Páscoa é pra bicho gente! Mantenha seus pets longe dos chocolates

Mesmo que o chocolate seja delicioso para o dono, pode ser fatal para os animais de estimação, tornando-se essencial resistir às chantagens do pet pedindo um pedacinho. Segundo a veterinária especialista em toxicologia Ceres Faraco, o maior problema é que os bichos não metabolizam a teobromina.

Cute-Pug-Easter-Bunnies-puppy

Além disso, a cafeína também faz muito mal aos animais. “Esses elementos são capazes de causar intoxicação em cães e gatos. O chocolate amargo, por exemplo, é o que tem maior quantidade destas substâncias, sendo o mais prejudicial”, estima a veterinária Carolina Zaghi Cavalcante, coordenadora da Unidade Hospitalar de Animais de Companhia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (UHAC PUCPR).

Na época da Páscoa, o cuidado deve ser dobrado. Afinal, muitos pets pegam o chocolate dos locais em que alcançam. “Infelizmente, atendemos vários casos na UHAC de cães (principalmente filhotes) que roubam os ovos de Páscoa. Nesses casos, o descuido pode ser fatal”, alerta Carolina, que recomenda levar a um hospital veterinário o mais rápido possível se o bicho apresentar vômito, diarreia, tremores, espasmos musculares, convulsões ou incontinência urinária.
No hospital, o procedimento irá depender da quantidade ingerida e do tempo. “No caso da intoxicação aguda, as substâncias tóxicas podem ser mais facilmente eliminadas pela indução do vômito no período de 2 a 4 horas após a ingestão.

Normalmente, é necessário também uma lavagem gástrica e fazê-los ingerir carvão ativado”, explica Ceres. Porém, se a intoxicação for crônica (quando o cão ou o gato recebe chocolate diariamente, por exemplo), o efeito tóxico é cumulativo e as consequências, mais graves, podendo levar ao coma e à morte.

As veterinárias dão dicas práticas de como evitar incidentes:

Chocolates específicos
Produtos para pets, sem teobromina e cafeína, podem ser fornecidos. Vale lembrar que nenhum petisco deve ultrapassar de 10% a 20% da alimentação total do animal.

Prevenção
Coloque os alimentos proibidos em armários fechados (de preferência trancados, caso fiquem na altura deles);
Deixe claro aos visitantes, especialmente quando a casa está cheia, que ninguém pode dar guloseimas ao seu animal.

gatopascoa

Via Gazeta do Povo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s