Neste Dia Mundial do Hambúrguer, saiba quais são os pratos mais famosos do mundo

Criado em Hamburgo e modificado pelos norte-americanos, a carne virou febre no Brasil e se tornou a nova paixão nacional.

Uma das carnes mais saborosas está sendo celebrada nesta quinta-feira (28), quando se comemora o Dia Mundial do Hambúrguer. Popularizado em todo o planeta após a Primeira Guerra Mundial, período em que o prato começou a aparecer frequentemente em revistas e quadrinhos norte-americanos, a carne vem ganhando destaque também nos pratos brasileiros. Segundo dados do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), o consumo de hambúrguer no Brasil cresceu 575% entre 1994 e 2014.

Com a moda das hamburguerias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) registrou em 2017 um crescimento de 30% deste setor, que movimentou R$ 650 milhões entre as milhares de franquias destinadas ao alimento. Com as opções gourmets, que inovaram e conseguiram conquistar uma base fiel de consumidores veganos, o hambúrguer tem atraído entusiastas que almejam criar suas próprias versões deste famoso prato. 

LEIA MAIS: fotos de hambúrgueres inusitados. Você comeria?

Em São Paulo, por exemplo, o crescimento deste setor motivou a abertura do primeiro empório do Brasil especializado exclusivamente em vender ingredientes e utensílios para o preparo da carne. Ele foi inaugurado em 2018 e pode ser encontrado no bairro do Itaim Bibi. Para comemorar a data, o OiMenustartup de cardápios digitais, levantou os sete pratos com hambúrguer mais famosos em todo o mundo. Confira:

  • Americano

Feito com um disco de carne mais alto, de mais ou menos 160g. Tradicionalmente, utiliza-se ketchup, alface, picles, tomate e cebola.

  • Cheeseburger

Popular no estado americano de Michigan, é composto por pão, carne e queijo, mas tem também a variante com bacon. Deu origem à versão brasileira “X-Burguer”.

  • Smashburger

São feitos com dois ou três discos de carne finos e esmagados na chapa, que ficam mais crocantes e bem passados.

  • Slider Burger

Mais conhecido como mini-hamburguer, consiste em uma porção com 4 ou 5 pequenos hambúrgueres tradicionais.

  • Juicy Lucy

Nome dado aos hambúrgueres recheados com queijo que, quando mordidos, derretem entre o pão e os dedos.

  • Australiano

Comum no seu país de origem, leva beterraba, abacaxi e ovo.

  • Vegano

A variação é feita de hambúrguer vegetal, como soja ou ervilha, para substituir a carne animal, além de não ter nenhum outro ingrediente de origem animal.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: