Revisitando o cinema dos anos 90: O Último Jantar

E se você pudesse voltar no tempo e tivesse em suas mãos o poder de matar Adolf Hitler antes dele cometer as atrocidades que cometeu? E se, hoje, tivesse em suas mãos o poder de decidir sobre a vida e a morte de pessoas que você considera moralmente inferiores? E se pudesse assassinar um Bolsonaro? Um Kim Jong-Un? Um Trump? Você o faria?

Esta premissa simples e altamente perigosa é o ponto de partida do incrível O Último Jantar, uma comédia de humor negro de 1995. Comandada pela diretora Stacy Title (que também dirigiu Nunca Diga Seu Nome, que estreou este ano nos cinemas) e com Cameron Diaz encabeçando o elenco, a história do filme gira em torno de cinco amigos que moram juntos.

Num domingo chuvoso um deles chega em casa ajudado por um caminhoneiro desconhecido após seu carro estragar. Eles então convidam o tal caminhoneiro (Bill Paxton) para jantar. Conversa vai, conversa vem, eles percebem que ele tem uns pensamentos bem radicais e extremistas e os ânimos não tardam a se exaltar, culminando na morte do caminhoneiro.

Entre risos e sustos acompanhamos parvos a decisão do grupo de amigos de criar uma tradição: passarão a convidar estranhos para o jantar de domingo. Caso considerem que a pessoa “não merece viver”, a matarão ali mesmo, antes da sobremesa.

Mas códigos morais são tendenciosos e perigosos. Até onde eles, cinco justiceiros, são tão diferentes assim das pessoas que consideram que não devem viver?

Um filme inacreditável e corajoso, como parece que somente a década de 1990 conseguia nos fornecer, O Último Jantar é inteligente sem ser chato e ainda nos deixa pensando sobre o tal senso de justiça que todos temos dentro de nós. Uma pérola que merece ser vista e revista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s