Em 4 de maio de 1958 nascia Keith Haring, na cidade de Reading, no interior dos Estados Unidos. O mundo ainda não sabia, mas ali, naquele dia, nascia alguém que marcaria para sempre a história da arte.
Formado em design gráfico, Haring começou a fazer sucesso no final dos anos 70 ao desenhar pequenos “bonecos” a giz nas estações de metrô americanas. Logo seus desenhos chamaram a atenção e ele ganhou exposições em museus, vendeu suas pinturas e entrou pra História.
A vida conturbada de Haring incluía amizades com prostitutas, drogas e muito sexo. Homossexual assumido, o artista afirmou em 1988, ao inaugurar uma loja em Tóquio:
Em minha vida fiz muitas coisas, ganhei muito dinheiro e me diverti muito. Mas também vivi em Nova Iorque nos anos do ápice da promiscuidade sexual. Se eu não pegar AIDS, ninguém mais pegará.
Meses depois, em uma entrevista à revista Rolling Stone, Haring afirmou ser portador do vírus HIV. Logo e seguida, inaugura a Haring Foundation, em prol das crianças com o vírus. Em 1989 realiza sua última obra pública na cidade de Pisa na Itália: o mural Tuttomondo, dedicado à paz mundial.
Haring faleceu em fevereiro de 1990 aos 31 anos em decorrência do vírus da AIDS, mas suas obras entraram para o hall dos grandes artistas, influenciando nomes proeminentes da atualidade como Banksy (que possui um viés muito mair político) ou Os Gêmeos.
Em outros aspectos da arte, Haring também marcou: nos anos 80 pintou o corpo da cantora Grace Jones (sua amiga pessoal) para um videoclipe e na turnê do show Sticky and Sweet, Madonna colocou os bonequinhos de Haring dançando durante uma música:
Haring até hoje representa humor e criatividade na arte, carregando fortes influências da arte pop dos anos 60 capitaneada por Andy Warhol e Roy Liechtenstein.
Confira abaixo algumas fotos de Haring e 10 papeis de parede para seu celular:
Deixe um comentário