Você sabia que não existe “fixador” nos perfumes?

Todo mundo gosta de ser identificado e lembrado pelo seu perfume. Para isso, o desejo é que ele fixe, dure e nos acompanhe, ao longo do dia ou da noite, certo?

Perfumes-For-Men1

O que ninguém sabe é que o tal do fixador, produto que faria com que um perfume durasse mais do que outro, não existe. Este é um dos grandes mitos que cercam o universo da perfumaria: um elemento que estaria presente na fórmula e que seria responsável pela durabilidade da fragrância. Tal substância não existe, afirma o coordenador do núcleo de avaliação de fragrâncias de O Boticário, Cesar Veiga. “O perfume é composto somente por água, álcool e essência”, esclarece.

O que determina a durabilidade do perfume é o tempo que ele leva para evaporar por completo. “Perfumes com matérias-primas que volatilizam menos, ou seja, que evaporam mais devagar, duram mais, pois levarão mais tempo para se desprender da pele”, diz Veiga. Limão, sálvia, lavanda e bergamota são exemplos de matérias-primas leves e altamente voláteis. Perfumes ricos nessas notas, como os cítricos, duram menos.

Matérias-primas como madeira, âmbar, musk, couro e baunilha são notas pesadas, que evaporam lentamente. Quanto mais rico nesses ingredientes for um perfume, mais ele irá fixar. Logo, fragrâncias amadeiradas, orientais e chipre são as mais duradouras, de acordo com Veiga.

Em uma posição intermediária estão as flores, frutas vermelhas e amarelas e a pimenta, que têm volatilidade média, acrescenta o especialista. Assim, uma fragrância floral ou adocicada não será tão volátil quanto uma cítrica nem tão duradoura quanto uma amadeirada.

Concentração

Outro fator que influencia a durabilidade do perfume é a concentração de fragrância. Quanto mais concentrado, mais ele durará, diz a gerente olfativa da Natura, Daniele Barbizan. “A água de colônia ou eau de cologne é o produto menos concentrado da perfumaria. Em uma escala crescente, vêm em seguida o splash corporal, o desodorante colônia ou eau de toilette e o deo parfum ou eau de parfum.”

A oleosidade da pele também pele contribui para fixar a fragrância, diz Daniele. “Aplicar perfume sobre uma pele seca é como jogar água na areia”, exemplifica. Se sua pele não é naturalmente rica em óleo, hidrate-a bem. Essa medida aumentará a durabilidade do perfume.

Onde aplicar

Os melhores locais para aplicar são sempre onde existe mais circulação de sangue e mais calor. A dica é aplicar nos punhos, dobras internas das pernas e cotovelos, nuca, tórax ou atrás das orelhas.

men-smell-perfume

Concentração de fragrância: Entenda as diferentes classificações de perfume e suas durabilidades

Água de colônia ou Eau de Cologne

• Concentração: 2% de fragrância.

• Duração: em torno de 3 horas.

Splash Corporal

• Concentração: 5% de fragrância.

• Duração: em torno de 4 horas.

Eau de toilette, Deo Colônia ou Desodorante Colônia

• Concentração: de 10% a 14% de fragrância.

• Duração: 6 a 8 horas.

Deo Parfum ou Eau de Parfum

• Concentração: 15% a 17% de fragrância.

• Duração: 10 a 12 horas.

Via Gazeta do Povo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: