“Hey Jude” dos Beatles completa 50 anos

“Hey Jude”, a balada composta por Paul McCartney que foi cantarolada milhões de vezes e é considerada um símbolo da “beatlemania”, completa neste domingo (26) meio século como uma das melhores músicas de todos os tempos.

Lançada no dia 26 de agosto de 1968 nos Estados Unidos e quatro dias depois no Reino Unido, a história desta canção de McCartney está intimamente ligada à vida pessoal de seu parceiro John Lennon.

Como o próprio McCartney confessou, a canção, cujo título original era “Hey Jules”, foi composta para confortar Julian, filho de Lennon, após o divórcio dos seus pais.

Quando McCartney mostrou a música para John Lennon, ele pensou, em parte, que era dedicado a ele e Yoko Ono, com quem estava começando um relacionamento.

D542E6EF-BCD1-4E73-B6C3-60C8C3402CF6

“É a melhor canção de Paul. Começou como um tema sobre meu filho Julian. Depois se transformou em ‘Hey Jude’. Sempre pensei que era sobre mim e Yoko”, declarou Lennon, em seu livro “All We Are Saying”.

Em 1996, o filho de John Lennon pagou cerca de 25 mil libras pelas notas de gravação de “Hey Jude” em um leilão e outras 35 mil libras por objetos que pertenciam ao seu pai.

Com sete minutos e 11 segundos de duração, “Hey Jude” foi primeiro single da gravadora dos Beatles, a Apple Records. Sua longa duração não impediu que a balada entrasse no Top 10 das paradas de sucesso britânicas e americanas.

Além disso, “Hey Jude” é a canção dos Beatles que mais tempo permaneceu como número um nos Estados Unidos; um total de nove semanas.

“Hey Jude” vendeu aproximadamente oito milhões de cópias, tornando-se um hino no Reino Unido.

E, claro, no Brasil ganhou uma versão em português cantada por Kiko Zambianchi que todo mundo lembra.

VIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s