‘Red Rose’ da Netflix é um ótimo suspense. Mas é ainda melhor quando nos faz refletir sobre a depressão e a falta de perspectiva

Um aplicativo que promete castigos drásticos aos usuários que não cumprirem seus desafios é o ponto de partida da série de suspense teen da Netflix Red Rose. Mas a trama toca em assuntos bem mais espinhosos por trás do plot comercial.

Rochelle, Wren, Ashley, Anthony, Taz, Noah e Jaya são adolescentes excluídos na escola que acabam tendo apoio uns nos outros e formando seu próprio grupo de excluídos. Limitados em uma cidade minúscula, de classe média-baixa e que mal vê o sol no interior da Inglaterra, cada um deles enfrenta seus próprios demônios enquanto, aos poucos, percebe que a luta já está perdida e as perspectivas de um futuro longe dali e diferente daquele enfrentado pelos pais é praticamente impossível.

Com o fim das aulas do ensino médio, todos eles fazem planos para o futuro enquanto pensam qual será o emprego do verão que vai ajudar a pagar as contas de casa. Mesmo enquanto sonham, eles sabem que muita coisa nunca deixará de ser apenas isso: um sonho. Por trás do bullying escolar e das tensas situações familiares, eles escondem sua depressão em álcool, drogas e aplicativos.

Rochelle cuida das irmãs menores e vive de doações enquanto o pai vive de bicos após o suicídio da mãe; Wren mora com a mãe e a tia e tem encontros furtivos com o pai, ex-presidiário e pária social; Ashley sofre bullying por estar acima do peso enquanto trabalha em locais que a exploram e sonha em ir para Paris; Anthony esconde a homossexualidade de todos e volta para casa todo dia para encontrar a mãe alcoólatra geralmente desmaiada no sofá; Taz e Jaya são alvos de piadas pela origem indiana. O grande medo destes adolescentes é repetir a vida dos pais, que também se viram presos em uma cidade sem perspectiva de futuro e, de uma forma ou de outra, arruinaram suas vidas abusando das drogas, do álcool e da violência. Todos eles acabam alvo fácil do aplicativo Red Rose, que se aproveita da vulnerabilidade destes jovens para torturá-los.

À medida que o seriado se desenvolve, vamos percebendo as reais intensões por trás do suposto aplicativo sobrenatural e descobrindo que o mal nem sempre vem de outro mundo.

Porém, ao explorar a depressão adolescente, Red Rose nos leva muito mais a fundo que apenas uma trama de suspense. Nos faz pensar em como aqueles jovens podem tentar sair de um ciclo vicioso que parece estar permanentemente na vida de todos naquele lugar, geração após geração. A força exigida de cada um deles para que quebrem esta corrente é imensa e, nem todos serão capazes de sair deste caminho doloroso.

Claro que o fato de ter em mãos uma arma que abusa de suas vulnerabilidades e faz com que eles se afundem cada vez mais neste cenário obscuro não ajuda em nada, mas conhecendo cada um deles percebemos como eles se tornam alvos fáceis deste “bullying digital” assim como são do bullying da vida real. Sem querer dar spoilers, a própria origem do app vem de uma situação de depressão adolescente levada à consequências drásticas.

Red Rose é um seriado bastante interessante no que diz respeito ao suspense e à sua trama assustadora. Mas é ainda mais interessante e assustador quando toca em problemas reais e nos faz pensar em como nós, às vezes, nos vemos presos em ciclos sem questionar. Ou em como é difícil quebrar alguns desses ciclos mesmo que a gente tente.

Red Rose está disponível na Netflix. Assista ao trailer abaixo:

LEIA MAIS

*O Pausa Dramática é um site independente sem vínculos ou patrocínios. Nos ajude a permanecer no ar: compartilhe este post em suas redes e siga nossos perfis no InstagramFacebook e Twitter.

FAÇA PARTE DO GRUPO DO WHATS DO PAUSA DRAMÁTICA E RECEBA DICAS E CONTEÚDO DIRETO NO SEU CELULAR

Filme do Flash terá aparição de 5 Batmans. Veja o novo trailer

25 anos de ‘Titanic’. Veja 25 curiosidades sobre o filme

Protagonistas originais estarão de volta em sequência de ‘Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado’

Disney anuncia sequências de ‘Toy Story’, ‘Frozen’ e ‘Zootopia’

30 anos de ‘Feitiço do Tempo’ – confira mais 13 filmes com looping temporal

O que o Oscar tem contra filmes de terror e de super-herói?

5 motivos para o Framboesa de Ouro deixar de existir

8 filmes que falharam em conseguir indicações ao Oscar 2023

Deixe um comentário

Acima ↑