5 motivos para você assistir ‘Carlinhos & Carlão’

Você pode estar neste momento torcendo o nariz e se perguntando: Por que cargas d’água eu vou querer ver um filme com este nome? Ok, confesso que minha primeira reação ao saber da existência deste filme também foi essa.

Depois, quando eu disser que é uma comédia brasileira de um dos atores do grupo Porta dos Fundos, você pode torcer mais ainda o nariz, achando que se trata de algo como um quadro daquele humorístico da tv, com o mesmo nível de (falta de) inteligência.

Ok, você poderia até ter razão. Afinal, é a conclusão que a gente poderia chegar. Mas Carlinhos & Carlão não poderia ser mais diferente do que você imagina.

A história do homofóbico que “vira gay” quando escurece pode parecer tola e superficial, mas enfia o dedo numa ferida que nunca cicatriza.

Por isso mesmo, resolvi listar aqui 5 motivos para você deixar seu preconceito de lado e assistir à produção disponível no Amazon Prime.

LEIA MAIS: filmes com temática LGBT que todo mundo deveria ver

1. É uma comédia sim, mas inteligente

Esqueça os filmes de humor imbecil produzidos no Brasil nos últimos tempos. A comédia aqui, apesar de algumas vezes ser física, é mais esperta do que se poderia esperar. E, a bem da verdade, ela é apenas um meio para um fim. Fosse diferente, um filme “sério”, o longa não atingiria o público que talvez seja o maior alvo de seu roteiro.

2. A mensagem principal

Carlinhos & Carlão é um filme para ver com a família, com os amigos. Chame aquele amigo hetero homofóbico pra ver com você. Chame o tio que sempre pergunta das namoradinhas. E levante o debate depois.

3. É um “filme gay”, mas também não é

O maior trunfo do longa é ser um “filme gay pra hetero ver”. Como gay, você se identifica com (MUITO) do que acontece na tela. Como hetero, você pode repensar algumas de suas atitudes e se tornar uma pessoa melhor. É quase um filme da Disney!

4. A veracidade de algumas situações

Qual o gay que nunca passou por uma situação de medo ou agressão? É uma constante em nossa vida. E como gay ele mesmo, Luis Lobianco opinou bastante no roteiro e trouxe diversas situações reais para o longa. Os amigos heteros são um retrato tão fiel dos machões estereotipados que vemos por aí que chega a enjoar.

5. A discussão levantada

O filme emociona justamente ao levantar a discussão do preconceito na sociedade e na família. Ao criar um homofóbico que vira gay pelas mãos de uma fada madrinha, Carlinhos & Carlão cria uma metáfora da vida real bastante clara e inteligível. O debate se torna real e aquele amigo homofóbico que você convidou para ver certamente vai ficar sem ter o que dizer no final desta história (pelo menos gosto de acreditar nisso). Como Lobianco disse em entrevista: “É um filme estratégico para não conversar com a bolha”, e isso ele consegue como poucos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: