#CorridadoOscar2014 – Collider lista os prováveis indicados na categoria mais importante do prêmio

Com a proximidade da divulgação dos indicados ao Oscar de 2014 (agora falta menos de um mês para o anúncio dia 16 de janeiro), muitos sites especializados estão listando os prováveis indicados. Dentre eles, três filmes são unânimes, e aqui compartilho a lista do Collider, pra mim uma das fontes mais respeitáveis de notícias sobre cinema:

oscars-best-picture-gravity-12-years-a-slave-slice

As certezas

12 Anos de Escravidão

12 Years a Slave film still

Depois de ser aclamado pela crítica nos festivais de Telluride e Toronto em setembro, o drama racial do diretor Steve McQueen permanece a maior das certezas entre os indicados. A maioria dos críticos gostou e o filme tem uma quantidade considerável de indicações no Screen Actors Guild, um termômetro importante para o Oscar.

Gravidade

exclusive-gravity-poster-134340-a-1368033781-470-75

Outro que emergiu como favorito dos festivais em setembro. Com certeza o filme era esperado, mas o diretor Alfonso Cuaron não apenas atendeu às expectativas, como entregou uma obra encantadora e inspiradora que representa a magia do cinema em seu melhor. Porém mesmo com Gravidade tenho ganho o prêmio de melhor filme do Los Angeles Film Critics (empatado com Ela), ele não tem sido tão aclamado pelos prêmios quanto 12 Anos de Escravidão. Se vai ganhar o prêmio de melhor filme não se sabe, mas que estará presente numa quantidade enorme de outras categorias, isso é tão certo quando sua indicação ao prêmio maior.

Trapaça

movies-american-hustle-christian-bale-amy-adams

O diretor David O. Russell tem se tornado presença constante no Oscar. Nos últimos dois anos esteve presente na festa com O Lutador e O Lado Bom da Vida. E parece que vai continuar comparecendo. O New York Films Circle já consagrou Trapaça como o melhor filme do ano. Russell parece ser um dos novos queridinhos da Academia e Trapaça pode muito bem estar entre os votantes. Então por agora, ele parece ser a única ameaça ao favoritismo de Gravidade e 12 Anos de Escravidão.

Os quase certos

Nebraska

Alexander Payne é outro diretor que parece estar regularmente entre as escolhas da Academia. Nebraska é um filme menor que os demais favoritos, mas não menos relevante. O filme vem fazendo barulho nos últimos meses com o casal de protagonistas surgindo como favoritos aos prêmios de ator e atriz. Com a indicação para melhor roteiro original quase certa e Payne vindo do ótimo e aclamado Os Descendentes, tudo indica que Nebraska estará entre os 10 indicados a melhor filme.

Walt Nos Bastidores de Mary Poppins

A Academia sempre gostou de filmes sobre Hollywood. Na verdade os dois ganhadores dos últimos anos têm esse aspecto em comum (O Artista e Argo) e este ano o filme do “making of de Mary Poppins” parece ser quem vai preencher esta categoria. Embora seja um sério candidato a uma indicação, Walt tem caído um pouco em popularidade por conta do fatos questionáveis e de implicações perigosas omitidos em seu roteiro. Mas ainda assim é um filme Disney para a família sobre a produção de… um filme Disney para toda a família. E com Tom Hanks e Emma Thompson à frente, é praticamente certo que estará entre os indicados a melhor filme.

Ela

Embora a Academia seja bem previsível, volta e meia eles escolhem um filme improvável. Pelo menos um filme mais “artístico” esteve presente na categoria principal nos últimos anos (Amor, Árvore da Vida, Um Homem Sério, por exemplo) e este ano a escolha provável é a incomum história de amor de Spike Jonze. O filme vem se tornando queridinho da crítica nas últimas semanas, ganhando o prêmio de melhor filme do National Board Review e do Los Angeles Film Critics.

