5 nomes que você precisa conhecer antes de assistir ‘Jogador Nº 1’

ready-player-one-original-109262

A essas alturas você já sabe que Jogador Nº 1, o novo megahit de Steven Spielberg adaptado do best-seller internacional de Ernest Cline, é um baú de referências intermináveis. Se no filme já é assim, no livro é muito mais.

Mas vamos nos ater ao filme. Claro que você não precisa conhecer todas as referências que pulam na tela a todo momento (que vão de He-Man, Delorean, Mach 5, Akira a Gigante de Ferro, Jurassic Park, King Kong, Duran Duran e Brinquedo Assassino), mas pra aproveitar a jornada um pouco mais, é legal conhecer alguns nomes importantes na história.

Snatley Kubrick

Talvez você nem saiba quem é, mas Kubrick foi um dos diretores de cinema mais importantes, principalmente nas décadas de 70 e 80. É seu um dos filmes mais citados em Jogador Nº 1, numa das maiores mudanças com relação ao livro (sem contar toda a resolução da história): O Iluminado. No livro, Parzival entra sozinho no longa Jogos de Guerra e assume o personagem de Matthew Broderick.

Naquela que talvez seja a melhor cena da aventura, Parzival e seus amigos vão parar dentro do longa de terror estrelado por Jack Nicholson e dirigido por Kubrick. É bacana pelo menos ter assistido a O Ilunimado para não ficar como Aech, sem saber o que está acontecendo.

Stephen King

Assim como Kubrick, King é importante para assimilar bem a cena referente a O Iluminado, já que o longa é uma adaptação de um livro seu.

Um dos maiores autores de histórias de terror (se não o maior), King é a mente por trás do filme e assistir alguns longas adaptados de suas obras, ou mesmo ler alguns de seus livros, é interessante para conhecer seu trabalho além de O IluminadoIT.

John Hughes

Citado o tempo todo no livro e diversas vezes no longa, Hughes é um dos diretores mais importantes da década de 80 e marcou toda uma geração, inclusive a de Halliday (criador do jogo em Jogador Nº 1). São seus longas icônicos como O Clube dos Cinco, Curtindo a Vida Adoidado (citados por Parzival), Mulher Nota Mil Gatinhas e Gatões.

Além de escrever e dirigir os filmes acima, Hughes também escreveu outros sucessos do cinema, como Esqueceram de Mim, A Malandrinha, Beethoven: O Magnífico, 101 Dálmatas Flubber.

Marty McFly

Back-to-Future-II-Marty-McFly

Em certo momento de Jogador Nº 1, Art3mis chama Parzival de Marty. Se você não entendeu a referência, precisa assistir à trilogia De Volta Para o Futuro. O personagem de Michael J. Fox no filme é quase um “alter ego” de Parzival.

O carro de Parzival é o mesmo que Marty usa para viajar no tempo, um DeLorean e, no meio de tanto carro e tanta referência (moto de Akira, Batmóvel…. saiba mais um pouquinho sobre os carros do filme AQUI) é o que mais aparece. Para você saber tudo que um DeLorean é capaz, precisa conhecer Marty McFly.

Steven Spielberg

steven spielberg

Claro, se você não é familiar com a filmografia de Spielberg, PRECISA conhecer seus longas. Criador de filmes hoje clássicos como ET, Jurassic Park, Indiana JonesInteligência Artificial, Spielberg é responsável por filmes que marcaram gerações de cinéfilos e ajudaram a construir a história do cinema.

Pra te dar uma mãozinha, acessa nossa lista dos 10 filmes mais divertidos do diretor AQUI.

*Bônus

O Gigante de Ferro

É bastante possível que você não conheça aquele robô de ferro que Arch usa em Jogador Nº 1, afinal, ele não vem de um super hit do cinema.

O Gigante de Ferro é a estrela de uma animação de 1999 de mesmo nome, o primeiro filme dirigido por Brad Bird, que anos depois iria dirigir Os Incríveis na Disney-Pixar. Um filme incrível e emocionante até hoje.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s