Falar mal é sempre fácil. Mas devemos admitir alguns acertos também. Esta lista foi compilada pelo site Moviefone e traz 9 do que eles consideram remakes tão bons ou melhores que os originais.
A Gaiola das Loucas (1996)
Original: França, 1978
A refilmagem americana traz muita semelhança com o original francês, mas carrega a vantagem de ter performances históricas de Robin Williams e Nathan Lane.
Os Infiltrados (2006)
Original: China, 2002
Adaptado de um dos melhores filmes chineses da atualidade, Os Infiltrados ganhou 4 Oscars, incluindo melhor filme e direção, no que é considerado um dos melhores trabalhos do diretor Martin Scorsese.
Sete Homens e Um Destino (1960)
Original: Japão, 1954
A adaptação americana do japonês Os 7 Samurais transplanta a ação do Japão feudal para o oeste num bangue-bangue que na época foi chamado de pretensioso mas que ganha força com seu elenco.
O Chamado (2002)
Original: Japão, 1998
O sucesso de O Chamado rendeu infinitas cópias (boas ou ruins) no Japão e nos Estados Unidos. Mas é inegável a qualidade do remake encabeçado por Naomi Watts.
Doze Macacos (1995)
Original: França, 1962
O original francês é apenas um curta experimental de 28 minutos. A versão americana dirigida por Terry Gilliam inclui os mesmos elementos de prisão e abuso do curta e ainda presta uma homenagem numa cena do final.
Perfume de Mulher (1992)
Original: Itália, 1974
A adaptação americana só muda os postos militares dos personagens, mas segue a mesma história do jovem designado para acompanhar o chefe cego e rendeu a Al Pacino seu primeiro Oscar.
True Lies (1994)
Original: França, 1991
Este remake é basicamente maior e melhor que seu original. Com James Cameron na direção e um orçamento (bem) maior, a versão americana transforma a história do pai agente secreto para um outro nível de ação.
A Grande Mentira (2010)
Original: Israel, 2007
A trama que envolve duas linhas temporais numa investigação de agentes Mossad sobre criminosos nazistas é a mesma nos dois filmes, mas pelas atuações mais marcantes de Helen Mirren, Tom Wilkinson e Jessica Chastain, a versão americana resulta melhor.
Insônia (2002)
Original: Noruega, 1997
Dirigida por Christopher Nolan, a versão americana é praticamente igual à norueguesa (estrelada por Stellan Skarsgard) com a maior diferença sendo seus momentos finais. Enquanto a versão americana traz um Nolan pré-Batman e um elenco vencedor de Oscar (Robin Williams, Al Pacino e Hilary Swank), as discussões sobre qual dos dois é melhor continuam.