Resenha do site – A Era do Gelo: O Big Bang

a-era-do-gelo-big-bangTodo mundo sabe que uma piada repetida muitas vezes perde a graça. Na primeira vez achamos engraçado, na segunda sai um risinho amarelo… na terceira, quarta, quinta vez… começa a ser irritante.

Bom, parece que todo mundo menos o pessoal da Blue Sky Studios. Em 2002 quando A Era do Gelo surgiu nos cinemas, trazia novidade, piadas engraçadas, personagens cativantes. Depois, filme após filme, novos personagens foram se acumulando na caravana e tentativas de novas tramas foram mostradas, sem no entanto trazer novas piadas. Claro que o resultado não poderia ser outro senão uma catástrofe completa.

A Era do Gelo: O Big Bang que estreia nesta semana nos cinemas brasileiros é o quinto filme da saga de Manny, Sid e Diego. Mas agora o trio traz consigo mais uma leva de personagens mais ou menos relevantes e, com isso, a síndrome de peça de escola. É muita gente em cena, e cada um precisa ter ao menos uma fala. Então, toma distribuir frases irrelevantes e sem sentido pros personagens secundários, saturando a história de piadinhas sem graça até para quem gosta de piadas tolas. A Era do Gelo 5 não é engraçado nem pra crianças.

Em 2002, quando o primeiro filme surgiu, um personagem se destacou: Scratch. O esquilo atrapalhado que vive para perseguir sua noz era engraçado e sua história permeando o longa servia quase como um filme em paralelo. Mas o que o cinema nos ensinou? Se algo funciona, esprema até não poder mais e extraia absolutamente toda a graça. Scratch agora aparece forçado, exagerado e nem mesmo ele consegue salvar este quinto filme da mesmice.

“Salvar” é relativo, aliás. Neste longa, é o esquilo que causa o big bang e quem coloca um asteroide na direção da Terra. Enfrentando a ameaça de extinção (mais uma vez), a trupe que agora conta com filhos, genros, namorada, vovó e agregados vai precisar descobrir uma forma de salvar a própria pele e o planeta do fim. Colecionando personagens dos filmes anteriores, A Era do Gelo 5 ainda consegue arrumar espaço para apresentar diversos outros novos personagens que, num possível próximo filme, vão lotar ainda mais a tela deixando a coisa mais cheia que um pôster de Vingadores. Dinoaves pré-históricas, uma lhama-guru, um coelho sedutor e uma preguiça hippie são só alguns dos novos membros do time.

Se o longa poderia se valer de seus dubladores americanos para ter ao menos um trunfo, no Brasil o sofrimento só fica maior. Além de Tadeu Mello que continua cada vez mais irritante dublando a preguiça Sid, desta vez alguém teve a brilhante ideia de colocar o youtuber Whindersson Nunes para dar voz a um dos personagens. Quando é que os estúdios vão aprender que dublador não leva público pro cinema e que dublagem é trabalho para profissionais? Fizessem como em Carros 2 que Claudia Leitte tem uma fala (e que foi cortada); ou em Universidade Monstros que Michel Teló diz uma frase e pronto. Colocar alguém sem talento e que não conhece o trabalho de atuação ou dublagem para dar voz a um personagem importante da trama só torna a experiência de ver um filme que já é ruim ainda mais difícil, vide Enrolados (com dublagem de Luciano Huck) ou Detona Ralph (com voz de Mary Moon).

Nada em A Era do Gelo: O Big Bang se salva. A história é um mero repeteco dos filmes anteriores, requentada com piadas repetidas à exaustão. Seus personagens passaram do carismático do primeiro filme pra criaturas rasas e sem graça, quando não irritantes. O arremedo de roteiro paralelo, com o drama do pai que não quer deixar a filha casar soa absurdo e deslocado num filme tão infantil. Se A Era do Gelo 4, de 2012 já não tinha razão de existir, o quinto filme não deveria ter sido sequer cogitado pelo estúdio.

Anúncios

Um comentário sobre “Resenha do site – A Era do Gelo: O Big Bang

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s