Resenha do site: Enquanto Somos Jovens

enquanto somos jovensAssim como existem dois casais de protagonistas em Enquanto Somos Jovens, existem duas formas de assistí-lo seguindo justamente estes dois pontos de vista.

Darby e Jamie (Amanda Seyfried e Adam Driver) estão na casa dos vinte e poucos anos. Ele, aprendiz de documentarista. Ela, fabrica sorvetes caseiros. Hipsters no mais explícito sentido da palavra, adoram filmes antigos em VHS, andam de bicicleta, colecionam LPs e escrevem em máquinas de datilografia. Fabricam seus próprios móveis, promovem festas na rua e, bom, agem de acordo com a própria idade.

Cornelia e Josh (Naomi Watts e Ben Stiller) estão na casa dos quarenta e poucos. Ele, documentarista de renome está há dez anos tentando terminar um novo filme. Ela, produtora dos documentários do próprio pai, não consegue engravidar. Ambos vivem de forma razoavelmente confortável em sua vida classe média americana. Têm amigos da mesma idade que já estão tendo filhos e, bom, comportam-se como pessoas de sua idade.

É justamente do embate destas duas gerações que vem o conflito principal de Enquanto Somos Jovens. Enquanto Cornelia e Josh não largam seus celulares e leitores digitais, Darby e Jamie não têm nem Facebook. Enquanto os dois primeiros querem procurar uma resposta no Google, os dois últimos vão a rituais de purificação com Xamãs e deixam que a resposta “venha até eles”. Não estamos falando de estereótipos, mas de pessoas capazes de serem encontradas na rua, onde está cada vez mais comum tanto um quanto outro tipo. Em qualquer idade. “Eu gostava dessa música quando ela ainda era considerada ruim” é uma frase que resume bem o embate de gerações.

Quando Jamie se aproxima de Josh em uma aula de cinema, o mais velho vê ali a oportunidade de ter um “pupilo”, alguém que lhe demonstra devoção e, rapidamente o casal mais jovem arrasta os outros dois para sua vida de passeios de carro, festas descompromissadas e filmagens alternativas. Quando Cornelia e Josh passarão a se sentir desconfortáveis é a grande questão. Sim, porque o casal de 40 e tantos anos logo vai perceber que uma vida de 20 não é pra eles. Aulas de hip-hop? Passeios de bicicleta? Talvez estejam velhos pra isso. Porém, ao mesmo tempo, se sentem deslocados junto com um casal de sua idade que só sabe falar de bebês.

O conflito de gerações é o ponto central do novo filme de Noah Baumbach (o mesmo de Frances Ha A Lula e a Baleia). Mas não da forma como estamos acostumados a ver no cinema em comédias fáceis. Trata-se de uma história sincera onde nós, do lado de cá, facilmente nos identificaremos com um dos dois casais. Seja nossa qual idade for.

Darby e Jamie são jovens, impetuosos, transpiram vitalidade e querem ser originais, fazer sucesso e fazer a diferença. Cornelia e Josh já viveram boa parte da vida, sentem que já fizeram bastante e, por outro lado, tentam não se acomodar. Boa parte do brilhantismo do filme vem, claro, de seus atores. Ben Stiller finalmente se entrega a papeis mais condizentes com sua idade e, assim como já o fez no emocionante A Vida Secreta de Walter Mitty, interpreta alguém que não é muito distante de seus personagens em comédias infantis, porém maneirando nas caras e bocas. Os talentos e belezas de Naomi Watts (de King KongCidade dos Sonhos) e Amanda Seyfried (de Mamma Mia Cartas Para Julieta) só têm a acrescentar numa história que prende fácil o espectador, que não tardará a se ver em algum dos personagens na tela.

Pode parecer um dilema fácil, e até tolo. Mas o diretor e roteirista faz um trabalho brilhante ao não deixar o filme favorecer ninguém. Todos (assim como nós, pessoas reais) vivem de erros e acertos. Todos possuem suas qualidades e defeitos. E, ao final do filme, percebemos que todos podem, a sua maneira, estar certos, por que não? E no final ainda fica uma dúvida: o título se refere a qual dos dois casais?

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s