Por que você precisa parar de achar que Lady Gaga inventou o country-pop

Alguns dias atrás eu, autor deste post e proprietário deste site, fui xingado em uma postagem de uma página por criticar Lady Gaga.

Mais ou menos no mesmo dia, vi alguns sites dizendo que Kylie Minogue estava copiando Gaga ao lançar um disco country.

Bom, vamos por partes (como diria Jack, O Estripador):

Em primeiro lugar eu gosto de ouvir Lady Gaga. Aquelas suas músicas que viram hit e no mês seguinte são esquecidas. Com exceções, claro. Mas escuto. Também sei que Gaga não “reinventou” ou muito menos “inventou” nada. Em seu último disco, a tal novidade country-pop, é possível achar músicas que são verdadeiras cópias de artistas como Elton John e Dolly Parton, sem contar as inúmeras referências a David Bowie e Andy Warhol ao longo de sua carreira (que os fãs de Gaga, os auto-proclamados Little Monsters, sequer devem saber quem são).

Então tá. Mas por que Gaga não pode ter “reinventado” o country pop?

Pra ficar só no básico, antes mesmo de Taylor Swift sair das fraldas, de Lady Antebellum estourar com Need You Now e depois sumir e antes de Miley Cyrus largar as drogas e partir pras franjas, nomes como Shania Twain, Faith Hill, Carrie Underwood, Dixie Chicks, Martina McBride ou Billy Ray Cyrus (pai da Miley, inclusive), já faziam pop-country.

Ah mas a Gaga fez diferente, misturou estilos. Beleza, alguém conhece isso aqui?

Pois é, em 2000 Madonna lançou um álbum com músicas country-pop que misturavam estilos. Veja só! Mas os millennials (102% dos fãs de Gaga) não conhecem nada anterior a 2000, é tudo “coisa de velho”.

Quer ficar mais perto? Em 2016 Cyndi Lauper (vai, pode perguntar pra sua mãe quem é) lançou Detour seu DÉCIMO SEGUNDO álbum de estúdio todo com músicas adivinha em que estilo?

No post em que fui xingado, eu falava justamente que Gaga era a cópia de Madonna mais bem sucedida da indústria pop nos últimos anos.

Que Gaga não faz nada original, todo mundo sabe. Ela “referencia” (por falta de termo mais educado) inúmeros artistas desde que surgiu.

Então é, pra dizer o mínimo, ABSURDO soltar que Kylie está copiando Gaga por lançar um disco country. Kylie entrou na onda do momento? Claro! Era pop-country ou despacito (e ela parece ter tomado a decisão mais acertada). Então, não passe vergonha por falta de conhecimento 😉

Se o disco da Kylie é bom ou não é outra questão. Parece uma hora da mesma música? Parece, e por sorte é a ótima Dancing que abre o disco. Mas pelo menos todas parecem uma música sua e não um greatest hits de outros artistas em covers de casamento no violão… então já está no lucro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s