Relembre os três filmes da série Jurassic Park antes de conferir Jurassic World

Jurassic Park foi um marco no cinema moderno. Seus efeitos espetaculares, seus dinossauros mecânicos e sua história envolvente o transformaram em um clássico moderno.

Vinte e dois anos depois chega aos cinemas a quarta aventura, desta vez estrelada pelo astro do momento Chris Pratt (de Guardiões da Galáxia) e Bryce Dallas Howard (de A Vila).

Então bora relembrar os três filmes anteriores?

Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros (1993)

JURASSIC PARK, 1993. ©Universal/courtesy Everett Collection

Steven Spielberg adquiriu os direitos da adaptação do livro de Michael Crichton antes mesmo da publicação e em 93 levou às telas a história impressionante do milionário que pretendia construir um parque de diversões estrelado por dinossauros. E criou uma nova febre pelos seres jurássicos no mundo do entretenimento.

O filme foi aclamado como um marco na indústria de efeitos especiais, que foram produzidos pela Industrial Light & Magic(com efeitos criados através de computação gráfica) e pela Stan Winston Studios (com efeitos produzidos através de animatrônica). 

Jurassic Park recebeu críticas altamente positivas e arrecadou mais de novecentos milhões de dólares em todo o mundo, tornando-se o filme de maior sucesso lançado até então (sendo ultrapassado somente quatro anos depois por Titanic), e sendo atualmente, a décima setima maior bilheteria de todos os tempos. A adaptação venceu três Óscars, sendo eles de Melhor som, Melhor edição de som e Melhores efeitos especiais.

Com seu relançamento em 3D nos cinemas em 2013, Jurassic Park se tornou o primeiro filme da Universal Pictures e também de Steven Spielberg a ultrapassar a marca de US$ 1 bilhão de arrecadação nos cinemas mundiais.

 

Na história um milionário cria um parque temático numa ilha chamada Nublar povoado por dinossauros criados a partir do DNA encontrado em fósseis e recriado com ovos de sapos. Uma tempestade tropical os obriga a adiar a inauguração do parque e somente os netos do milionário John Hammond e um casal de pesquisadores permanece na ilha, além de alguns membros da equipe técnica e um técnico responsável por analisar a segurança do parque. Mas as coisas não demoram a dar errado quando uma pane elétrica permite que o tiranossauro fuja de sua área de confinamento e em breve todos os dinossauros mais perigosas estarão à solta.

Elenco: Sam Neil, Laura Dern, Jeff Goldblum, Richard Attenborough. Direção: Steven Spielberg

O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997)

jurassic park lost world

Quatro anos após o incidente ocorrido na Ilha Nublar (acontecimentos do primeiro Jurassic Park), que resultou na morte de quatro pessoas, o ex-megacapitalista agora regenerado ambientalista John Hammond, ex-diretor da InGen, responsável pela criação doJurassic Park, o parque temático habitado por seres pré-históricos, descobre que algumas espécies de dinossauros ainda vivem na ultra-secreta Ilha Sorna, também conhecida como “Sítio B”, onde os dinossauros eram criados antes de serem mandados à Ilha Nublar para serem expostos ao público. Sabendo que seu sobrinho, o inescrupuloso Peter Ludlow, atual diretor da InGen pretende mandar uma expedição à Ilha Sorna com a intenção de capturar espécimes de dinossauros para serem expostos na nova sede do Jurassic Park na cidade de San Diego, Hammond convoca uma equipe de quatro pessoas para mandar à ilha antes dos mercenários, para registrar os animais em seu habitát natural, com a intenção de apresentar ao mundo sua criação e fazer do lugar um santuário proibido para todos, preservando assim, as espécies que lá vivem.

A equipe de Hammomd, liderada pelo matemático Dr. Ian Malcolm, que condenou o parque no episódio anterior, conta também com a paleontóloga Dra. Sarah Harding, namorada de Malcolm, além do fotógrafo e integrante do Greenpeace, Nick Van Owen, e do perito em equipamentos do campo, Eddie Carr. A princípio, Malcolm nega-se a ir, pois as lembranças do incidente na Ilha Nublar ainda o atormenta, mas muda de ideia ao descobrir que Sarah já fora enviada à ilha. Revoltado, Ian decide ir à ilha com a missão de resgatá-la das feras pré-históricas. Porém, lá, a equipe de Ian (que também conta com sua filha, Kelly Malcoln, que foi escondida no trailer) defronta com a equipe de Ludlow. Mesmo com interesses opostos, o destino dos dois grupos se cruzam, obrigando-os a se aliarem para uma causa em comum: a sobrevivência.

Elenco: Jeff Goldblum, Richard Attenborough, Julianne Moore, Vince Vaughn, Pete Postlethwaite. Direção: Steven Spielberg

Jurassic Park III (2001)

jp3c

O enredo do filme gira em torno de uma nova visita de Alan Grant (Sam Neil) ao dinossauros do Jurassic Park. Apesar de ter ficado abalado com seu último encontro com estes dinossauros, Grant continua dedicando sua vida a ao estudo sobre eles, e desenvolve uma teoria sobre o desenvolvimento da inteligência dos velociraptores. Desesperado em busca de fundos para dar prosseguimento à sua pesquisa, ele aceita a oferta de Paul Kirby e Amanda Kirby — dois supostos milionários que desejam fazer uma excursão aérea na Ilha Sorna —, que querem a companhia de Grant nesta excursão. Porém, durante o passeio, Alan descobre a verdadeira intenção dos Kirby, que é descer até a ilha para procurar seu filho Erik, que desapareceu no local em uma expedição ocorrida 8 semanas antes. Apesar da oposição de Grant, eles pousam na ilha e acabam sendo atacados por uma nova espécie de dinossauro, maior e mais feroz que o Tiranossauro — o antagonista dos dois primeiros filmes da saga —, o Espinossauro.

Elenco: Sam Neil, William H. Macy, Téa Leoni. Direção:Joe Johnston

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)

jurassic-world

22 anos após os acontecimentos de Jurassic Park, na Ilha Nublar, o parque está aberto. Um novo parque de dinossauros realizou o sonho de John Hammond (Richard Attenborough).11 O lugar é chamado de “Jurassic World”, e é administrado pelo bilionário Simon Masrani (Irrfan Khan), dono da empresa Masrani Global, que comprou a InGen após os incidentes envolvendo as ilhasSorna e Nublar. Durante 10 anos, o novo parque é um sucesso. Mas uma queda de público começa a incomodar os acionistas da Masrani. Enquanto o ex-militar Owen Grady (Chris Pratt) conduz uma pesquisa comportamental com os Velociraptors, a equipe de geneticistas do parque liderada pelo Dr. Henry Wu (B.D. Wong) e coordenada pela gerente de operações Claire Dearing (Bryce Dallas Howard) resolve criar uma nova atração, algo que traga de volta o interesse do público. A criação é um dinossauro híbrido que mistura os DNAs do Carnotaurus, do Majungasaurus, do Rugops e do Giganotosaurus, tiranossauro rex, além do DNA de alguns animais modernos. É o Indominus rex.12 Depois de um tempo em contenção, o novo dinossauro consegue escapar de seu cercado, e essa fuga em meio a milhares de visitantes força a equipe do parque a tomar medidas extremas para evitar um desastre de proporções catastróficas.

Elenco: Chris Pratt, Bryce Dallas Howard, Omar Sy, Vincent D’Onofrio. Direção: Colin Trevorrow

Um comentário em “Relembre os três filmes da série Jurassic Park antes de conferir Jurassic World

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: