Por que todos estão pedindo para ativar as notificações do Instagram?

Alguns usuários do Instagram estão começando a perceber uma versão baseada em um novo algorítimo na timeline do aplicativo, e isso causou um certo caos em muitas contas e usuários.

O app começou a testar esta nova forma de organização do feed de notícias que prioriza o que ele imagina que você vai gostar mais de ver, baseado em vários fatores. Nesta segunda feira, muita gente viu sua timeline inundada por mensagens como as abaixo, solicitando que o seguidor ativasse as notificações de postagens do perfil para que conseguisse continuar acompanhando:

notificacoes

O app anunciou em seu blog no dia 15 de março que em breve começaria a mostrar uma nova versão do feed, que priorizaria fotos e videos baseados em um algorítimo, ao invés de mostrá-los em ordem cronológica.

Ativar as notificações de uma conta específica, será parte do que o novo algorítimo do Instagram acredita que você quer ver em sua timeline, mas também pede para que o aplicativo lhe envie uma notificação cada vez que aquele perfil publica alguma coisa. Não é a solução ideal e a constante postagem hoje de vários perfis pedindo que os seguidores ativem esta notificação acabou irritando muitos usuários.

O Instagram está apenas seguindo os passos do Facebook (empresa dona do app), que começou a usar uma fórmula semelhante há vários anos para organizar o feed de notícias. Quando o app anunciou a mudança em seu blog, explicou o novo algorítimo “A ordem das fotos e vídeos no seu feed será baseada no seu interesse nos conteúdos, na sua relação com o usuário e no tempo da postagem. No início, nós focaremos na organização: todos os posts ainda estarão ali, somente em uma ordem diferente.”

Segundo as informações, a mudança era necessária, pois os usuários perdiam uma média de 70% das postagens dos perfis que seguiam.

Claro que existe um interesse mercadológico envolvido: quem pagar para anunciar, terá seus posts na timeline, não importando a interação dos usuários com aquele perfil. E, de certa forma, com a mudança o aplicativo favorece os perfis que já possuem grande interação e deixa em segundo plano aqueles que estão apenas começando ou que têm poucos seguidores mas, não por isso, são menos interessantes.

Ainda é cedo para avaliar a mudança. Assim como aconteceu no Facebook, no início ela será problemática e talvez depois os usuários se acostumem.

Pra não perder nada das nossas postagens #fikadika #instagram #notificacao

Uma foto publicada por Pausa Dramática (@pausadramatica) em Mar 28, 2016 às 9:06 PDT

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s