A carreira solo do vocalista do Godsmack, Sully Erna

Sully Erna, ‘frontman’ da banda estadunidense de metal, Godsmack, está na estrada também em carreira solo. Aos 49 anos, o americano de Massachusetts traçou uma trajetória admirável que o eleva ao status de músico completo. Além de vocalista, ele é compositor e multi-instrumentista consagrado mundialmente. Foi eleito o 47º Melhor Vocalista de Heavy Metal do mundo, pela revista Hit Parader.

Criado num universo familiar musical, desde pequeno teve contato com a música de seu pai, um grande trompetista. Na adolescência foi influenciado por grandes grupos como Aerosmith, Led Zeppelin, Rush e Motörhead, bandas as quais ouvia e tocava as canções.  Em 1993, assinou contrato com sua primeira banda, a Strip Mind. Em seguida foi para a Godsmack, como baterista, e logo se tornou um elemento imprescindível, liderando a banda até hoje.

O primeiro álbum solo de Sully veio em 2010. Denominado “Avalon”, o trabalho demorou sete anos para ser concluído e mostrou um estilo totalmente diferente do que o artista costuma apresentar com a Godsmack. Ele declarou que as suas primeiras apresentações solo não foram nada tranquilas, acrescentando: “Meu primeiro show, eu estava realmente nervoso. Sinceramente, não tenho ficado tão nervoso desde que eu estava numa apresentação com 10 anos de idade em um show de talentos ou algo assim “.

Ao selecionar as canções desse primeiro álbum solo, escolheu algumas composições para piano e guitarra que não foram usadas para Godsmack. Ao descrever o som do disco, Erna diz que é muito eclético e tribal, com composições de piano e bastante percussão. O álbum contou com o vocal de Lisa Guyer, que também tem trabalhos com a banda Godsmack.

sully erna2

Em 2016, Sully Erna lançou seu segundo álbum solo. O disco “Hometown Life”, produzido no seu estúdio em New Hampshire e primeiro pela gravadora BGM, mostra um trabalho pessoal e confessional, revelando novamente o gosto eclético do artista nas canções de variados estilos, mas musicalmente perfeitas.

“Quando faço um álbum solo, escrevo para mim”, diz Sully. “Não é para críticos, rádio ou mesmo fãs. Eu gosto de explorar diferentes tipos de música que funcionam juntas. Uma boa música é uma boa música. Parei de categorizar há muito tempo”, completa o músico que contou com os mesmos parceiros musicais de Avalon para esse segundo álbum.

Para a faixa-título, Erna contou com influências dos compositores Billy Joel e Bruce Springsteen; enquanto deu um toque de bossa nova a “Take All of Me”; acrescentou toques de soul a “Turn It Up” e pitadas de country a “Different Kind Of Tears”. Já no recém-lançado clipe de “Different Kind Of Tears”, o cantor fez uma importante parceria com o ator e amigo Mark Wahlberg. Sully e a Fundação Juventude Mark Wahlberg reuniram-se e criaram o vídeo para promover a conscientização sobre o crescimento da dependência de opióides na América. Este é o primeiro single disponível do álbum.

Os multitalentos de Sully Erna podem ser vistos também fora dos palcos. Além de músico, ele se arrisca no campo do cinema, da literatura e dos esportes. Exemplo disso é que ele é um grande fã de poker e está constantemente envolvido em promoções de poker online exclusivas. O artista fez um show recentemente no PokerStars Festival Jersey e também já participou de várias edições do famoso evento anual World Series of Poker como jogador.

Além disso, fez aparições em filmes como “Bleed for This” (Sangue pela Glória) de 2016, produzido por Martin Scorsese, entre outros. Em 2017, Erna tocou no filme búlgaro “Benzin”, do diretor Asen Blatechki. Ele também lançou um livro de memórias intitulado “The Paths”, em 2007, onde conta suas lutas até os 30 anos, época que conquistou o auge do sucesso com o  Godsmack. O livro vendeu 100 mil cópias no primeiro mês de lançamento e é sucesso mundial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s