Para celebrar a estreia de Tomorrowland: 20 curiosidades sobre o gênio do mundo da animação Walt Disney

Ele é o maior nome da animação mundial. Não tem como falar de desenho animado e não pensar em Walt Disney. A mente por trás do Mickey Mouse criou também parques temáticos, desejo de viagem de 11 entre 10 crianças (e adultos) mundo afora. Quem não sonha em ir para a Disney um dia e tirar uma foto com o “Mickey de verdade”? Tirar fotos, conhecer personagens e ir em brinquedos do parque como os que originaram a franquia Piratas do Caribe e que agora dão origem a Tomorrowland: O Lugar Onde Nada é Impossível?

Veja o que falamos de Tomorrowland

Disney já foi tema de filme, no ótimo Walt Nos Bastidores de Mary Poppins, onde alguns momentos de sua vida foram retratados (leia nossa resenha AQUI). Para celebrar a estreia de Tomorrowland, o site Omelete compilou 20 curiosidades sobre o homem-criança mais amado do mundo:

disney1

Mortimer Mouse era o nome original de Mickey Mouse, o personagem criado por Disney para substituir o coelho Oswald (perdido em uma batalha por direitos autorais com a Universal). A inspiração foi o camundongo adotado como animal de estimação por Walt Diney no seu primeiro estúdio, o Laugh-O-Gram. Foi Lillian Bounds, a esposa de Disney, que o convenceu a trocar o nome, justificando que Mortimer era muito pomposo (o nome depois serviu para batizar um dos rivais de Mickey).

disney2

Walt Disney é o maior vencedor do Oscar, com 22 estatuetas. Ele também é a pessoa com o maior número de indicações (59 no total) e o maior número de prêmios em um único ano, levando quatro estatuetas em 1954 (Melhor Curta-Metragem Animado, Melhor Média-Metragem, Melhor Documentário Curta-Metragem, Melhor Documentário Longa).

disney3

O sucesso de Branca de Neve e os Sete Anões (1937) era uma questão de vida ou morte para os Estúdios Disney. O filme custou US$ 1,4 milhões, uma soma absurda para a época, e obrigou Walt Disney a hipotecar a própria casa para ser finalizado. Elogiado pela crítica e bem recebido pelo público em 1938, a animação se tornou um sucesso de bilheteria, arrecadando quatro vezes mais do que qualquer filme lançado no ano. O longa também recebeu um Oscar honorário por sua inovação tecnológica (entregue a Disney por Shirley Temple no formato normal e com mais sete miniaturas).

disney4

Durante a produção de Branca de Neve, Disney manteve diversos animais no estúdio para que os animadores pudessem usar como referência.

disney5

Walt Disney planejou uma sequência para Branca de Neve, um curta-metragem chamado Snow White Returns. O filme ganhou storyboards, mas nunca chegou ao estágio de produção.

disney6

“Homem na floresta” era o código que os animadores usavam para alertar seus colegas a voltarem ao trabalho quando Walt Disney entrava na sala.

disney7

O feiticeiro do segmento “O Aprendiz de Feiticeiro” de Fantasia (1940) se chamaYen Sid, que é o contrário de Disney.

disney8

Walt Disney era tão detalhista que planejou para que as lixeiras da Disney World estivessem localizadas a exatos 25 passos do carrinho de cachorro quente. A distância corresponde ao tempo que ele levava para comer o lanche inteiro antes de precisar de um lixo para depositar a sua embalagem vazia.

disney9

Para evitar que seus personagens circulassem em áreas “erradas”, acabando com a magia do parque, Disney planejou um elaborado sistema de túneis para a Disney World, inaugurada em 1971, na Flórida. O parque todo é construído sobre uma leve inclinação para acomodar as passagens para que os atores circulem pelo parque sem acabar com a ilusão. O sistema também serve para remover o lixo.

disney11

Ansioso para cuidar de todos os detalhes da Disneylândia, Walt Disney construiu um apartamento para a sua família em cima do Corpo de Bombeiros da Rua Principal do parque. Uma lâmpada na janela sinalizava para os funcionários que Disney estava no local.

disney12

Por muitos anos, Disney teve a patente da Technicolor, sendo o único animador autorizado a fazer desenhos em cor.

disney13

Wall-E é uma referência a Walter Elias, o nome completo de Disney.

disney14

De origem francesa, o sobrenome que virou sinônimo de animação é originalmented’Isigny e foi anglicizado quando o clã se mudou para o Reino Unido. A família se estabeleceu em uma pequena vila, hoje conhecida como Norton Disney, na cidade de Lincoln. Seus descendentes migraram para o Canadá e EUA.

disney15

Segundo Walt Disney, o seu trecho animado favorito é a transformação do vestido de Cinderela (1950). Já seu personagem favorito é o amigo atrapalhado de Mickey, o cachorro Pateta.

disney16

Antes de produzir a animação de 1953, Walt Disney interpretou Peter Pan em uma peça da escola.

disney17

Muitos acreditam que a ausência de mães em muitas produções do estúdio estaria ligada a culpa que Disney sentia pela morte da sua própria mãe, Flora Call Disney, em 1938. Vindo do sucesso de Branca de Neve, o animador e seu irmão Roy resolveram comprar uma nova casa para a matriarca, mas uma falha no sistema de aquecimento fez com que Flora morresse por intoxicação por monóxido de carbono.

Na foto: Roy, Flora, Elias, Ruth e Walt Disney.

disney18

As polêmicas em torno de Disney envolvem racismo, antissemitismo e anticomunismo. Neal Gabler, o primeiro biógrafo a ter acesso irrestrito aos arquivos Disney, concluiu em 2006 que não existem evidências que sustentem as duas últimas acusações. “Ele ganhou essa reputação pois na década de 40 se afiliou a um grupo chamado Motion Picture Alliance for the Preservation of American Ideals (Aliança de Cinema pela Preservação dos Ideais Americanos), que era uma organização antissemita e anticomunista. Apesar de que, a meu ver, ele não era antissemita, ele se associou de boa vontade a pessoas que eram, e aquela reputação ficou“, explica Gabler, que também atesta que muitos artistas judeus trabalharam nos estúdios Disney ao longo dos anos. Já as acusações de racismo, Gobler justifica como um sintoma da época: “Ele nunca, publicamente ou na vida privada, fez comentários sobre negros ou a superioridade branca. Porém, como muitos americanos da sua geração, ele era racialmente insensível“, o que explica os certos trechos Fantasia (1940), Canção do Sul (1946) e Peter Pan (1953).

Na foto: Disney e a ambulância que dirigiu durante a Primeira Guerra Mundial. A decoração foi feita por ele.

disney19

Mogli – O Menino Lobo (The Jungle Book, 1967) foi a última animação que Disney supervisionou pessoalmente. O filme foi lançado 10 meses após a sua morte.

disney20

Uma das últimas palavras escritas por Walt Disney foram ” Kirt Russell”, uma referência a Kurt Russell. Ninguém, incluindo o ator, tem ideia do seu verdadeiro significado, mas Russell acabara de estrelar Nunca é Tarde para Amar (Follow Me, Boys!, 1966) e logo depois assinou um contrato de 10 anos com os estúdios Disney.

VIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s