Estudante cria creme para remoção de tatuagens

A gente adora tatuagens, mas algumas pessoas se arrependem dos desenhos ao longo da vida. E o processo de remoção a laser existente hoje é caro e doloroso.

O estudante canadense Alec Falkenham, da Universidade de Dalhousie, está desenvolvendo uma tecnologia de baixo custo para a remoção de tatuagens. O produto será um creme, como um hidratante, e não precisará de supervisão médica na hora da aplicação.

Thor-tatuagem

Batizada de Bisphosphonate Liposomal Tattoo Removal (BLTR), a tecnologia é menos invasiva do que os atuais procedimentos de remoção a laser. Após a aplicação, o creme libera uma droga no organismo que elimina apenas as células coloridas pela tinta, sem danificar o tecido ao redor.

Em um processo normal de tatuagem, algumas células de defesa do corpo, chamadas macrófagos, englobam o pigmento para proteger o restante das células deste “corpo estranho”. O que nós vemos, ao olhar para uma tatuagem, são na verdade os macrófagos na pele. Com o passar dos anos, como todas as células do corpo, estas também acabam sendo substituídas por novas – e é por isso que as tatuagens costumam se tornar mais opacas, perdendo a cor.

O creme com BLTR acelera esse processo natural do corpo estimulando os gânglios linfáticos, que produzem as células de defesa.  O creme está sendo testado em orelhas tatuadas de porcos e os melhores resultados têm ocorrido em tatuagens com mais de dois anos. O pesquisador garante que o preço do produto para remover uma tatuagem de 10 cm ficará em torno de 4,50 dólares, mais barato que uma sessão a laser. Mas, por enquanto, não há previsão de lançamento do creme no mercado.

Com informações da Info Magazine

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: