A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou na terça (11) a relação dos 85 longas-metragens que disputam uma vaga para concorrer a melhor filme em língua estrangeira na 89ª edição do Oscar.
Os indicados serão anunciados em 24 de janeiro, e a cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro, em Los Angeles, nos EUA.
Dirigido por David Schurmann e escolhido para representar o Brasil depois de um processo conturbado, “Pequeno Segredo” disputará uma das cinco vagas com filmes de nomes consagrados, como o espanhol “Julieta”, de Pedro Almodóvar, o canadense “Just La Fin du Monde”, de Xavier Dolan, o francês “Elle”, de Paul Verhoeven, e o polonês “Afterimage”, de Andrzej Wajda —cineasta com um Oscar na carreira, morto no domingo (9).
A categoria de melhor filme em língua estrangeira completa seis décadas nessa edição, e pela primeira vez tem um representante do Iêmen: “I Am Nojoom, Age 10 and Divorced”, de Khadija Al-Salami. Veja a lista dos 85 concorrentes:
- África do Sul – “Call me thief”, de Daryne Joshua
- Albânia – “Chromium”, de Bujar Alimani
- Alemanha – “Toni Erdmann”, de Maren Ade
- Arábia Saudita – “Barakah meets Barakah”, de Mahmoud Sabbagh
- Argélia – “The well”, de Lotfi Bouchouchi
- Argentina – “El ciudadano ilustre”, de Mariano Cohn e Gastón Duprat
- Austrália – “Tanna”, de Bentley Dean e Martin Butler
- Áustria – “Stefan Zweig: Farewell to Europe”, de Maria Schrader
- Bangladesh – “The unnamed”, de Tauquir Ahmed
- Bélgica – “The Ardennes”, de Robin Pront
- Bolívia – “Sealed Cargo”, de Julia Vargas Weise
- Bósnia-Herzegovina – “Death in Sarajevo”, de Danis Tanovic
- Brasil – “Pequeno segredo”, de David Schurmann
- Bulgária – “Losers”, de Ivaylo Hristov
- Camboja – “Before the fall”, de Ian White
- Canadá – “Just la fin du monde”, de Xavier Dolan
- Cazaquistão – “Amanat”, de Satybaldy Narymbetov
- Chile – “Neruda”, de Pablo Larraín
- China – “Xuan Zang”, de Huo Jianqi
- Cingapura – “Apprentice”, de Boo Junfeng
- Colômbia – “Alias Maria”, de José Luis Rugeles
- Coreia do Sul – “The age of shadows”, de Kim Jee-woon
- Costa Rica – “About us”, de Hernán Jiménez
- Croácia – “On the other side”, de Zrinko Ogresta
- Cuba – “El acompañante”, de Pavel Giroud
- Dinamarca – “Land of mine”, de Martin Zandvliet
- Equador – “Sin muertos no hay carnaval”, de Sebastián Cordero
- Egito – “Clash”, de Mohamed Diab
- Eslováquia – “Eva Nová”, de Marko Skop
- Eslovênia – “Houston, we have a problem!”, de iga Virc
- Espanha – “Julieta”, de Pedro Almodóvar
- Estônia – “Mother”, de Kadri Kõusaar
- Finlândia – “The happiest day in the life of Olli Mäki”, de Juho Kuosmanen
- França – “Elle”, de Paul Verhoeven
- Geórgia – “House of others”, de Rusudan Glurjidze
- Grécia – “Chevalier”, de Athina Rachel Tsangari
- Holanda – “Tonio”, de Paula van der Oest
- Hong Kong – “Port of Call”, de Philip Yung
- Hungria – “Kills on wheels”, de Attila Till
- Iêmen – “I am Nojoom, age 10 and divorced”, de Khadija Al-Salami
- Islândia – “Sparrows”, de Rúnar Rúnarsson
- Índia – “Interrogation”, de Vetri Maaran
- Indonésia – “Letters from Prague”, de Angga Dwimas Sasongko
- Irã – “The salesman”, de Asghar Farhadi
- Iraque – “El clásico”, de Halkawt Mustafa
- Israel – “Sand storm”, de Elite Zexer
- Itália – “Fogo no mar”, de Gianfranco Rosi
- Japão – “Nagasaki: Memories of my son”, de Yoji Yamada
- Jordânia – “3000 nights”, de Mai Masri
- Kosovo – “Home sweet home”, de Faton Bajraktari
- Letônia – “Dawn”, de Laila Pakalnina
- Líbano – “Very big shot”, de Mir-Jean Bou Chaaya
- Lituânia – “Seneca’s day”, de Kristijonas Vildziunas
- Luxemburgo – “Voices from Chernobyl”, de Pol Cruchten
- Macedônia – “The liberation of Skopje”, de Rade Šerbedija e Danilo Šerbedija
- Malásia – “Beautiful pain”, de Tunku Mona Riza
- México – “Desierto”, de Jonás Cuarón
- Montenegro – “The black pin”, de Ivan Marinović
- Marrocos – “A mile in my shoes”, de Said Khallaf
- Nepal – “The black hen”, de Min Bahadur Bham
- Nova Zelândia – “A flickering truth”, de Pietra Brettkelly
- Noruega – “The king’s choice”, de Erik Poppe
- Paquistão – “Mah-e-Mir”, de Anjum Shahzad
- Palestina – “The idol”, de Hany Abu-Assad
- Panamá – “Salsipuedes”, de Ricardo Aguilar Navarro e Manolito Rodríguez
- Peru – “Videofilia: y otros síndromes virales”, de Juan Daniel F. Molero
- Filipinas – “Ma’ Rosa”, de Brillante Mendoza
- Polônia – “Afterimage”, de Andrzej Wajda
- Portugal – “Cartas da guerra”, de Ivo M. Ferreira
- Quirguistão – “A father’s will”, de Bakyt Mukul e Dastan Zhapar Uulu
- Reino Unido – “Under the shadow”, de Babak Anvari
- República Dominicana – “Sugar fields”, de Fernando Báez
- República Tcheca – “Lost in Munich”, de Petr Zelenka
- Romênia – “Sieranevada”, de Cristi Puiu
- Rússia – “Paraíso”, de Andrei Konchalovsky
- Sérvia – “Train driver’s diary”, de Milos Radovic
- Suécia – “A man called Ove”, de Hannes Holm
- Suíça – “My life as a Zucchini”, de Claude Barras
- Taiwan – “Hang in there, kids!”, de Laha Mebow
- Tailândia – “Karma”, de Kanittha Kwunyoo
- Turquia – “Cold of Kalandar”, de Mustafa Kara
- Ucrânia – “Ukrainian sheriffs”, de Roman Bondarchuk
- Uruguai – “Migas de pan” de Manane Rodríguez
- Venezuela – “De longe te observo”, de Lorenzo Vigas
- Vietnã – “Yellow flowers on the green grass”, de Victor Vu
Deixe um comentário