Resenha do site – O Sono da Morte

poster-sono-da-morteUma nova “onda” parece ter tomado conta dos filmes de terror. Depois dos found footage e da avalanche de filmes de espíritos, chegou a hora dos filmes-metáfora.

Tivemos Babadook no ano passado. Agora chegou a vez de Quando as Luzes se Apagam (que já resenhamos AQUI) e de Sono da Morte.

Este último talvez traga algum diferencial, mas acaba caindo basicamente na mesma linha do “terror como metáfora para problemas psicológicos”.

O diretor Mike Flanagan, de terrores esquecíveis como Hush: A Morte Ouve O Espelho consegue produzir um filme um pouco acima da média, mas ainda assim esquecível e fraco.

Na trama, conhecemos o casal Mark e Jessie (interpretados por Thomas Jane e Kate Bosworth), que deseja adotar um filho após a trágica morte de seu menino pequeno. O escolhido será Cody (jacob Trembley, de O Quarto de Jack), um menino quieto e  introvertido que vai logo conquistar o coração do casal.

Mas claro que coisas estranhas começam a acontecer após a chegada de Cody e é aí que, mais uma vez, caímos no lugar comum. O Sono da Morte consegue trazer pouca originalidade para um gênero que filme após filme se repete com raríssimas exceções (como o excelente Invocação do Mal 2, neste ano).

Quando desvendamos o grande “mistério” do filme, entendemos o porque de algumas coisas, embora outras pareçam ter explicação paranormal mesmo. Mas ainda assim (e talvez por isso), o longa não fica acima da média, soando apenas como “mais um”.

Por mais que ainda sejam poucos os filmes que exploram esta nova onda do terror (pode esperar alguns mais), trata-se de um recurso tão fraco que logo no início conseguimos desvendar muito da “metáfora” escondida na história. Não vamos demorar para entender por que Cody vê o que vê e o que aquela criatura representa. E perceber o final de um filme, em um filme de terror, é uma das piores coisas que pode acontecer no cinema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s