Resenha + lista: 10 razões que fazem ‘Invasão Zumbi’ um dos melhores filmes de zumbi de todos os tempos

Esta semana estreia no Brasil Invasão Zumbi (já conhecido há alguns meses por Train to Busan), o filme coreano de zumbis que vem causando alvoroço mundo afora.

E não é injustificado. Trata-se de não apenas um dos melhores filmes de 2016 mas um dos melhores filmes de zumbis de todos os tempos. Sua ação ininterrupta e claustrofóbica intercalada por momentos de dramas reais, personagens humanos e palpáveis e tensão pulsante fazem dele sim uma das melhores obras do gênero.

No longa, um pai embarca em um trem com a simples tarefa de levar a filha pequena até a mãe na cidade de Busan. As coisas dão errado quando uma jovem aparentemente doente embarca também. Daí pra frente o caos está instalado e Invasão Zumbi só vai te deixar respirar quando subirem os créditos.

Vamos listar abaixo (em uma adaptação do site Taste of Cinema) 10 razões de fazem de Invasão Zumbi um dos melhores filmes de zumbi de todos os tempos:

1. Os zumbis estão mais ferozes do que nunca

Em contraste com os zumbis lentos e em decomposição de longas comuns, Invasão Zumbi segue a cartilha de outros como o excelente Extermínio: eles são rápidos e ferozes. Isso e o fato de estarem os personagens presos com eles em vagões de trem, os transformam em criaturas extremamente perigosas.

2. Os humanos são mais temíveis que os zumbis

Personagens que se mostram totalmente dispostos a deixar que outros morram a arriscar suas próprias vidas não são comuns em filmes do gênero. E aqui são tão numerosos quanto os zumbis. Cenas cruéis de uma falta de humanidade rara no cinema deixam o público de queixo caído (em particular a cena em que um grupo é proibido por outro de entrar em um vagão). O fato de um dos personagens quase ser bem sucedido em tentar se proteger mesmo que tenha que sacrificar todo mundo a sua volta é ao menos tão chocante quanto os ataques de zumbis em si.

3. Os efeitos são impressionantes

Desde os ataques e transformações dos zumbis, às hordas de mortos-vivos que caem de vridraças e janelas e diversas cenas envolvendo trens, os efeitos em nada deixam a desejar para qualquer grande produção de Hollywood.

4. A sensação de claustrofobia é agoniante

Usar o trem como cenário principal para um filme de zumbi é uma ideia brilhante, particularmente devido à claustrofobia da fuga e perseguição entre os vagões. A percepção de que a fuga é limitada e que, eventualmente, os passageiros chegarão a um ponto final torna a coisa toda ainda mais desesperadora.

5. As mensagens vão além do tradicional “salvar a pele”

Durante o filme, o diretor Yeon Sang-ho apresenta diversas mensagens sociais sobre a natureza humana. A mais clara delas, claro, é a ambição e o egoísmo. A separação dos passageiros no trem que protege alguns em vagões seguros enquanto outros lutam para sobreviver demonstra as diferenças sociais entre ricos e pobres.

As cenas que mostram personagens fazendo de tudo para proteger seu ambiente seguro sem se importar com os demais são claras. E as “revoltas de classes” neste sentido também.

6. Humor inesperado

Quando acontece, o humor em filmes de zumbis vem ou de piadas ruins (e geralmente fora de contexto) ou dos próprios zumbis. Mas Invasão Zumbi subverte também esta regra, colocando pitadas de humor inteligente em seus personagens, como em uma cena que um dos personagens liga para a mãe e esta atende, virando ela mesma uma zumbi, mas ainda encontra tempo para reclamar da nora.

7. Boas atuações

Admita: as atuações em filmes de zumbi geralmente passam bem longe do satisfatório, já que o gênero tende a focar na ação e na correria ao invés dos atores. No entanto, Yeon usa uma tática diferente, já que o longa traz uma quantidade grande de drama junto com o terror, o que demanda boa atuação.

Os protagonistas são excelentes atores que em momento algum desacreditam de sua história enquanto protegem os filhos ou fogem desesperados.

8. Boa edição

Um dos aspectos mais importantes de um filme é a edição. Invasão Zumbi faz um ótimo trabalho neste sentido, enquanto mantem um ritmo rápido e constante em sua duração. Ao intercalar cenas de ação e com maior intensidade de drama, diretor e editor conseguem fazer com que o longa paire entre um filme de ação e um drama pesado, enquanto pequenas inserções de comédia aliviam o tom geral.

9 . Desconstrução de clichês

A maioria dos filmes de zumbis traz uma grande quantidade de clichês: o primeiro dita que um time de humanos deve tentar sobreviver ao ataque. Em Invasão Zumbi o maior perigo deriva não das criaturas, mas dos próprios humanos dispostos a matar uns aos outros para se proteger.

O segundo diz que este time de humanos deve mover-se constantemente por diversas cidades enquanto busca por uma cura e por estar a salvo. O fato de o longa se passar dentro de um trem muda radicalmente esta regra.

O terceiro e mais conhecido clichê, diz que os zumbis devem ser lentos e fáceis de matar (via de regra). Em contraste, os monstrengos deste filme são rápidos e ágeis e até mesmo apresentam alguma espécie de raciocínio coletivo.

10. A ação e o drama nas medidas certas

Dada a velocidade em que as coisas acontecem no filme, seria bastante fácil fazer de Invasão Zumbi um longa frenético de ação ininterrupta. No entanto o diretor e roteirista consegue preenchê-lo com outros elementos que fazem dele um excelente filme.

O drama (e até mesmo melodrama) é um deles, mostrando mudanças humanas de atitudes em seus personagens. O elaborado roteiro que retem a agonia enquanto pula de um gênero para outro é outro fator (em alguns casos é o humor que alivia o caos). As sequências finais deixam bem claro o tom do filme, já que nelas prevalecem o tom dramático e não o de ação.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s