‘Que Horas Ela Volta?’ é o indicado brasileiro a uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016

“Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2016! Desde o festival de Sundance, aonde Regina Casé saiu como Melhor Atriz, o longa fez toda a caminhada para que isso acontecesse. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério da Cultura.

Além do prêmio no festival de Sundance, “Que horas ela volta?” passou pela mostra Panorama no Festival de Berlim e foi eleito o melhor filme. E foi também eleito melhor filme pelo público do World Cinema Amsterdan.

regina-case-e-michel-joelsas-em-cena-de-que-horas-ela-volta
Esse é um dos concorrentes mais fortes do Brasil nos últimos anos. E essa indicação ainda garante uma maior visibilidade do filme pela academia, o que pode realmente colocar Regina Casé como uma  candidata ao Oscar 2016 de Melhor Atriz, feito conseguido por Fernanda Montenegro em 1999 com Central do Brasil.
The_Second_Mother_Still
“Que horas ela volta?”
fala sobre a pernambucana Val (Regina Casé) que se mudou para São Paulo a fim de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Com muito receio, ela deixa a menina no interior de Pernambuco para ser babá de Fabinho, morando integralmente na casa de seus patrões. Treze anos depois, quando o menino (Michel Joelsas) vai prestar vestibular, Jéssica (Camila Márdila) lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo, no intuito de prestar a mesma prova. Os chefes de Val recebem a menina de braços abertos, só que quando ela deixa de seguir certo protocolo, circulando livremente, como não deveria, a situação se complica.Confira o trailer:

“Que horas ela volta?” entra na lista de filmes em língua estrangeira que serão considerados pela academia, nessa etapa todos os países podem enviar um filme para entrar na votação até o dia 1 de outubro.

No meio de dezembro a academia vai divulgar uma shortlist com os 9 filmes que ainda continuam na corrida, para então em 14 de janeiro, sair a lista oficial com os 5 indicados.

Também ontem o Ministério da Cultura divulgou uma lista com os filmes pré-selecionados, que entrariam para a votação. Confira a lista – que como de costume trazem filmes elogiados pela crítica e praticamente desconhecidos do público:

Imagem

Com essa escolha do longa de Anna Muylaert, o país quebrou uma nova barreira, pois a última vez em que o filme escolhido tinha uma mulher na direção foi em 1986 com Suzana Amaral, por “A Hora da Estrela”.

O Brasil teve 4 indicações ao Oscar de melhor filme estrangeiro e 1 filme que esteve no shortlist mas não chegou entre os indicados. A última indicação foi em 1999 por “Central do Brasil” de Walter Salles.

“Que horas ela volta?” já foi vendido para mais de 30 países. Confira alguns dos cartazes do filme ao redor do mundo:

que horas ela volta
O filme está em cartaz em pouquíssimas salas no Brasil e espera-se que com a pré-indicação ele acabe estreando em um número maior de salas. Os últimos filmes presentes na lista para uma indicação do Brasil foram:
  • Hoje eu Quero Voltar Sozinho (2015)
  • O Som Ao Redor (2014)
  • O Palhaço (2013)
  • Tropa de Elite 2 (2012)
  • Lula, O Filho do Brasil (2011)
  • Salve Geral (2010)
  • Última Parada 174 (2009)
  • O Ano Em Que Meus Pais Saíram de Férias (2008) – pré-selecionado
  • Cinema, Aspirinas e Urubus (2007)
  • Dois Filhos de Francisco (2006)

VIA

Um comentário em “‘Que Horas Ela Volta?’ é o indicado brasileiro a uma vaga no Oscar de melhor filme estrangeiro de 2016

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: