Artes marciais: quando o cinema se mistura com a cultura popular

O cinema de artes marciais têm histórias e personagens memoráveis ​​que deixaram sua marca na cultura popular, contando com a participação de diversos atores que se tornaram referência internacional. Desde a sua origem no Extremo Oriente, este gênero cinematográfico difundiu-se de forma consistente pelo mundo, adaptando-se a diversas culturas e áreas do entretenimento.

A evolução do cinema de artes marciais

A chegada ao continente americano de filmes voltados para as artes marciais e a cultura asiática aconteceu na década de 1930, quando a produção de filmes coloridos começou a se popularizar ao redor do mundo. Graças a essas histórias, foi possível conhecer o misticismo e o caráter espetacular das disciplinas vividas no continente asiático, começando a deixar uma semente de interesse geral entre o público do novo continente.

No entanto, foi até a década de 1960 que esse gênero ganhou grande popularidade na indústria americana do cinema de Hollywood, graças aos filmes estrelados pelo lendário Bruce Lee. Por meio desses filmes, o público do continente americano começou a desenvolver uma maior conexão com o ambiente das artes marciais e da cultura asiática, chegando mesmo a homenagear vários aspectos deles em suas produções precedentes.

Com o passar do tempo, atores como Jackie Chan, Jet Li ou Jean-Claude Van Damme e diretores como Quentin Tarantino com os filmes Kill Bill I e ​​II, ou Ang Lee com sua saga de filmes O Tigre e o Dragão, ajudaram a ampliar o panorama das artes marciais mesmo fora do cinema, ajudando a trazê-las ao plano da cultura popular global.

Artes marciais fora do cinema

O contexto visual e fantástico que as artes marciais são capazes de oferecer dentro das telas tem despertado a imaginação de milhões de pessoas ao redor do mundo, levando personagens e histórias desse gênero cinematográfico para além do cinema e da televisão. Um exemplo disso são as convenções focadas ao entretenimento como a Comic-Con nos Estados Unidos ou a CCXP no Brasil, onde é comum encontrar visitantes fazendo cosplay. Ou seja, usando roupas relacionadas a elementos da cultura popular, onde frequentemente aparecem referências claras ao cinema e aos personagens das histórias de artes marciais.

Por outro lado, também é possível apreciar o grande impacto dos protagonistas das artes marciais no cinema com o já citado Bruce Lee, cuja imagem ainda hoje está presente nas populares slot machines grátis da indústria do iGaming. No jogo, os símbolos presentes incluem o próprio Bruce Lee, Adagas, Punhais e Estrelas, o Dragão, a Arca do Tesouro, Matracas, Moedas Chinesas e o Vaso. Outro exemplo no plano digital é o de Jean-Claude Van Damme, ator que traz dar uma nova imagem ao cinema de artes marciais dos anos 80 e 90, ajudou a unir o mundo dos videogames ao do cinema com sua participação no filme baseado nos games Street Fighter.

Continuando com a interação das artes marciais e diversos ramos do entretenimento nas últimas décadas, encontramos também a franquia de videogames Mortal Kombat, que se tornou uma das principais referências na fantasia que as artes marciais são capazes de criar no imaginário popular. Depois de ter passado por várias adaptações no cinema, e se tornando uma das referências mais claras do cosplay nas convenções de entretenimento de todo o mundo, esta marca conquistou um lugar privilegiado na cultura popular atual.

Desde que o cinema introduziu as artes marciais do Extremo Oriente ao público em todo o mundo, as vestimentas, os movimentos, as histórias e as imagens relacionadas com elas conquistaram um lugar especial no foco da cultura popular. As artes marciais continuam a ganhar espaço em vários contextos para além do cinema, pelo facto de ajudarem a despertar o imaginário coletivo e transportar seus espectadores para cenários cheios de aventura e espetáculo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: