As parcerias de Johnny Depp e Tim Burton no cinema

Esta semana estreia Sombras da Noite, oitava parceria do ator e do diretor no cinema. Para “celebrar”, listarei aqui as anteriores, do site do Diário de Pernambuco:

Edward Mãos de Tesoura (Edward Scissorhand, 1990)
Família suburbana tem o cotidiano alterado ao adotar Edward (Depp), jovem anti-social encontrado sozinho em castelo abandonado. Com suas mãos especiais, ele presta serviços para a vizinhança, que o aceita como espécie de mascote. Mas quando se apaixona pela adolescente Kim (Winona Rider), é imediatamente visto como aberração.

Ed Wood
 (1994)
Nesta homenagem ao cinema de terror e ficção-científica dos anos 1950, Depp interpreta Ed Wood, diretor de filmes B conhecido por hábitos excêntricos, como trabalhar vestido de mulher e por ter resgatado do ostracismo o ator Bela Lugosi (Martin Landau), o primeiro a interpretar Drácula.

A lenda do cavaleiro sem cabeça (Sleepy Hollow, 1999)

Inspetor novato Ichabod Crane (Depp) é enviado para Sleepy Hollow para investigar a série de mortes por decapitação, supostamente provocadas por um vingativo cavaleiro fantasma (Christopher Walken). Sangue cor-de-rosa corre aos litros, indicando o caminho de artificialidade mórbida e infantil que viria nos próximos anos.

A fantástica fábrica de chocolate (Charlie and the chocolate factory, 2005)

Segunda adaptação para livro de Roald Dahl – a primeira, de 1971, é um clássico incontestável – a versão de Tim Burton expõe sua maior fragilidade. Se por um lado eternizou Willy Wonka (Depp) e sua lendária fábrica de doces para uma nova geração, por outro, exagera tanto no visual que atrapalha a fluência do filme.

A noiva cadáver (The corpse bride, 2005)

Nesta animação stop-motion, Deep faz a voz de Victor Van Dort, o rapaz de família que se apaixona por uma cadáver (voz de Helena Bonham Carter) e faz amigos no além-túmulo. Parece sinistro, mas, de perto, tudo se torna mais atraente do que o mundo dos vivos.

Sweeney Todd – o barbeiro da Rua Fleet (2007)

Após ser afastado de sua esposa e filha por um juiz, Benjamin Barker (Depp) volta à cidade usando a alcunha de Sweeney Todd. Em busca de vingança, ele reabre sua barbearia, onde providencia o recheio para as tortas feitas pela sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Um musical sinistro, onde o humor negro é levado ao extremo.

Alice no País das Maravilhas (Alice in wonderland, 2010)

Mais uma vez, Deep e Bonham Carter contracenam, ele como o Chapeleiro Maluco, ela como a Rainha Vermelha. Eles são coadjuvantes da história de uma garota (Mia Wasikowska) que cai em mundo fantástico até aprender a lidar melhor com sua realidade.
Sombras da Noite (Dark Shadows, 2012)
Homenagem a um seriado trash da década de 60, Depp aqui é um vampiro em busca de vingança e de amor. Boham Carter também está no elenco como uma psiquiatra alcoólatra.

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s