Este ano uma das animações mais subestimadas da Disney completa 30 anos de lançamento.
Com uma história sobre amor e preconceito, O Corcunda de Notre Dame chegou aos cinemas em junho de 1996 e é considerada uma das animações mais sombrias da Disney.
Com personagens incríveis e uma trilha absolutamente sensacional, o filme completa 30 anos de lançamento este ano e, pra comemorar, hoje eu trago 10 curiosidades da produção.
CONFIRA ESSE CONTEÚDO EM VÍDEO
1- A história é uma adaptação do livro de Victor Hugo de 1831, considerada o maior romance histórico do autor. Ele também escreveu Os Miseráveis.
2- A animação mudou bastante o livro original. Nas páginas, Esmeralda é condenada injustamente e executada em praça pública. Para se vingar, Quasimodo arremessa Frollo do alto da catedral e desaparece.
3- A cena da música Hellfire é considerada uma das mais problemáticas da Disney por conta de seu conteúdo sexual e quase ficou de fora do filme.
4- A trilha sonora é assinada por Alan Menken e Stephen Schwartz, compositores de grandes clássicos da Disney como A Pequena Sereia, Aladdin, A Bela e a Fera e Hércules e foi gravada em Londres pela ópera nacional inglesa. Entre os instrumentos tinha um órgão de mais de cem anos. Os cantos em latim do filme foram adaptados de cantos gregorianos reais.
5- Alan Menken já disse que considera a abertura do filme o melhor número de abertura que já escreveu na vida.
6- As gárgulas do filme na verdade não são exatamente gárgulas. Elas são grotesques: estátuas de demônios e monstros colocadas em igrejas para assustar espíritos malignos. As gárgulas de verdade são ocas e utilizadas para escoar a água da chuva.
7- Os animadores já afirmaram que é possível que as gárgulas existam somente na imaginação de Quasímodo em sua forma viva e que talvez elas sejam apenas reflexos de sua personalidade criados para enfrentar a solidão.
8- Todos os cenários do filme foram feitos digitalmente, mas todos os personagens principais foram animados à mão, utilizando o estilo tradicional de animação. Foram mais de 600 artistas. Cerca de 100 desenhistas trabalhavam no filme direto dos estúdios da Disney em Paris, para garantir que o visual fosse o mais fiel possível à arquitetura da cidade e da catedral.
9- Quando Quasímodo está cantando “Out There”, a câmera passeia por Paris e dá zoom em uma rua. Na cena, aparecem Bela, de ‘A Bela e a Fera’, andando e lendo um livro; Pumba, de ‘O Rei Leão’; e um homem balançando o Tapete de ‘Aladdin’.
10- A sequência do Festival dos Tolos foi uma das primeiras a usar animação computadorizada na Disney: foram criados seis tipos de personagens a quem 72 ações foram programadas. Estes personagens foram reproduzidos de forma a “lotar” a praça.
Agora me conta: você sabia de tudo isso? Que tal reassistir O Corcunda de Notre Dame para relembrar todas as emoções do filme?
Deixe um comentário