Existem 195 concorrentes individuais no Oscar deste ano. E quando os ganhadores forem revelados no dia 22 de fevsereiro, eles se tornarão parte da história do cinema, se unindo a grandes nomes como Billy Wilder, Ben Hecht e Walt Disney.
Mas 80% dos concorrentes vão pra casa de mãos abanando. No entanto, uma boa notícia: eles também estarão em boa companhia. Um exemplo de indicados que não ganharam prêmio: Cidadão Kane, Chinatown e Star Wars; diretores Alfred Hitchcock, Howard Hawks, Stanley Kubrick e Ingmar Bergman; roteiristas Tennessee Williams, Arthur Miller, Dashiel Hammet, John Steinbeck, Graham Greene, Harold Pinter e David Mamet; as atrizes Gloria Swanson em Crepúsculo dos Deuses, Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo e Peter O’Toole em Lawrence da Arábia. No entanto eles parecem ter se dado bem com o tempo…

É difícil dizer por que eles não ganharam. Algumas vezes os gostos mudam. às vezes havia muita competição no ano. A Mulher Faz o Homem, de Frank Capra, foi indicado em 11 categorias em 1939, mas ganhou somente uma. Capra disse que aprendeu uma valiosa lição: Não faça seu melhor filme no mesmo ano em que lançam …E O vento Levou.
Uma boa notícia para os concorrentes deste ano: vocês estão melhores que muitos outros. Entre os filmes que NÃO foram indicados a melhor filme, diretor ou roteiro estão: Cantando na Chuva, Um Corpo Que Cai, Sob o Domínio do Mal (1962), King Kong (1933), 007 Contra Goldfinger, Ensina-me a Viver, O Cavaleiro das Trevas e O Rei Leão.

Muito pode ser dito sobre quem leva ou não os prêmios e as indicações, mas nunca saberemos… será que determinado filme ficou de fora por um voto? Ou será que filmes como Garota Exermplar e Grandes Olhos não receberam apoio nenhum mesmo?
Assim como Ben Affleck em 2012, os diretores Clint Eastwood (Sniper Americano), Ava DuVernay (Selma), James Marsh (A Teoria de Tudo) e Damien Chazelle (Whiplash), viram seus filmes indicados a melhor filme, mas não foram indicados a melhor diretor. Uma pequena lista de filmes indicados em que seus diretores não foram: O Mágico de Oz, O Falcão Maltês, Vitória Amarga, Tubarão, Taxi Driver, A Hora Mais Escura e, claro, Argo que venceu o prêmio de melhor filme em 2013. Sim, alguns dos diretores deste ano podem chorar nos ombros de gente como Steven Spielberg, Martin Scorsese e Ben Affleck.

Algumas performances consideradas clássicas hoje também sequer foram indicadas, por exemplo: Anthony Perkins como Norman Bates, Sean Connery como James Bond, Peter Sellers como Inspetor Clouseau, Boris Karloff como o monstro de Frankenstein ou Humphrey Bogart como Sam Spade. E alguns atores nunca receberam uma indicação sequer em toda sua carreira, incluindo Marilyn Monroe e Rita Hayworth.
John Cazale foi um ator incrível que apareceu em somente cinco filmes antes de sua morte prematura em 1978: O Poderoso Chefão I e II, A Conversação, Um Dia de Cão e O Franco Atirador. Todos os cinco foram indicados ao Oscar de melhor filme e três deles venceram. Mas Cazale nuca foi indicado.

E se pensarmos em alguns dos jovens indicados? Quvenzhane Wallis, Anna Paquin, Abigail Breslin, Haleu Joel Osment… em outras palavras, vários talentos menores de 12 anos. Então.. não parece muito difícil ser indicado a um Oscar de ator não é?
A Academia De Cinema e Artes americana está sempre sob fogo cruzado por uma razão ou outra, porque eles são o órgão mais importante de Hollywood. O Oscar tem uma seleta e orgulhosa lista de vencedores nos últimos 86 anos. Mas para cada vencedor, há uma mão cheia de gente que ficou só olhando.
Alguns dos concorrentes deste ano já fizeram história. Alguns, se ganharem, farão. Vários ficaram de fora da festa (como Jennifer Aniston, Amy Adams, David Fincher e Uma Aventura Lego). Mas o mais importante é que não é um Oscar que define se um filme se tornará um clássico atemporal ou não. Veja os casos de Cantando na Chuva e Um Corpo Que Cai, dos diretores Alfred Hitchcock e Stanley Kubrick. Ou mesmo, olhe para os premiados mais recentes de melhor filme. Vai dizer que você ainda se lembra de O Discurso do Rei (que venceu Cisne Negro, A Rede Social, Toy Story 3 e A Origem), Guerra Ao Terror (recordista com a menor bilheteria da história entre os vencedores e que levou o prêmio entre Avatar, Up e Bastardos Inglórios), Menina de Ouro (que bateu O Aviador) ou Crash (que tirou um prêmio que parecia garantido das mãos de O Segredo de Brokeback Mountain)? Com informações da Variey