Gravatas…. um nó necessário

Isso aqui ta virando blog de dicas de moda masculina né? Mais uma reportagem da Gazeta, agora sobre gravatas, modelos e tipos de nós. Mega útil pra quem, como eu, só acerta nó de gravata na sorte.
Ela é muito mais do que um acessório complementar do terno ou blazer. A gravata, na realidade, dá uma pista da personalidade e mostra que imagem o homem quer passar. Por isso, qualquer deslize no uso pode ser fatal, comprometendo todo o look.
“Ela dá o toque final e, por isso, um nó mal feito, uma padronagem duvidosa ou a colocação na altura errada pode ‘sabotar’ toda a composição”, alerta a consultora de imagem corporativa Cláudia Piantini. O primeiro cuidado, inclusive, deve ser com a posição da gravata em relação ao cinto. “A altura deve ficar na divisa entre a camisa e a calça, no máximo cobrindo a fivela”, observa.
Cláudia salienta também que é preciso ficar atento à composição gravata e camisa. “As gravatas podem ser lisas, xadrez, de poás (bolinhas) ou de listras. Todas podem ser usadas com camisas lisas, mas se optar por camisas estampadas é preciso ter o cuidado para que as cores sejam complementares ou neutras em relação à gravata.” Para não errar na combinação, a consultora recomenda apostar nas clássicas camisas branca e azul clara. “Assim fica mais fácil variar a cor e a estampa da gravata, permitindo fazer uso de tom sobre tom.”
A consultora lembra ainda que as cores de gravatas transmitem um significado e é importante ficar atento nas diversas mensagens que podem ser passadas. “A vermelha causa impacto, interessante para um almoço de negócios. A azul marinho passa respeito, é discreta e circula muito bem no mundo corporativo, enquanto a cor de vinho demonstra arrojo sem causar exageros.”
Para quem gosta de ousar, Claudia aconselha o uso de gravatas nas cores prata e cinza chumbo, que são bem vindas em jantares sociais ou eventos corporativos (dando um ar de festa com requinte), enquanto a rosa é mais contemporânea.
Ainda segundo a consultora, as gravatas slim (finas) são uma nova tendência. “Usa­­das com os ternos também slim (mais justos ao corpo), o modelo passa a imagem de um homem moderno e não tão clássico.”

9

ESTILO DE VIDA | 5:34

Como fazer nó de gravata

O repórter Lucas Laranjeiras e a consultora Claudia Piantini ensinam a fazer quatro diferentes nós de gravata.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: