Por que fazer uma pós na Estácio pode ser uma grande furada?

Em outubro de 2019 eu decidi que iria fazer uma segunda pós-graduação e optei pelo curso de COMUNICAÇÃO E MARKETING EM MÍDIAS DIGITAIS na Estácio. Mal sabia que estava tomando uma das piores decisões que já tomei.

O curso, todo em EAD, prometia um conteúdo focado em marketing digital (meu objetivo).

Hoje eu entendi que você não se matricula na pós da Estácio para aprender alguma coisa. Você se matricula para comprar um diploma.

Em novembro, um mês depois da matrícula, enviei um email para a Estácio, informando que estava insatisfeito com o curso:

Estou cursando o EAD de Marketing Digital da Estácio e estou ficando bastante insatisfeito com o curso.
Em primeiro lugar, a navegação do site é confusa e irregular (tem dias que não abre, vídeos que não abrem, links com erros, vídeos repetidos, nunca sei onde clicar, assisti os videos e li o conteúdo mas continuo com 30% da aula completa e não sei como continuar).
Mas o que me incomodou mais foi perceber que as videoaulas (ao menos das quatro primeiras disciplinas – ou de 3, já que os vídeos da terceira não abrem no iPad) são de 2014-2015. Como vou fazer um curso sobre marketing digital, algo que cresceu nos últimos dois anos, com aulas de 5 ou 6 anos atrás?
Um dos vídeos chega ao absurdo de trazer outro vídeo ilustrativo de “como seriam as tecnologias NO FUTURO, LÁ EM 2020”.

Não recebi resposta.

Em fevereiro, ainda mais insatisfeito ao perceber que todas as disciplinas usavam vídeos obsoletos, enviei um email solicitando informações sobre o cancelamento da matrícula. Este me responderam.

No entanto, só faltava pagar uma parcela e terminar uma disciplina. Pensei então “Ah, agora vou terminar né? Não aprendi nada mas ao menos terei meu diploma“. Sabia de nada.

Em maio, enviei um email para (supostamente) a coordenação do EAD:

Olá, estou tentando há semanas resolver esta situação com a Estácio e não consigo. Eu fiz o curso EAD Comunicação e marketing em mídias digitais. Desde o início do curso fiquei bastante insatisfeito com o conteúdo. Como que um curso sobre marketing digital (algo que existe há uns 3 anos) traz vídeos com mais de 5 anos de gravação? O conteúdo do curso está totalmente obsoleto. Além disso, todos os textos para se fazer as resenhas estão com autorização de uso expirada (e isso está escrito no rodapé de todos eles).Cheguei a enviar um email para o coordenador do curso relatando estas questões. Ele se limitou a responder que o curso seria reformulado. Segundo problema: todas as disciplinas pediram uma resenha crítica de um artigo (os textos que me referi estarem com a licença expirada). Quase todos me deram nota 3,5 ou 4 (nota máxima). No entanto, um dos professores me deu 1,5 por não gostar de eu ter reclamado que o curso estava desatualizado (seu texto, em particular, era de 2012 acredito, e falava da “incógnita” do futuro dos bancos, questionando se eles iriam aderir aos aplicativos. Se você tem conta em banco você sabe a resposta). Por conta disso, fui reprovado nesta disciplina e terei que cursá-la novamente (já que minha argumentação foi ignorada tanto pelo professor quanto pelo coordenador). Mas não sei como fazer isso, não há informação alguma no site.
Ou seja: estou reprovado em uma disciplina de um curso que me deixou totalmente insatisfeito porque um professor não soube aceitar uma crítica. Se terei mesmo que refazer esta disciplina, como isso é feito? Se há algo que você possa fazer sobre a minha nota ser revista por este professor, como posso solicitar?
Não existe um canal de comunicação fácil e nem sei com quem falar para resolver.

Não obtive resposta.

Em outubro de 2020 (um ano depois da matrícula), decidi fazer uma reclamação no Reclame Aqui. Descobri então que meu cadastro constava como ABANDONO DE CURSO (mesmo sem ninguém me informar o que eu deveria fazer para TERMINAR o curso). Mesmo com a reclamação no Reclame Aqui nada foi feito e eu desisti de brigar.

Em fevereiro entrei em contato novamente pelos formulários (bastante limitados) do site para então solicitar a reabertura da matrícula (tive que ligar e pedir a um atendente de mudasse meu status de ABANDONO para TRANCADO).

No dia 01 de março recebi este email como resposta:

Conforme o resposta do requerimento, oriento que entre em contato com a coordenação do Polo para te auxiliar na reabertura. 

Não haveria nenhum problema, a não ser o fato de que É IMPOSSÍVEL entrar em contato com a coordenação. Os números de telefone do site (ou o whatsapp) só servem pra vender curso. O email que encontrei muito escondido que deveria ser do coordenador do curso de mkt volta como “conta desativada”. E o único número que, aparentemente, poderia me ajudar, não atende.

Ou seja: estou há um ano e meio tentando resolver um problema de um curso que deveria ter sido terminado em 3 meses. E parece impossível conseguir falar com alguém ou solucionar a situação.

Agora fiquei sabendo (depois de muito ser jogado de um atendimento pro outro) que terei que PAGAR uma nova matrícula para que minha grade curricular seja analisada e então eu possa cursar uma disciplina novamente PAGANDO NOVAMENTE um curso que já está pago.

Vale mais a pena esquecer que um dia tentei fazer esse curso que continuar me estressando por causa de um diploma que na pratica não vai me servir pra nada, porque a única coisa que aprendi no curso foi a não confiar na Estácio. Joguei dinheiro fora com uma instituição que achei que era séria mas que na verdade é só mais uma que vende diploma das tantas que a gente vê por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: