosto. O robô do lobo era tão pesado que ele perdeu o fôlego, quando foi atingido por ele. Esta cena foi feita em apenas uma tomada, pois era muito arriscada.

Veja como estão os três atores mirins do filme hoje:

imperatriz

Tami Stronach (Imperatriz Criança): Este foi o único papel de Stronach no cinema. A pedido de seus pais ela abandonou a carreira de atriz e passou a integrar um grupo de dança israelense. Está no elenco de um filme da República Tcheca em pós-produção.

atreyu

Noah Hathaway (Atreyu): O ator participou de diversas séries e filmes menores desde então, sem muito sucesso. Tem vários filmes em produção e hoje além de atuar participa de campeonatos de motociclismo e artes marciais. Tem 44 anos.

bastian

Barret Oliver (Bastian): o ator chegou a atuar outras vezes no cinema, como em Cocoon. Seu último filme foi em 1989. Depois disso ele deixou de atuar e passou a fazer parte da Cientologia. Tem 42 anos.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Relembrando ‘A História Sem Fim’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s