Os maiores vencedores e perdedores do verão do cinema americano

Com o final da temporada de verão americana nos cinemas (e o início da temporada pré-Oscar) já dá pra se fazer um levantamento dos maiores vencedores e perdedores da estação, que é a mais lucrativa para o cinema por lá.

Já é seguro dizer que Guardiões da Galáxia o maior sucesso comercial do ano, com uma renda de $280 milhões de dólares só nos EUA e mais de U$550 milhões ao redor do mundo. Mas, e o que mais bombou ou flopou?

O site The Wrap fez um bom levantamento dos maiores sucessos e fracassos da temporada:

guardians-sun

VENCEDOR – Chris Pratt
O cara que começou em “Parks and Recreation” se tornou a maior estrela do verão americano depois de se tornar Peter “Star Lord” Quill no maior filme do verão, Guardiões da Galáxia, da Marvel. E ano que vem estará de volta em Jurassic World, também na temporada de verão.

mid-summer-box-office

PERDEDOR – A bilheteria do verão
A soma final da bilheteria americana ficou 15% abaixo da do ano passado no mesmo período, mesmo com o sucesso de Guardiões da Galáxia e Tartarugas Ninja. Graças a alguns truques orçamentários, não houveram grandes fracassos, mas os lucros não chegaram nem perto do sucesso de Homem de Ferro 3 no ano passado.

Angelina Jolie Maleficent

VENCEDORA – Angelina Jolie
O estrondoso sucesso de Maléfica, que rendeu $750 milhões de dólares ao redor do mundo não deixou dúvidas sobre quem é a maior estrela do cinema no momento. E a cine biografia de Louis Zamperini, Unbreakable, dirigida por Jolie já é um dos filmes favoritos para o Oscar.

Transformers-4-Age-of-Extinction

PERDEDORES – Haters
“Eles ainda aparecem”, disse o diretor e produtor Michael Bay sobre as críticas negativas a Transformers 4 em seu primeiro final de semana de exibição. Um bilhão de dólares em bilheteria mundial depois, Bay ainda está rindo por último.

chinaflag

VENCEDOR – China
Transformers 4 fez $300 milhões de dólares de bilheteria na China, mais do que qualquer filme fez nos Estaos Unidos neste verão.

Tom Cruise - Edge of Tomorrow trailer

PERDEDOR – Tom Cruise
Não é muito justo, porque No Limite do Amanhã não era um filme totalmente ruim e foi bem avaliado pela crítica. Acabou rendendo $100 milhões de dólares nos EUA e $350 no resto do mundo. Mas seu segundo lugar no final de semana de estreia, com $29 milhões de dólares, atrás de A Culpa É Das Estrelas, fez o épico que custou U$180 milhões parecer um fracasso.

dawn-planet-apes-transformers-rotten-tomatoesVENCEDORES – Críticos
Os críticos encontraram muito para elogiar este ano, e o blockbuster mais elogiado (Guardiões da Galáxia, com avaliação positiva de 92% no site Rotten Tomatoes) se tornou o filme mais lucrativo da temporada. Claro que sobraram críticas negativas para Transformers 4, que mesmo sendo o segundo filme mais lucrativo da temporada teve uma avaliação de somente 18%. Mas as avaliações negativas garantiram as bilheterias de vários filmes: Como Treinar Seu Dragão 2 (92%), X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido (91%), Planeta dos Macacos: O Confronto (90%), Anjos da Lei 2 (84%), A Culpa É Das Estrelas (80%) e Godzilla (73%).

jason-blum_10619-L0x0

VENCEDOR – Jason Blum
O rei dos filmes de horror de baixo orçamento conseguiu fazer sucesso de novo com Uma Noite de Crime 2 e assinou um contrato de 10 anos com a Universal.

robert-rodriguez

PERDEDOR – Robert Rodriguez
O grande fracasso de Sin City 2: A Dama Fatal foi ainda pior que seus dois filmes anteriores: Machete Mata e Pequenos Espiões 4.

fault-in-our-stars-shailene-woodley-ansel-elgort

VENCEDOR – Shailene Woodley
Quem iria imaginar que o romance meloso e choroso de $12 milhões de dólares A Culpa É Das Estrelas iria se sair melhor nas bilheterias que Divergente?

* As informações e opiniões são do The Wrap

Deixe um comentário

Acima ↑