20 curiosidades do Oscar 2017

Este ano recordes foram quebrados ou igualados nas indicações. Muito vem sendo dito também sobre a diversidade racial depois da polêmica do ano passado.

lalaland.gif

Vamos dar uma olhada em algumas curiosidades envolvendo o Oscar deste ano:

  • La La Land conseguiu 14 indicações ao todo, igualando o recorde anterior de Titanic (1997)A Malvada (1950). Mas pode levar no máximo 13 estatuetas (pois concorre com duas músicas na categoria de melhor canção). Hoje o recorde de números de estatuetas pertence a Ben-Hur (1959), Titanic O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003), que ganharam 11 prêmios. A Malvada ganhou seis Oscars.
  • Viola Davis é a atriz negra com o maior número de indicações a Oscar na história. Esta é sua terceira indicação.
  • La La Land conseguiu ainda o chamado “big five”, as indicações nas categorias mais prestigiosas do Oscar: filme, direção (Damian Chazelle), atriz (Emma Stone), ator (Ryan Gosling) e roteiro (Damian Chazelle). O último filme a conseguir o “big five” foi Trapaça (2013), que acabou perdendo todos. Em toda a história do Oscar, apenas três filmes venceram nesta cinco categorias: Aconteceu Naquela Noite (1934), Um Estranho no Ninho (1975) e O Silêncio dos Inocentes (1991).
  • La La Land foi o recordista de prêmios no Globo de Ouro, ganhando em sete categorias neste ano.
  • Emma Stone, Viola Davis e Octavia Spencer (indicadas este ano nas categorias de atriz e atriz coadjuvante) já contracenaram juntas no longa Histórias Cruzadas, de 2011, que também foi indicado na categoria de melhor filme e com as duas últimas também indicadas. Spencer ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante naquele ano.
  • Este é o ano com o maior número de atores negros indicados ao Oscar. No total são seis em todas as categorias de atuação: Denzel Washington (Cercas) como ator principal, Mahershala Ali (Moonlight) como ator coadjuvante, Ruth Neggam (Loving) como atriz principal e Viola Davis (Cercas), Naomie Harris (Moonlight) e Octavia Spencer (Estrelas Além do Tempo) como atrizes coadjuvantes.
  • Meryl Streep aumentou o recorde dela mesma, ao ser indicada por Florence: Quem É Essa Mulher?. Passou a somar 20 indicações como melhor atriz (incluindo principal e coadjuvante), oito a mais que a segunda colocada, Katherine Hepburn.
  • Bradford Young conquistou a primeira indicação de um negro em Melhor Fotografia por A Chegada e Joi McMillon é a primeira mulher negra a ser indicada em Melhor Edição por Moonlight.
  • É a primeira vez que um serviço de streaming comparece ao Oscar. A Amazon, grande concorrente da Netflix e distribuidora de Manchester à Beira-Mar, conquistou seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator.
  • DC e Marvel no Oscar! Esquadrão Suicida emplacou uma indicação em Melhor Maquiagem & Figurino e Doutor Estranho poderá levar para casa a estatueta de Melhor Efeitos Visuais.
  • A saga de Harry Potter continua sua tradição nas indicações das categorias técnicas. Ao longo dos anos, os filmes foram indicados doze vezes (sem conquistar nenhum prêmio) e o derivado Animais Fantásticos e Onde Habitam poderá levar o Oscar por Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte.
  • Lin Manuel Miranda poderá fazer história: O artista, se levar a estatueta do Oscar pela canção de Moana, conquistará o EGOT, que significa ter as principais honrarias do entretenimento: Emmy, Grammy, Oscar e Tony. Além disso, ele também já levou para casa o prêmio Pullitzer.
  • A Chegada e Até o Último Homem são as maiores bilheterias entre as produções indicadas a melhor filme. Estrelas Além do tempo, que acabou de expandir seu circuito comercial nos EUA, também promete ultrapassar a barreira dos US$ 100 milhões em arrecadação.
  • Oito dos 20 atores indicados são estreantes no Oscar: Ruth Negga, Isabelle Huppert, Andrew Garfield, Lucas Hedges, Mahershala Ali, Dev Patel, Naomie Harris e Casey Affleck.
  • Kubo e as Cordas Mágicas rompe com a tradição e torna-se a primeira animação indicada ao Oscar tanto como Melhor Animação quanto por Efeitos Especiais. Wm 1994 O Estranho Mundo de Jack concorreu na categoria de efeitos, mas não na de animação.
  • Com a nomeação de Tanna, a Austrália tornou-se o primeiro país da Oceania a ser indicado na categoria de filme estrangeiro.
  • O artista com maior lacuna entre uma vitória e uma indicação no Oscar na categoria de direção é Mel Gibson. Ele venceu a categoria de Melhor Diretor em 1996 pelo filme Coração Valente e, mais de 20 anos depois, o diretor é indicado novamente na categoria pelo seu mais recente filme, Até o Último Homem, agora no Oscar 2017.
  • Aaaron Taylor-Johnson venceu o Globo de Ouro por Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Animais Noturnos. Entretanto, o ator não foi lembrado no Oscar 2017. Esta é a primeira vez que isso acontece desde Richard Benjamin (Uma Dupla Desajustada), em 1976.
  • Atrizes tidas como certas na categoria de melhor atriz foram deixadas de fora da premiação: Amy Adams (por A Chegada), Taraji P. Henderson (Estrelas Além do Tempo) e Anette Benning (20th Century Women) não estão concorrendo.
  • Passageiros, considerado fracasso de público e crítica, conseguiu duas indicações nas categorias técnicas de trilha sonora e desenho de produção. É mais do que conseguiram filmes aclamados pela crítica, como O Lagosta (indicado somente para roteiro original) e Silêncio (somente na categoria de melhor fotografia).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s