Os números das bilheterias que surpreenderam em 2022

Parece que os números das bilheterias no ano passado causaram barulho em Hollywood. Filmes e estúdios acostumados a ganhar milhões com suas produções ficaram a ver navios, bilheterias que pareciam certas não vieram e diversos filmes renderam um lucro bem maior que o esperado.

LEIA MAIS

Novo Indiana Jones ganha título oficial e primeiro trailer incrível! Assista

‘Wandinha’ bate recorde de ‘Stranger Things’ e se torna a maior estreia da história da Netflix

‘Caleidoscópio’: nova série da Netflix poderá ser assistida em qualquer ordem

Será que finalmente veremos sucessos de bilheteria concorrendo ao Oscar este ano?

Nossos filmes preferidos de 2022

As nossas músicas preferidas de 2022

As 20 novas séries de 2022 que mais gostamos

15 séries pra você ver se gostou de ‘Smiley’ da Netflix

Confira a lista dos indicados ao Globo de Ouro 2023

‘Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo’ lidera indicações de cinema ao Critics Choice Awards 2023 com 14 nomeações

Top Gun: Maverick

Quem diria que a sequência do longa estrelado por Tom Cruise em 1986 iria agradar tanto ao público? Mesmo com diversos adiamentos e a inicial relutância do astro em reprisar o papel, Top Gun: Maverick chegou quase a $1.5 bilhão de dólares de bilheteria mundial e se tornou a maior bilheteria de 2022.

Lightyear

Um estúdio acostumado com o sucesso, um personagem amado pelo público, uma franquia de décadas de bilheterias incríveis. O resultado parecia ser mais um blockbuster nas mãos da Pixar, certo? Errado. Lgthyear fez $226 milhões de dólares de bilheteria mundial e ocupou o penúltimo lugar entre as bilheterias da Pixar, ficando à frente somente de Dois Irmãos, e isso por conta da pandemia que fechou os cinemas quando o filme anterior entrou em cartaz em 2020.

LEIA NOSSA RESENHA

Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo

O filme começou pequeno, mas o boca a boca o transformou em um dos hits do ano depois de estrear em apenas 10 salas nos Estados Unidos. Depois que a crítica e o público caíram de amores pelo filme, ele permaneceu 13 semanas em cartaz ultrapassando os $100 milhões de dólares de bilheteria mundial a um custo de pouco mais de $14 milhões e se tornou o queridinho da temporada de premiações.

*O Pausa Dramática é um site independente sem vínculos ou patrocínios. Nos ajude a permanecer no ar: compartilhe este post em suas redes e siga nossos perfis no InstagramFacebook e Twitter.

FAÇA PARTE DO GRUPO DO WHATS DO PAUSA DRAMÁTICA E RECEBA DICAS E CONTEÚDO DIRETO NO SEU CELULAR

Os Fabelmans

Steven Spielberg é sinônimo de blockbuster, certo? Errado mais uma vez. Faz tempo que um dos diretores mais conhecidos do cinema não enche os bolsos como em Tubarão, ET ou Jurassic Park. Ano passado, muito por conta da pandemia, é verdade, seu Amor Sublime Amor fez míseros $76 milhões de bilheteria (com um orçamento de mais de $100 milhões), apesar de ser um filme incrível. Este ano, o fracasso se repetiu: Os Fabelmans, o longa semi-autobiográfico do cineasta, fez apenas $10 milhões de bilheteria mundial a um custo de $40 milhões.

Uncharted

Filmes baseados em vide games são sempre um desafio: como agradar aos fãs do jogo e a quem não conhece nada ao mesmo tempo? Pois pegando carona em Indiana Jones parece que Uncharted conseguiu. Com um elenco carismático encabeçado por Tom Holland (que com certeza levou muita gente ao cinema logo depois do terceiro filme do Homem-Aranha) e um orçamento de $120 milhões, o longa ultrapassou os $400 milhões de dólares de bilheteria mundial.

LEIA NOSSA RESENHA

Amsterdam

O diretor David O. Russel é outro queridinho da critica americana e frequentemente seus filmes estão presentes nas premiações, como Trapaça, Joy ou O Lado Bom da Vida, então seria de se esperar que, com Margot Robbie e Christian Bale no elenco, Amsterdam fizesse o mesmo caminho. O que não aconteceu. O longa mal ultrapassou os $30 milhões com um orçamento de $80 milhões de dólares e acabou figurando em várias listas dos piores do ano, mostrando que pedigree não garante qualidade nem bilheteria.

Terrifier 2

Outra das grandes surpresas do ano, ninguém diria que a sequência de um filme independente de 2016 cheia de sangue e membros decepados seria um dos sucessos do cinema em 2022, senão o maior deles.

Com um orçamento de $250 mil dólares, Terrifier 2 fez impressionantes $12 milhões de dólares de bilheteria no mundo todo.

Babylon

Damien Chazelle é outro dos novos queridinhos de Hollywood e, depois de La La Land, seu próximo retrato da indústria do cinema era mais do que esperado. Mas o público não gostou muito do épico de mais de três horas de duração estrelado por Brad Pitt e Margot Robbie sobre a chegada do som ao cinema. Com um orçamento de quase $80 milhões, o filme que estreou apenas nos Estados Unidos por enquanto (estreia no Brasil dia 19/01), fez meros $10 milhões de bilheteria.

Sorria

Sorria se tornou outro exemplo de como os filmes de terror podem se valer do boca a boca para ganhar bilheteria. Com um orçamento de $17 milhões o filme ultrapassou $215 milhões de dólares na bilheteria mundial.

Mundo Estranho

2022 não foi um ano bom para a Disney no que diz respeito às animações. Cinco meses após o fracasso de bilheteria de Lightyear, o estúdio lançou Mundo Estranho no feriado do dia de ação de graças e acabou tendo a pior estreia da Disney no feriado em todos os tempos. Muito por culpa da péssima campanha de marketing do filme e pela já conhecida relutância do público em ver animações da Disney que não sejam sobre princesas, vide os fracassos de longas como Atlantis, Planeta do Tesouro, Família do Futuro ou O Galinho Chicken Little.

Adão Negro

A mistura super-herói e Dwayne “The Rock” Johnson também parecia receita certa pro sucesso mas, mais uma vez, o que parecia certo não se confirmou: o filme do anti-herói da DC não agradou o público (e muito menos a crítica) e com um custo de produção e marketing de quase $500 milhões fez pouco mais de $390 milhões de dólares de bilheteria mundial enterrando de vez o futuro do personagem nos cinemas e no DCEU.

Deixe um comentário

Acima ↑