O Oscar 2019 já tem três (fortes) concorrentes

O fim do ano vai chegando e os filmes “para o Oscar” vão estreando. Este ano, mal começamos setembro e o maior prêmio do cinema já tem três concorrentes de peso.

Roma

Produzido pela Netflix o novo drama do diretor Alfonso Cuarón foi ovacionado no Festival de Veneza na última semana. Filmado em preto e branco e sem nomes conhecidos no elenco, o longa desponta como forte concorrente na maior categoria da premiação. Se não, pelo menos larga como favorito na categoria de filme estrangeiro.

Como vem fazendo há algum tempo, a Netflix estreia seus filmes em um pequeno circuito de cinemas nos EUA, para que eles possam ser elegíveis para o Oscar. No ano passado, Mudbound conseguiu 4 indicações.

Nunca é demais lembrar que a Academia adora uma “inovação nostálgica”. O Artista vinha em preto e branco, mudo, francês e sem estrelas do cinema, e saiu da festa com a estatueta de melhor filme de 2011 (além de outras quatro). E também importante lembra que o último longa de Cuarón, Gravidade, levou nada menos que SETE estatuetas, embora tenha perdido a de melhor filme para 12 Anos de Escravidão mas levando a de melhor diretor.

O Primeiro Homem

Drama histórico, baseado em fatos reais, político e patriota. Só isso já bastaria para O Primeiro Homem ser considerado. Mas ele vai além.

Elogiadíssimo pela crítica americana, a cinebiografia de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua vem comandada por ninguém menos que Damien Chazelle. Não lembrou quem é?

Chazelle é o diretor de Whiplash e La La Land. O primeiro, seu primeiro trabalho em direção de um longa, teve 5 indicações ao Oscar (incluindo melhor direção e melhor filme) e venceu três. O segundo, melhor filme de 2016, teve 14 indicações ao Oscar (incluindo melhor filme) e saiu da festa com 6 estatuetas, inclusive de melhor diretor.

Não bastasse esse histórico, O Primeiro Homem traz Ryan Gosling (duas indicações ao Oscar, a última por La La Land) e JK Simmons (vencedor do Oscar por Whiplash). Percebeu que os dois foram indicados pelos filmes de Damien Chazelle?

Nasce uma Estrela

Aplaudido de pé por OITO MINUTOS no Festival de Veneza, Nasce uma Estrela já surgiu destinado aos prêmios.

Remake de um nos maiores clássicos do cinema americano, que na sua última versão trazia ninguém menos que Barbara Streisand como protagonista, o longa marca duas estreias: é o primeiro filme dirigido por Bradley Cooper (4 indicações ao Oscar de ator) e o primeiro longa estrelado por Lady Gaga.

Mesmo não sendo exatamente uma história lá muito original (astro em decadência conhece estrela em ascensão), o filme de Cooper vem arrancando elogios da crítica e a atuação de Gaga também. Já no primeiro trailer divulgado o cheiro de Oscar pairava no ar.

Ainda podemos citar outros prováveis indicados, mas que ainda não estrearam. Então estes ainda precisam do aval da crítica… E claro que ano que vem teremos a categoria de “melhor filme popular” e aí, podemos incluir os filmes de super-heróis.

Mas, em se tratando da categoria de “melhor filme”, além destes acima (praticamente certos), já podemos listar:

  • Infiltrado na Klan
  • Boy Erased
  • Bohemian Rhapsody
  • Beautiful Boy
  • A Vida em Si
  • If Beale Street Could Talk (novo longa do diretor de Moonlight)
  • The Frontrunner
  • O Favorito

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s