Ludov lança quarto álbum de estúdio com financiamento de fãs – Ouça ‘Miragem’

Uma das melhores bandas do cenário nacional, o Ludov completa este ano 10 anos de carreira. Neste tempo, lançou três discos: O Exercício das Pequenas Coisas (2005), Disco Paralelo (2007) e Caligrafia (2009). Lançou também outros quatro EPs: Dois a Rodar (2003), Minha Economia (2011), O Paraíso (2012) e Eras Glaciais (2013). Este ano lançou o quarto disco de inéditas: Miragem.

712312168-banda-ludov

Com a voz característica de Vanessa Krungold (novamente, uma das melhores do cenário atual) o Ludov passeia há 10 anos entre a melancolia e a alegria, produz músicas sensacionais como Princesa (que os lançou para o grande público), Trânsito, Dois a Rodar, Toda Essa Confusão, Reprise ou Sob a Neblina da Manhã. É impossível ouvir Ludov e não ter uma reação mais emocional. A caixa de referências de seus discos dos grandes nomes da história do pop e rock mundial até o cinema. Como afirma o guitarrista Mauro Motoki no site da banda, “nossas influências vão além da música: filmes e livros podem nos dar muito mais estímulo criativo que uma canção.”.

O que já era claro nos discos anteriores, com sonoridades de máquinas de escrever e citações a filmes clássicos, por exemplo, fica ainda mais evidente em Miragem. Desde a capa do disco: uma ilustração do quadrinhista Gabriel Bá que remete a O Mágico de Oz instantaneamente. Bá é amigo da banda e, segundo Motoki, há tempos que eles gostariam de unir seu trabalho ao do Ludov. Foi agora com o lançamento de Miragem em vinil que a parceria acabou acontecendo.

ludov miragem
A ilustração de Gabriel Bá para Miragem

Outra parceria definitiva para o lançamento do álbum foi com os fãs: foi o financiamento coletivo do sistema de crowdfunding que permitiu o lançamento de Miragem. Dia 22 o disco foi lançado no iTunes (clique AQUI para comprar) e no mês que vem será lançada a versão física nas lojas. “Não sei se esse é o melhor, mas é uma ótima alternativa para pularmos intermediários e envolvermos o público desde muito antes do produto acabado chegar às lojas e sites”, conta  Motoki em entrevista ao site Virgula Música, sobre a decisão de fazer um financiamento coletivo para bancar a prensagem dos discos. “A experiência de quem participa do financiamento dura mais do que um clique ou uma ida ao caixa. O fã acompanha a elaboração daquela obra, com isso a degustação do disco é maior e mais prolongada”, explica, antes de acrescentar: “somos amantes e colecionadores de vinil, é um sonho lançar um álbum nesse formato!”.

Depois de cinco anos sem lançar um álbum, a banda propôs se reinventar para Miragem. Experimentar novas sonoridades dentro da pluralidade dos integrantes. E isso fica muito evidente ao se ouvir o disco. As músicas nos levam pelas mais diversas direções mas ainda demonstram uma unidade e remetem ao som já conhecido pelos fãs e trazem uma “ambientação” própria. “As canções trabalham muito com climas e com texturas. Miragem é uma palavra que nos faz querer olhar para o horizonte, levantar um pouco os olhos que estão quase sempre focados em telinhas a um palmo de distância. Pra sonhar é preciso olhar pra frente”, finaliza Motoki.

Eu conheci o Ludov ao assistir o clipe de Princesa na MTV, anos atrás. E foi paixão instantânea. Depois de descobrir quem era aquela banda que teve a coragem de fazer musica pop de qualidade no Brasil (veja você), fui atrás de discos. Fui no show aqui em Curitiba, tirei foto, pedi autógrafo. Até hoje o Ludov é uma das bandas que mais admiro e suas músicas nunca saíram de minha playlist. Tenho todos os CDs (menos alguns EPs) inclusive com autógrafo. Mesmo Princesa, dez anos depois de seu lançamento. Como fã pude perceber a mudança quase palpável na sonoridade da banda. E como fã continuo achando o Ludov uma das melhores coisas na música brasileira.

Veja abaixo os clipes de Princesa, Copo de Mar e Cidade Natal. Os dois últimos do disco Miragem. Cidade Natal foi gravado na deslumbrante paisagem de Pedra Grande em Atibaia efoi dirigido por Habacuque Lima, também integrante do Ludov.

Clique AQUI e ouça Miragem completo no Deezer.

eu_vanessa
Este que vos escreve com a vocalista do Ludov Vanessa Krungold em 2007

No SITE OFICIAL é possível ouvir toda a discografia da banda.

6 comentários em “Ludov lança quarto álbum de estúdio com financiamento de fãs – Ouça ‘Miragem’

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: