Enquanto alguns filmes vão sendo apresentados, anunciados, exibidos em festivais, a crítica americana especializada já vai elegendo os prováveis candidatos pra festa do ano que vem. Alguns dos mais cotados em todas as listas são 12 Anos de Escravidãoe, Álbum de Família, Dallas Buyers Club, American Hustle, Blue Jasmine, Gravidade, Capitão Philips e Walt & Mary: Os Bastidores de Mary Poppins.
Álbum de Família
Uma boa comédia dramática sempre foi de cair nas graças da Academia. Com um elenco de peso, um drama familiar e um diretor novato que vem crescendo tem muitas chances.
Que categorias pode concorrer: roteiro, filme, direção (John Wells), atrizes (Meryl Streep e Julia Roberts)
American Hustle
Um diretor que está virando queridinho da Academia e que já passou por ali outras vezes (David O. Russell, de O Lado Bom da Vida e O Vencedor) e que traz consigo um grupo de elenco com o qual gosta de trabalhar num filme baseado numa história real.
Que categorias pode concorrer: em todas. Em especial ator (Christian Bale), atriz coadjuvante (Amy Adams), diretor (David O. Russell), filme, roteiro original, edição e maquiagem.
Dallas Buyers Club
Drama pessoal baseado em fatos reais sobre a luta de um soropositivo contra uma grande corporação (Filadélfia?). Conta com diretor de filmes elogiados ( Jean-Marc Vallée, de C.R.A.Z.Y.) e entrega física de elenco. Tudo pronto para conquistar os votantes.
Que categorias pode concorrer: atores (Matthew McConaughey, Jared Leto e Jennifer Garner) e direção (Jean Marc-Vallee).
O Lobo de Wall Street
Martins Scorsese dirige novamente Leonardo DiCaprio em drama econômico também baseado em fatos reais.
Que categorias pode concorrer: ator (Leonardp DiCaprio pode finalmente ter sua chance) e direção (Martin Scorsese).
12 Anos de Escravidão
Um dos favoritos até aqui, o drama racial do ex-escrado que é novamente vendido parece ter conquistado a crítica mundial e ser um dos mais certos entre os concorrentes. O Diretor Steve McQueen tenta novamente emplacar uma indicação para Michel Fassbender (embora este último tenha dito que não vai fazer campanha para ser indicado).
Que categorias pode concorrer: direção (Steve McQueen), roteiro e atores (Chiwetel Ejiofor, Brad Pitt e Michael Fassbender).
Blue Jasmine
Woody Allen sempre foi queridinho da Academia. Assim como Cate Blanchet. Suas comédias dramáticas “leves” têm conquistado público e crítica e ano passado Meia Noite em Paris conseguiu duas indicações e lhe garantiu o prêmio de roteiro original.
Que categorias pode concorrer: filme, atrizes (Cate Blanchet e Sally Hawkins) e roteiro e direção (Woody Allen).
Gravidade
Outro favoritíssimo, Gravidade ganhou força com o apoio da crítica americana e do público que se envolveu com sua história relativamente simples mas espetacularmente contada. É certo que estará nas categorias principais e pode ser o único representante do 3D este ano (como vem acontecendo todos os anos). Leia a resenha AQUI.
Que categorias pode concorrer: atriz (Sandra Bullock), roteiro e direção (Alfonso Cuarón), e praticamente todas as categorias técnicas.
Rush: No Limite da Emoção
Baseado em fatos reais, brigas públicas de figuras conhecidas, diretor queridinho da Academia (Ron Howard, de Frost/Nixon e Uma Mente Brilhante, que lhe rendeu quatro Oscars, melhor filme, roteiro e direção entre eles). Tudo pronto.
Que categorias pode concorrer: ator (Daniel Brühl) e roteiro.
Philomena
Judi Dench é uma atriz espetacular. Já ganhou Oscar de atriz coadjuvante por aparecer por 8 minutos em Shakespeare Apaixonado. Uma comédia dramática estrelada por ela, no ar mais inglês possível, num filme pequeno que conquistou a crítica. Pode ser O Discurso do Rei deste ano e sair ganhando.
Que categorias pode concorrer: atores (Judi Dench e Steve Coogan), diretor (Stephen Frears) e roteiro.
Joe
Drama pessoal baseado em best-seller. Isso sempre rende indicações. Neste caso a luta interiorana de um pai tentando criar seu filho de maneira correta com interpretação inspirada de Nicolas Cage. O currículo do diretor pode dar pontos contra…
Que categorias pode concorrer: atores (Nicolas Cage e Tye Sheridan), direção (David Gordon Green), roteiro adaptado,
Inside Lewyn Davis
O mais próximo de um musical entre os (prováveis) indicados deste ano. A luta de um compositor de musica country para fazer sucesso na década de 1960.
Que categorias pode concorrer: ator (Oscar Isaac), roteiro, filme e canção.
Capitão Phillips
Tom Hanks. Esta talvez seja a única explicação para Capitão Phillips estar tomando a proporção que está. A história real do navio tomado por piratas da Somália não tem nenhuma cara de Oscar, mas parece ter conquistado a crítica. Afinal TOM HANKS é uma ótima razão.
Que categorias pode concorrer: ator (Tom Hanks), filme e direção (Paul Greengrass).
Walt & Mary: Os Bastidores de Mary Poppins
A Academia adora filmes sobre o mundo do cinema. Nos últimos anos Argo e O Artista levaram o prêmio maior e ainda Hugo teve uma avalanche de indicações. Juntando Tom Hanks e Emma Thompson com um diretor já indicado (John Lee Hancock, e dizem capaz de fazer Sandra Bullock levar um Oscar) numa história que homenageia um dos maiores ícones do cinema…. parece não ter como errar.
Que categorias pode concorrer: atores (Tom Hanks e Emma Thompson) e filme.
The Secret Life of Walter Mitty
Comédia romântica “a sério”, nos moldes que a Academia gosta, sobre um homem com imaginação fértil demais. Filme que agradará a qualquer tipo de público com uma cara conhecida.
Que categorias pode concorrer: filme, atores (Ben Stiller e Kristen Wiig), roteiro adaptado e direção (Ben Stiller).
O Grande Gatsby
Pode sofrer da maldição que derrubou Estrada Para Perdição no Oscar (estreou muito longe das avaliações), mas ainda assim Baz Luhrmann tem alguma força com a adaptação de uma obra literária importantíssima para os americanos. Leia a resenha AQUI.
Que categorias pode concorrer: atores (Carey Mulligan e Leonardo DiCaprio), filme, edição, fotografia, roteiro adaptado
O Conselheiro do Crime
Diretor, roteirista e elenco de peso. Esta combinação pode levá-lo ao Oscar. Simples assim.
Que categorias pode concorrer: todos os principais, incluindo filme, elenco (Penélope Cruz, Cameron Diaz, Michael Fassbender, Javier Barden, Brad Pitt), roteiro (Cormac McCarthy, autor dos livros Onde Os Fracos Não Têm Vez e A Estrada) e direção (Ridley Scott).
Com informações do The Guardian
















Deixe um comentário