Outras possibilidades

Capitão Phillips

Este é outro filme que causou furor nos últimos tempos, mas acabou caindo conforme as semanas foram passando e as premiações se aproximando. O diretor Paul Greengrass conseguiu uma indicação para si em 2006 com Voo United 93, e acabou tomando gosto pelas histórias reais. Capitão Phillips é um sério concorrente para várias categorias, incluindo melhor ator e ator coadjuvante, e parece ser uma boa aposta para melhor filme. Embora o filme tenha perdido um pouco do fôlego inicial com os lançamentos de novembro e dezembro, ainda não pode ser considerado fora do páreo.

Inside Llewyn Davis – Balada de Um Homem Comum

Três dos últimos quatro filmes dos irmãos Coen foram indicados a melhor filme, e o seu olhar particular para a cena folk music dos anos 60 pode com certeza ser o 5º de 4. Um dos filmes que estreou com maior antecedência com relação ao Oscar (teve sua premiere em Maio no festival de Cannes), é certamente umas das histórias mais melancólicas dos Coen e ainda não ganhou nenhum prêmio de melhor filme nos demais grupos de crítica, mas os fãs do filme estão incrivelmente passionais.

O Lobo de Wall Street

É bem verdade que a saga de quase três horas de duração do diretor Martin Scorsese sobre os excessos americanos tem o menor potencial para indicação dentre os listados, mas O Lobo de Wall Street parece valer a espera. O filme estreou tarde demais para o Screen Actors Guild, mas alcançou seu lugar entre os 10 mais de vários grupos. A classificação etária pode ser um empecílio para a categoria de melhor filme e não há muita certeza, mas tem sua chance.

O Mordomo da Casa Branca

O primeiro filme de 2013 a arrancar dos críticos o grito de “Oscar!”, que estreou em agosto. O filme sentimental (demais) é justamente o tipo de produção que a Academia adora, mas os outros favoritos acabaram empurrando-o para o status de “talvez” numa indicação que muitos tinham como certa meses atrás. O filme ainda está cotado para algumas categorias de atuação, mas no que diz respeito à categoria principal, está mais para não que para sim.

Prováveis azarões

Dallas Buyers Club

Existem alguns títulos que podem entrar na disputa, por mais improvável que pareçam. O drama sobre AIDS do diretor Jean-Marc Valee é um deles. Enquanto o filme parece ter possibilidades mais reais nas categorias de atuação, pode ser que consiga uma indicação na categoria principal pelo crônica histórica sobre a epidemia de AIDS vista pelos olhos de um soropositivo e homofóbico eletricista texano.

Philomena

Outro possível candidato é o drama açucarado do diretor Stephen Frears, que também pode ser descrito como “um filme bem bacana”. Judi Dench já é presença quase garantida entre as indicações para atriz, mas a Academia pode abraçar o filme como um todo, por sua história centrada nos personagens acima dos 50 anos. Pense no filme como O Exótico Hotel Marigold deste ano.

Álbum de Família

Você pode pensar que um conjunto formado por um roteiro baseado numa peça vencedora do Pulitzer estrelado por Meryl Streep, Julia Roberts e um amontoado de personagens complexos poderia ser uma fórmula pronta para o Oscar, mas a adaptação comandada pelo diretor John Well recebeu respostas variadas da crítica. O filme chegou ao SAG com indicações de melhor elenco, atriz e atriz coadjuvante, mas os lançamentos recentes e a clara falta de entusiasmo com o filme mostram uma briga fraca no Oscar. No entanto, Álbum de Família é muito mais um filme de atores e suas indicações quase certas podem empurrar uma indicação à categoria maior.

Fruitvale Station

Se o filme de estréia do diretor Ryan Coogler ganhar uma indicação na categoria principal será uma grata surpresa. O filme teve uma resposta positiva e entusiasmada quando estreou no festival de Sundance em janeiro, mas a Weinstein COmpany decidiu lançá-lo somente no verão americano, o que fez com que fosse eclipsado por uma série de blockbusters. Assim como na disputa por uma indicação a melhor filme, onde foi eclipsado por lançamentos maiores, mas mesmo assim permanece como uma boa possibilidade entre as menores possibilidades.

Texto traduzido (nunca impessoalmente) do Collider.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: