Entenda a cronologia e saiba mais sobre o Universo de Invocação do Mal no cinema

A vibe do momento nos cinemas é o tal do “universo compartilhado”. Claro que quem nos ensinou sobre isso foram os filmes da Marvel, mas eles não são os únicos.

Um dos universos mais conhecidos e lucrativos atualmente é o de Invocação do Mal. Com a estreia de A Freira já são cinco filmes desde 2013.

Porém, existem algumas diferenças com relação ao Universo Marvel: aqui os filmes funcionam independentes uns dos outros. Na Marvel é comum a necessidade de se ver um filme para entender o posterior (quem não viu Thor Ragnarok ou Pantera Negra entendeu muito pouco o que estava acontecendo em Vingadores: Guerra Infinita). Outra diferença, é que os filmes não fazem parte de um grande plano que culminará em um mega evento (como o combate contra Thanos). No universo de Invocação, eles vão sendo lançados conforme o sucesso dos filmes anteriores e a necessidade do público. A Freira ou Annabelle não levaram anos sendo planejados: foram escritos e lançados em um prazo curtíssimo após seus antecessores.

Outro fator que coloca Invocação do Mal como um dos universos mais relevantes do cinema atual é sua capacidade de fazer dinheiro. Somente o primeiro filme, teve uma renda de $320 milhões de dólares no mundo todo, com um orçamento de $20 milhões. A Freira, em seu final de semana de estreia, rendeu $45 milhões somente na América do Norte, e custou $22 milhões para ser feito.

Ao contrário de outras franquias de sucesso no terror, como A Hora do Pesadelo, Brinquedo Assassino, Pânico ou Atividade Paranormal, os filmes de Invocação compartilham o universo sem, necessariamente compartilharem personagens. Todos os filmes citados acima possuem um personagem em comum entre eles (Freddy Kruegger, Chucki, Ghostface e Sidney…). Em Invocação, embora o casal Warren seja o fio condutor das histórias, eles não aparecem em todos os filmes.

Mas, que tal conhecermos a cronologia dos filmes antes de assistir A Freira? Por razões óbvias, comentaremos pouco sobre o filme mais recente para não dar spoiler pra ninguém.

A Freira (Romania, 1952)

O filme explica os eventos que deram origem à freira que aterroriza a personagem de Vera Farmiga em Invocação do Mal 2.

Annabelle: A Criação (Califórnia, 1955)

O filme conta, como o título indica, a criação da boneca amaldiçoada Annabelle. Após a morte de sua filha em 1943, um fabricante de bonecas e sua mulher tentam recuperar a filha colocando seu espírito na boneca, mas as coisas dão errado e um demônio passa a habitar Annabelle.

Quando uma das garotas que passa a morar na casa após a guerra encontra a boneca e acaba possuída pelo demônio. Ela foge da casa, deixando a boneca para trás, e passa a se apresentar como Annabelle. A garota então é adotada por uma família, cresce, foge de casa, entra em um culto satânico e volta para assassinar os pais.

Annabelle (Santa Monica, 1967)

Antes de serem assassinados, o casal Higgins era vizinho dos Form. Mia Form estava grávida e seu marido John a presenteia com uma linda boneca….

Após matar os pais, Annabelle (a garota de carne e osso) e seu namorado invadem a casa dos Form. O rapaz é morto pela polícia e ela corta a própria garganta. O demônio está então de volta na boneca e vê em Mia uma nova possibilidade de possessão na forma do fantasma da menina Annabelle (a que era pra estar na boneca no começo de tudo). Depois de muito susto a ajuda chefa na forma de Evelyn e do padre Perez, que se oferece para levara boneca a um casal de especialistas chamados… Ed e Lorraine Warren.

Antes que ele consiga, porém, o demônio o ataca e possui o padre, usando isso para raptar a filha recém nascida dos Form, Leah. Mia então oferece sua própria alma em troca do bebê. John a impede e Evelyn toma a boneca e pula da janela, acabando com a possessão da boneca. Ou não…

Nas cenas finais, uma mulher compra a boneca em uma loja de brinquedos como um presente para sua filha Debbie. Como a gente descobre, Debbie é uma estudante de enfermagem que comenta com as amigas sobre sua estranha boneca no início de…

Invocação do Mal (Rhode Island, 1971)

O casal demonologista Ed e Lorraine Warren é chamado para ajudar a família Perron. Investigações acabam por apontar que a casa era o lar de uma bruxa que adorava um demônio chamada Bathsheba. Em 1863 Bathsheba teve um filho com um rico fazendeiro, que a flagrou tentando sacrificar a criança uma semana após o nascimento. Bathsheba então subiu em uma árvore, declarou seu amor pelo diabo e se enforcou.

De volta em 1971, Bathsheba fica satisfeita quando vê uma família de sete pessoas se mudar para suas terras. A bruxa possui Carolyn, forçando os Warren a fazer um exorcismo, que acaba bem sucedido.

Dois detalhes:

– Os Warren mencionam que possuem um novo caso. Este caso acaba sendo os acontecimentos com a família Lutz, que conhecemos dos filmes Terror em Amytiville (um deles estrelado por Ryan Reynolds).

– Quando Carolyn conhece os Warren, eles estão fazendo uma palestra sobre possessão na Universidade de Massachusets. O assunto? Maurice Theriault, de A Freira, que continua possuído por Valak. No exorcismo de Maurice, Lorraine encontra Valak pela primeira vez.

Invocação do Mal 2 (Inglaterra, 1977)

Enquanto se recupera dos acontecimentos de Amityville, Lorraine tem visões de uma freira demoníaca e de seu marido sendo morto violentamente. Enquanto isso, Lorraine continua exigindo saber o nome do demônio.

Na Inglaterra, uma família pobre está sendo assombrada pelo espírito de um antigo morador da casa. O espírito, que parece mirar a filha mais velha Janet, também toma forma do “Homem Torto”. Por causa de suas visões, Lorraine hesita em aceitar o caso, mas Ed a convence. Após descobrirem que se trata de um truque, o casal se prepara para partir, mas Lorraine descobre que o fantasma do ex-proprietário não é a verdadeira ameaça, mas sim Valak, usando o fantasma para chegar a Janet e possuir sua alma.

De posse do nome do demônio, Lorraine consegue manda-lo de volta para o inferno.

O que vem depois?

Um terceiro filme de Annabelle já tem data de estreia marcada para o ano que vem, com a boneca tendo como alvo a filha de Ed e Lorraine. “Annabelle consegue reativar os artefatos possuídos do estoque dos Warren, então é basicamente ‘Uma Noite no Museu’ com Annabelle”, disse James Wan.

Também é possível que em breve tenhamos o filme do Homem Torto e até mesmo A Freira 2 e Invocação do Mal 3.

Na vida real, Ed e Lorraine Warren tiveram casos suficientes para décadas de adaptações cinematográficas. Resta saber até onde o universo Invocação e o público estarão dispostos a chegar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s