Que aplicativos vale a pena ter no celular?

Os sábios sabem: para tudo há limites. Especialmente no que diz respeito ao espaço no seu celular. Por mais que você queira, é impossível guardar todas as fotos, vídeos, figurinhas e companhia e ainda por cima instalar todos os aplicativos que você precisa – ou possa vir a precisar.  Há que se fazer escolhas, ou comprar um celular novo, com mais espaço. Mas ele também terá seus limites. Então, faça escolhas. E economize seu dinheiro.

Sobre suas fotos e vídeos, não vamos falar. Você, melhor do que ninguém, deve saber o que vale a pena guardar, e o que deletar. Dica: a maioria do que você recebeu em grupos do WhatsApp pode ser defenestrada. E mesmo o que você quer manter não precisa estar no aparelho. Faça um backup em nuvem ou disco externo, e amplie os horizontes (e o espaço disponível) do seu celular.

Vamos nos concentrar nos aplicativos, notórios comedores de espaço. Quais manter, e quais deletar? Antes de sair detonando ícones com o dedo nervoso, veja alguns pensamentos, que poderiam ter sido extraídos do aplicativo “Sábio Oriental”, se ele existisse.  E, se existisse, poderia ser apagado.

Primeiro, vamos começar pelo fim. O que você NÃO deve apagar.

Basicamente, você precisa manter aplicativos úteis, e que usa com frequência. O WhatsApp é a escolha óbvia, já que tem mil e uma utilidades. Idem para seus primos – Telegram, Instagram, Facebook… Também não toque em aplicativos como o do banco – a menos que tenha um desejo estranho de ir a uma agência todo dia. Mas você pode ser mais criterioso com aplicativos em duplicidade para uma mesma função. Você realmente precisa de dois aplicativos de entrega de comida, mesmo usando só um? Isso também vale para apps de transporte – se você usa sempre Uber, para que 99? Ou vice-versa?

Também vale a pena aplicar os critérios de frequência de uso para considerar manter – ou não – aplicativos de lojas. Todas elas querem que você mantenha o app instalado, pois assim conseguem monitorar seu comportamento e entupir você com ofertas. Mas se você instalou o programa lá no passado, apenas para uma compra pontual… livre-se dele. Sem dó. Se por algum motivo você precisar reinstalar no futuro, será recebido de bytes abertos.

E se você gosta de jogos, definitivamente vai querer ter alguns destes aplicativos em seu telefone. Você pode querer algo leve para uma sala de espera, como o Candy Crush, um cassino online com slots em uma grande variedade de temas, ou uma opção para jogar com amigos, como League of Legends: Wild Rift. Mas tenha no máximo um ou dois para cada ocasião. E foque nas melhores opções – aquele jogo indie que seu vizinho mostrou podia ser legal, mas a onda passou. E ele continua entupindo seu celular.

O que nos leva aos cacarecos eletrônicos que todo mundo tem. Lembra quando esqueceram de comprar velinha no aniversário da titia, e você salvou a festa com o aplicativo Candle? Ele continua ali, guardado, junto com a bússola astronômica, o rastreador de voos e o dicionário que você só baixou para mostrar ao cunhado que “empecilho” começa com E.  Nenhum deles pesa muito, mais juntos são um filhotinho de elefante cibernético. Faça um rapa. Na hora do aperto, qualquer espaço salva.

Por fim, há aplicativos que são úteis, mas desnecessários. Parece contraditório, mas não é. Por que ter um aplicativo do seu jornal de notícias, se você pode acessar o site dele pelo mesmo celular? As notícias são as mesmas, em um e em outro. Mas com o app eles conseguem saber por onde você navega (e, portanto, do que gosta) e entronchar notificações infinitas que vão, aos poucos, deixar você doidinho. Apague esse app. E não se preocupe em perder as novidades, porque notícia ruim corre rápido. E essas são 80% das notícias.

Para encerrar, tenha em mente que esse artigo serve apenas como referência, e as decisões finais devem ser sempre as suas. Seu celular é seu templo.  (O app do Sábio Oriental ataca novamente).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: