Por que saia masculina ainda é polêmica?

O homem usou saia e túnica da Antiguidade até a Revolução Francesa, no final do século 18, quando a burguesia trouxe uma maneira mais sóbria de vestir para os homens. Os excessos vistos no período anterior, com muitos bordados, corpetes, perucas e tecidos muito trabalhados, foram deixados de lado. As influências vinham da vida inglesa no campo, que atingiu a vestimenta masculina no sentido de sobriedade. Eles passaram a usar casacos de caça ingleses, botas e calças cada vez mais parecidas com as de hoje. Ou seja, se comparado com toda a história da vestimenta, a calça é um fato bem recente.

130314-homens-de-saia-19

Mas não adianta aula de história. Temos de lembrar que a moda também passa pelas convenções sociais. Para que a saia masculina seja aceita, é preciso que um grande número de homens passe a usá-la, como acontece com os “kilts” (saias pregueadas feitas em lã xadrez) escoceses ou os “dhoti” (pano enrolado no corpo) indianos.

Na moda, desde 1980 a saia frequenta as passarelas masculinas, tendo como um dos seus mais fortes defensores o estilista francês Jean-Paul Gaultier, que também patrocinou a exposição “Men in Skirts” (Homens de Saias), que fez sua estreia no parisiense Victoria and Albert Museum, em 2002, e seguiu para o nova-iorquino Metropolitan Museum of Art. A ideia da exposição foi explorar como os vários grupos e indivíduos (a partir dos hippies, passando pelas estrelas pop e pelos designers de moda) têm promovido a ideia de homens vestindo saias como “o futuro da moda masculina”.

Apesar de toda esta ideia de saia para homens, ainda é difícil (ainda que a cada dia mais comum) ver a peça nas ruas. E quando vemos, elas são acompanhadas dos olhares tortos. No distante mundo das passarelas e no mundinho paralelo dos fashionistas, no entanto, ela sempre aparece. Entre famosos também. Bruno Gagliasso foi um que se apresentou na TV com uma saia Hugo Boss sem medo algum:

bruno-gagliasso-saia

“Aconteceu naturalmente: me deu vontade de usar uma saia. Fui, gostei e comprei. A Fernanda perguntou: ‘É da Giovanna?’ E eu disse: ‘Não, comprei para vir pra cá'”, explicou o ator, que escolheu uma peça Hugo Boss para o programa. Esclarecido como só ele, Bruno ainda mandou um recado para quem acha que a peça não pode entrar no guarda-roupa dos homens: “A moda é livre, o ser humano é que não é. Se a gente não estiver aberto, não olhar para frente, vamos sempre nos fechar. A graça da moda e da vida é justamente essa”.

Adam Levine do Maroon 5 também já usou:

saia_mascuina_skirt_kilt (15)

Em Curitiba, o fotógrafo Daniel Sorrentino não se acanhou: fez ele mesmo uma saia e usa sem preconceitos:

sorrentino saia

Além do preconceito, no Brasil enfrentamos outro problema: os exorbitantes preços das saias masculinas. Uma das únicas peças que encontramos online, de jeans da marca King55, sai pela bagatela de R$398,00:

saia king55

Ou seja, não basta ter estilo e coragem, tem que ter bolso.

Ok, decidi comprar uma e sair usando. Mas como combino? Qual o melhor modelo? Com que sapato? O estilista João Pimenta deu no UOL 10 dicas para os homens que querem usar saias (lembrando sempre que dica não é regra, use como você achar melhor):

1. Buscar uma saia que tenha cor escura, como preto, cinza ou azul marinho;
2. O melhor comprimento para a saia masculina é até o joelho;
3. Procure saia com tecidos de alfaiataria masculinos;
4. O melhor é escolher modelos sem volume;
5. Dá para usar saia com calça do mesmo tecido por baixo;
6. Combine com sapato pesado, como coturno;
7. Você pode usar paletó, camisa e gravata com a saia;
8. Dá para combinar com camiseta de bandas e camisa de flanela, no melhor estilo roqueiro;
9. Use saia pensada para o homem, feita a partir da modelagem da calça.
10. Para quem vai usar pela primeira vez, o modelo kilt (saia tradicional escocesa) é o ideal.

Veja alguns modelos e estilos:

saia-masculina-tendencia-spfw-emanuel-possidoniosaia-masculina-tendencia-spfw-2-jose-victor

saia-masculina-marc jacobbs

O estilista Marc Jacobs

saia-masculina_jul_b_gdg2015saia_mascuina_skirt_kilt (8)saia_mascuina_skirt_kilt (2)

Anúncios

2 comentários sobre “Por que saia masculina ainda é polêmica?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s