Estamos em meio a uma pandemia, com diversos setores sendo impactados pela crise. No entanto, indo na contramão, algumas PMEs estão tendo a oportunidade de crescer e registraram aumento de demanda justamente por serem soluções online, que têm ajudado a salvar outros negócios.
É o caso, por exemplo, da plataforma mineira Bagy, especialista em loja online no Instagram. A empresa registrou crescimento de 766% apenas no mês de março sobre a média mensal de 2019. Foram 1.299 novos clientes cadastrados, que antes atendiam apenas no varejo físico e viram no e-commerce uma maneira estratégica de não perder vendas, já que as pessoas, em isolamento social, estão confinadas em casa. Já em abril a plataforma recebeu 2.055 novas lojas. A expectativa é fechar maio com 5 mil entrantes.
A catarinense Gofind, localizador de produtos que utiliza inteligência artificial para resolver uma das principais dores das marcas e dos consumidores – encontrar produtos disponíveis nas proximidades, chegou a 1 milhão de usuários e 700 mil lojas no final do primeiro trimestre deste ano. Só no mês de março, a startup catarinense registrou meio milhão de novos acessos e mais de 25 mil novas lojas na plataforma. Este é um reflexo direto da chegada do novo coronavírus (COVID-19) e a sua pandemia, fazendo com que as pessoas se adaptem e utilizem mais os meios digitais para encontrar produtos e fazer compras em suas respectivas regiões, culminando no crescimento da plataforma.
A Inbenta, empresa especializada em chatbot, reuniu alguns dados da base no mundo para mostrar os impactos da COVID-19 no atendimento ao cliente. No balanço realizado, avaliaram que a demanda por informações aumentou em pelo menos 150%, chegando a 300%. A situação de escassez de recursos humanos, aliada à necessidade urgente de informações, levou os chatbots ou assistentes virtuais a se tornarem um canal de comunicação muito importante, realizando o primeiro atendimento ao consumidor.
A leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas, registrou um crescimento no volume de envios de e-mail marketing de mais de 20% no mês de março. Essa constatação reforça a importância de não parar de falar com a sua base, seguir alimentando os seus consumidores, sendo relevante e aproveitando da sua reputação para que, em algum momento, ele compre de você. O custo por compra de um cliente fidelizado é mais barato e neste momento é uma estratégia importante para um fluxo de caixa positivo.
A área de TI continua contratando. É o que aponta a Vulpi, plataforma com o foco na contratação e recrutamento de TI, que continua com vagas abertas e recebendo demanda, principalmente por parte de companhias estrangeiras, já que com o dólar em alta, o custo do desenvolvedor brasileiro fica mais acessível e atraente. Empresas como GovPredict, Concepta Group (software da Disney), FunHero, OneBrief, Denakop e Benu (austríaca) têm buscado no Brasil profissionais para trabalhar remotamente.
Deixe um comentário