Você sabe como é gravada uma sitcom?

“Sitcom”é um abreviação em inglês para “comédia de situação”, já que muitas dessas séries abordam eventos simples do cotidiano. Mas o termo também se refere a um formato tradicional de gravação nos EUA, cujas origens remetem ao antepassado da televisão – o teatro. Basicamente, ele funciona como uma enorme peça teatral, mas filmada por câmeras e depois editada. Apenas recentemente se popularizaram comédias que fogem desse estilo,como Modern Family 30 Rock, que abusam, por exemplo, de locações ao ar livre.

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Silêncio no estúdio!

Muito ensaio e cuidado técnico arrancam risadas espontâneas da plateia

1. As sitcoms que seguem o formato tradicional,comoTwo and Half MeneThe Big Bang Theory, são rodadas diante de uma plateia de verdade, que se acomoda em dois blocos de assentos logo atrás das câmeras, à direita e à esquerda do set. Tem fã que espera horas diante do estúdio para conseguir sua vaga. Outros garantem o ingresso na web

2. Aquela risada gravada (absurdamente falsa) que você ouve em programas como Zorra Total se chama claque. Uma legítima sitcom não precisa dela: a plateia reage em tempo real às piadase às improvisações dos atores. Os roteiristas sabem disso e já escrevem pensando na resposta do público – cujo som é gravado e depois exibido junto com a respectiva cena

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3. O set é como um grande teatro, com uma parte para o público e outra para o espaço cênico. Os cenários simulam ambientes fechados,como uma casa, mas sem uma das paredes (a chamada “quarta parede”). É por isso que eles são sempre registrados pelo mesmo ângulo -é o ponto de vista do telespectador, da plateia e das câmeras

4. Os cenários mais utilizados ficam permanentemente montados.É o caso do hall do elevador e da sala de estar de Sheldon em Big Bang. O corredor que leva aos quartos termina em lugar nenhum: esses cômodos são erguidos em outra área, quando necessários. O apê de Penny alterna seu espaço físico com o da lanchonete da universidade, por exemplo

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5. Trilhos com diferentes holofotes permitem o controle total do nível de luz.É possível “enganar” o público, recriando um tom diurno ou noturno, por exemplo. A primeira etapa da gravação é um ensaio chamado “blocagem”, em que os atores são informados onde devem ficar a cada fala ou cena, exatamente para que os técnicos ajustem a iluminação

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6. Após a blocagem, rola o primeiro ensaio real. O diretor dá suas últimas instruções aos atores e orienta a movimentação das câmeras. Todas elas funcionam simultaneamente para que não se perca nenhum bom momento de improvisação, por exemplo. Se ele tivesse de ser repetido, perderia muito da reação espontânea da público presente e dos atores

7. Nas sitcoms mais tradicionais, a edição das imagens é feita em tempo real, numa ilha de comando localizada acima do set. Os cortes e a escolha entre os diferentes ângulos captados pelas câmeras seguem instruções gerais definidas entre diretor, editor e um “showrunner” (um chefão comoChuck Lorre, criador de Two and a Half Men)

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8. Só então começa a filmagem de verdade. Dificilmente tudo rola certo logo na primeira vez. Afinal, alguém sempre erra uma fala ou é necessário realizar ajustes técnicos. Cada trecho do roteiro é gravado várias vezes, até que o diretor fique satisfeito. Ao final,é habitual que o elenco agradeça à plateia, dê autógrafos e tire fotografias com os fãs.

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