O Oscar vai mudar! Será que teremos Vingadores e Mamma Mia concorrendo a filme do ano?

É minha gente, sinal dos tempos, mas até o Oscar está mudando…

Na noite desta terça-feira (cinco meses após a transmissão com menos audiência da história do Oscar), os membros da Academia divulgaram a aprovação de diversas mudanças na maior premiação do cinema, em busca de uma maior audiência, que podem valer já para a premiação do ano que vem, no dia 24 de fevereiro.

Duas delas são bastante importantes e já estão prontas para causar polêmica:

Para aqueles que sempre acharam a festa muito longa e entediante (com suas 24 categorias de prêmios, das quais o público em geral se interessa por somente algumas) os chamados “governadores” da Academia informaram que se comprometeram em promover um show divertido em, no máximo, três horas. O que pretendem mostrando ao vivo somente as principais categorias e mantendo as categorias técnicas durante os intervalos em takes gravados (o que provavelmente ficará de fora da transmissão brasileira). Pausa para os protestos de maquiadores, fotógrafos, designers de produção, editores e figurinistas.

Este formato já é adotado durante a transmissão televisiva do Tony Awards, por exemplo, com sucesso.

Outra grande mudança divulgada em carta pela Academia e que diz respeito diretamente ao aumento da audiência (e que este que vos escreve previu no bate-papo do Oscar diversas vezes), será a inclusão da categoria de “Melhor filme popular”.

Sim, amiguinhos, teremos um prêmio para os filmes “de público” e não somente para aqueles “de crítica”.

As regras desta categoria ainda serão divulgadas, como por exemplo, se o filme em questão será votado pelo público (como no People’s Choice Awards, por exemplo). Trata-se de uma medida ousada que pode sim trazer maior audiência para  a festa (e uma previsão que eu mesmo fiz diversas vezes: por que não uma categoria “do público” no Oscar?).

Muita gente argumenta que o Oscar só premia filmes difíceis, ou mesmo chatos. Esta seria uma saída para que os filmes que agradam o público, os blockbusters, pudessem ter sua estatueta. Pra se ter uma ideia, o último ganhador do Oscar a ser sucesso de bilheteria foi O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, e isso foi 15 anos atrás.

O prêmio do melhor blockbuster do ano, que deverá se chamar “O Oscar Pipoca” deve ser implementado já na próxima premiação. Se isso realmente acontecer, poderemos ver longas como Vingadores: Guerra Infinita, Mamma Mia! Lá Vamos Nós de Novo ou Pantera Negra concorrendo à sua estatueta. E, claro, às suas estrelas desfilando no tapete vermelho.

Ainda não se sabe como a coisa vai funcionar, mas é provável que o filme possa ser indicado tanto na categoria de “Melhor Filme Pipoca” quanto na de “Melhor Filme”, para que uma categoria não elimine a outra e blockbusters ainda tenham a chance de ganhar o prêmio de melhor filme do ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s