30 curiosidades para celebrar os 30 anos de carreira de Sandy & Junior

A dupla mais querida do Brasil está completando 30 anos de carreira e já falamos muito aqui sobre a turnê e a exposição que comemora a jornada de Sandy e Junior.

Então resolvemos postar aqui 30 curiosidades sobre a dupla:

1.Sandy tinha seis anos e Junior tinha cinco quando eles fizeram a primeira aparição no programa Som Brasil, da TV Globo. Sandy e Junior cantaram o hit Maria Chiquinha em 1989.
2.No ano seguinte, a dupla começou a gravação do primeiro disco, Aniversário do Tatu. O álbum foi produzido pelo pai dos irmãos, Xororó, e vendeu 300 mil cópias.
3.O álbum segue o estilo sertanejo de Chitãozinho & Xororó e foi lançado em 1991 no Domingão do Faustão.
4.Apesar de muita gente conhecer Maria Chiquinha por Sandy & Junior, a música na verdade foi gravada pela primeira vez por Sônia Mamede e Evaldo Gouveia em 1961.
5.O primeiro show de Sandy & Junior também já foi um sucesso: a dupla se apresentou em Votuporanga, interior de São Paulo, para um público de 60 mil pessoas.
6.A paixão pela música chegou cedo para os filhos de Xororó. Enquanto Sandy já demonstrava que gostava de cantar aos dois anos de idade, o irmão Junior começou a tocar bateria quando chegou aos três anos.
7.Os irmãos fizeram todas as fotos e gravaram o clipe de Sábado À Noite, em 1992, em Nashville. A cidade é referência para a música country norte-americana.
8.Sandy e Junior (desta vez, separados) participaram da turnê de Michael Jackson durante a passagem do rei do pop pelo Brasil. Em 1993, na Dangerous Tour, a dupla traduziu uma música para a linguagem brasileira de sinais. Em 2011, Sandy rodou o país com uma turnê em homenagem ao norte-americano, que havia morrido em 2010.
9.Sexto álbum da dupla, Dig Dig Joy teve vendagem acima da casa das 700 mil cópias. A dupla vendeu 200 mil cópias antecipadamente e, com isso, garantiu discos de ouro e platina. O disco marca a transição da música infantil para a música pop, mas ainda tem elementos do country e do dance.
10.Apesar de muita gente lembrar do seriado Sandy e Junior, que marcou as telas da TV Globo entre 1999 e 2002, pouca gente lembra que a Rede Manchete já contou com a dupla. O Sandy e Junior Show tinha brincadeiras, convidados e músicas e foi exibido durante um curto período de tempo em 1997.
11.A série que marcou a carreira da dupla contava com videoclipes temáticos no final de cada episódio. Além dos protagonistas, com história baseada na vida dos cantores, a série tinha ainda atores como Fernanda Paes Leme, Wagner Santisteban, Camila dos Anjos, Bruna Thedy, Marcos Mion e Paulo Vilhena.
12.Os primeiros rumores de separação de Sandy e Junior surgiram quando a cantora, aos 14 anos, gravou um dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli. A versão de Vivo per Lei (Vivo por Ela) constou no disco Romanza, em sua versão em espanhol. Sandy cantou a sua participação em português e foi escolhida após a PolyGram enviar diversas opções ao italiano—- entre elas, Zizi Possi.
13.O álbum As Quatro Estações, sem dúvida, é o mais famoso da dupla. No entanto, muita gente confunde a versão de estúdio — que tinha uma capa com foto da dupla — com a versão ao vivo, que vinha com as capas de cada estação para serem trocadas.
14.As Quatro Estações, ao lado de Quatro Estações: O Show, é o álbum pop mais vendido do Brasil, com mais de 2,5 milhões de cópias vendidas. O álbum recebeu disco de diamante duplo e foi o que alavancou a carreira de Sandy e Junior, que buscariam em seguida uma carreira internacional.
15.Uma das noites mais marcantes para a dupla, sem dúvida, foi a participação no Rock in Rio em 2001. Os dois se apresentaram na noite dedicada à música pop, que contou também com shows de Britney Spears e N’sync.
16.No mesmo ano, Sandy estrelou a novela Estrela Guia, da Rede Globo. A obra substituiu O Cravo e a Rosa como novela das seis e contava a história de como Cristal (Sandy), aos 17 anos e após a morte dos pais, vai morar com o padrinho Tony (Guilherme Fontes) — os dois acabam se apaixonando. Além disso, Junior também participa da novela, como Zeca, malabarista que passa a ser explorado por um dono de produtora após mostrar talento para a música.
