Banda curitibana Criaturas volta com disco novo e nova formação

Formada no início de dos anos 2000, a banda curitibana Criaturas esteve fora dos palcos por alguns anos, mas volta agora com disco novo.

Depois de participar de festivais e lançar EP e gravar show ao vivo, o casal de integrantes Xanda Lemos e Bruno Zagonel partiu para outros projetos e, em 2009, fixou residência nos EUA, abandonando de vez o projeto da banda.

Porém, antes de se mudar de vez, o casal e mais um integrante original (Caetano) deixaria pronto aquele que seria o primeiro disco oficial da banda: O Sexto Dedo.

Com treze faixas , O Sexto Dedo trouxe mais novidades sonoras. Desta vez, o então trio ganhou um ar mais encorpado e refinado em direção à música pop, porém sem se esquecer de suas raízes sixties e guitarreiras. Assim manteve-se o Criaturas desde então, como um power trio hoje baseado em Atlanta, agora com um filho e fazendo esparsas apresentações ao vivo durante breves vindas ao Brasil para visitas às famílias Lemos e Zagonel. De vez em quando pipocava, apenas, uma notícia de uma composição nova aqui e ali.

Mas quis o destino que semanas antes da pandemia do novo coronavírus paralisar o mundo, Xanda, Bruno e Caetano entraram em um estúdio curitibano, agora oficialmente acrescidos de outros dois músicos na formação: Yan e Yuri Lemos.

Eis que este novo trabalho – batizado Vestígios – apresenta uma enorme coesão, apesar da distinção sonora. O Criaturas pode ir do soft rock a uma valsa que se transforma em psicodelia no decorrer de suas cinco faixas, passando por uma inusitada releitura de uma canção tradicional do folk nigeriano, com versos em iorubá. Entretanto, apresenta letras com temáticas reflexivas e existencialistas mais aquela boa química instrumental.

Ouça nas plataformas digitais:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: