Um dos maiores romances alemães, Berlin Alexanderplatz, de Alfred Döblin, ganha uma nova versão para o cinema.
A história, passada em 1929 recebe nova roupagem e agora se passa nos dias atuais, contando a saga de um refugiado que sobrevive por um triz de um naufrágio no Mar Mediterrâneo. Francis acaba na Berlim atual, onde um apátrida sem permissão de trabalho é tratado tão impiedosamente. O imigrante inicialmente resiste a uma oferta de traficar drogas, mas depois fica sob a influência de Reinhold, seu amigo neurótico e viciado em sexo que o acolhe. Quando Francis conhece Eva, a dona do clube, e a prostituta Mieze, ele sente que encontrou algo que faz sentido pela primeira vez, algo que ele nunca conheceu antes: um pouco de felicidade – que é exatamente o que Reinhold o inveja e fará tudo para destruir.
A contemporaneidade da obra fica evidente na transposição para os dias atuais e o conflito dos refugiados na Europa no longa do diretor de origem afegã Burhan Qurbani.
Berlin Alexanderplatz foi destaque na 44ª Mostra de Cinema de São Paulo e selecionado para competir ao Leão de Ouro no Festival de Berlim de 2020.
Veja abaixo o poster brasileiro com exclusividade e o trailer. O longa estreia no Brasil dia 04 de fevereiro.
Deixe um comentário