17.Além de Andrea Bocelli, Sandy também fez um dueto com Enrique Iglesias. You’re My #1 fez parte do CD Enrique, lançado em 1999. Depois, a canção fez parte do repertório da dupla, com a parte do filho de Julio Iglesias cantada por Junior. Eles ainda cantaram a música Inesquecível com a italiana Laura Pausini.
18.Já conhecida no exterior, a dupla apostou de vez na carreira fora do Brasil. O álbum internacional foi lançado em países como Estados Unidos, França, Inglaterra, Espanha, Portugal e México. O álbum foi gravado em Los Angeles.
19.A dupla, na época com 19 e 18 anos, fez turnês de divulgação pela Europa e América Latina. Com canções em português, inglês, francês e espanhol, o disco chegou a receber certificado de platina no Brasil e ouro em Portugal.
20.O terceiro álbum ao vivo de Sandy e Junior foi lançado no fim de 2002, e contou ainda com uma versão dupla, vendida junto com o CD Internacional Extras. O público do show foi de 70 mil fãs.
21.Sandy e Junior ficaram marcados na história do Maracanã por serem os primeiros brasileiros a comandarem um show solo no estádio. A produção conta, ainda, com duas gravações solo de Sandy: Como É Grande O Meu Amor Por Você, de Roberto Carlos, e Uninvited, de Alanis Morrissette.
22.O filme Acquaria, estrelado pela dupla, foi a produção mais cara do cinema nacional até aquela época. O longa atingiu a marca de 1 milhão de espectadores enquanto ficou em cartaz.
23.Acquaria conta a história de um futuro distópico, em que a Terra é devastada pela falta de água. As filmagens duraram oito semanas e, além dos estúdios, houve locações no deserto do Atacama, no Chile.
24.O disco Identidade, lançado em 2003, conta com a música Encanto, tema do longa estrelado por Sandy e Junior. Além disso, apresenta hits mais maduros, como Desperdiçou, Nada Vai Me Sufocar e Você Pra Sempre. Eles voltaram a brincar com as capas do CD — o fã poderia escolher a favorita, cada uma com a foto de um dos irmãos.
25.O álbum Sandy & Junior, lançado em 2006, teve parte das gravações em Miami e, de acordo com Junior, é o primeiro trabalho realmente autoral da dupla. A co-produção é de Junior, e Sandy assina a composição de sete faixas. Esta foi a única indicação da dupla ao Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa. O prêmio foi para Timeless, de Sérgio Mendes.
26.O Acústico MTV de Sandy e Junior, de 2007, foi o último trabalho da dupla. Ele conta com participações de Lulu Santos, Ivete Sangalo e Marcelo Camelo, e a produção musical foi assinada por Junior ao lado de Paul Ralphes. O repertório tem sucessos dos 17 anos em novas roupagens, mais adultas, e a primeira tiragem foi esgotada uma semana antes do lançamento.
27.Apesar do bom momento na carreira, Sandy e Junior decidiram que queriam seguir caminhos separados. Enquanto a cantora buscava o rumo solo, ele quis se aventurar em outros estilos e instrumentos. Anos depois, eles acreditam que a separação fez bem para o desenvolvimento deles como artistas e para a relação como irmãos.
28.Em uma participação no quadro Linha do Tempo, do programa Altas Horas em 2018, eles falaram sobre a separação. “Quando a gente se separou fomos para lados opostos na música, por exemplo. Esse aliás foi um dos motivos da separação, porque a gente queria fazer coisas diferentes”, disse Sandy. “Desde esse dia que a gente decidiu [acabar a dupla] a gente demorou um mês pra comunicar às pessoas, pra ter certeza que era isso mesmo”, revelou Junior.
29.Um ano depois da separação, Sandy se casou com o músico Lucas Lima — os dois se conheciam desde 1998 e namoravam, entre idas e vindas, desde 1999. Os dois têm um filho, Théo, nascido em 2014. Já Junior é casado com a modelo Mônica Benini desde 2014 e, em 2017, nasceu Otto, o filho do casal.
30.Depois de 12 anos separados, Sandy e Junior resolveram voltar aos palcos para relembrar os sucessos dos 30 anos desde que apareceram pela primeira vez na TV. A turnê Nossa História começa nesta sexta-feira (12), em Recife, e vai até 13 de outubro, quando será encerrada em São Paulo.

VIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s