Resenha do site #Oscar2016 – O Bom Dinossauro

o-bom-dinossauroA premissa era ótima: o asteroide que extinguiu os dinossauros nunca atingiu a Terra e neste novo universo, um dinossauro e um humano viram amigos. A ideia também: explorar esta amizade aparentemente improvável (apesar de não muito original, vá lá). As cenas prometiam ser deslumbrantes (e são). Então por que O Bom Dinossauro não funciona como deveria?

Bom, não é que não funcione exatamente. Trata-se de uma boa animação, com extremo cuidado visual e com mensagens importantes, como é costume da marca Disney-Pixar. Mas alguns detalhes para os olhos mais atentos incomodam bastante. Toda a história parece uma mistura de O Rei LeãoEm Busca do Vale Encantado (ou, para permanecermos na Disney, Dinossauro). O pequeno Arlo (um dinossauro) é desajeitado e medroso e ao se perder de casa irá contar com a ajuda preciosa do improvável amigo Spot (um humano) para conseguir encontrar o caminho de volta pra casa. Percebeu as semelhanças?

Mas, mais do que semelhanças de roteiro (que são muitas), é difícil entender como absolutamente ninguém dentro da Disney ou da Pixar percebeu como uma cena importante na trajetória de Arlo é particularmente igual a uma das cenas mais icônicas de O Rei Leão. Outras diversas cenas também remetem à saga de Simba (como cenas “espirituais” e cenas das hienas). Junte a isso tramas de “volta pra casa” similares aos já citados Em Busca do Vale Encantado, Dinossauro ou Bolt e você terá uma boa ideia do que é o filme.

As imagens são deslumbrantes? Sem dúvida. Cada frame enche os olhos com paisagens, tempestades e por do sol espetaculares. A ideia de trocar os papeis e pintar o humano como se fosse o cachorrinho de estimação do dinossauro funciona? Muito bem, principalmente no começo enquanto a piada é original. A trajetória de Arlo é emocionante? Definitivamente, vários momentos são de encher os olhos de lágrimas e pode ter certeza que ele terminará a trajetória mudado. Então qual o problema?

O maior deles é seu roteiro fraco e sua cara de mashup de outros filmes. As semelhanças com O Rei LeãoDinossauro são tantas que realmente incomodam. Em determinado momento, o filme faz referência a um faroeste, em uma cena que, apesar de divertida e intensa, parece não ter conexão alguma com o restante da história. Além disso tudo, é a coisa toda da “trajetória”, dos percalços e inimigos pelo caminho que torna o filme cansativo. Quando Arlo e Spot se livram de uma enrascada, ficamos esperando a próxima, pois sabemos que chegar em casa mesmo (se isso for acontecer) será somente no final do filme que, convenhamos, não é nada original (e vai remeter a Os Croods).

Quem não se incomodar com estes pequenos detalhes, vai se divertir com o filme, certamente. Visual de cair o queixo, boas piadas (ainda que mais infantis que de costume), diversos momentos onde diálogos não são necessários, emoção e uma boa lição no final. Mas o que fica mesmo, pra quem gosta de cinema, é a sensação de mexidão requentado. Talvez seja bom que estreie perto de Natal e ano novo, nesta época já estamos acostumados a juntar as sobras das ceias e esquentar para comer achando que é um prato novo mas no fundo sabendo que é só uma mistura do que já tinha. Bem como O Bom Dinossauro: uma mistura do que já teve ontem.

Veja logo abaixo do trailer algumas imagens comparativas e tire suas próprias conclusões.

arlo-simba dad-ghost hienas

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha do site #Oscar2016 – O Bom Dinossauro

  1. Wanderson Dias disse:

    Eu sei que não devemos subestimar o público, mas algumas fórmulas funcionam tão bem que não vejo problema em ver um filme leve e puro entretenimento repetindo ideias já utilizadas.

    Mas gostei do seu texto e espero ver o filme em breve.

    Abraços e parabéns pelo trabalho!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s