Entre os indicados, surpresas, polêmicas e faltas do Oscar deste ano, podemos notar algumas curiosidades:
Veja a lista completa dos indicados ao Oscar 2016
Esta é a primeira vez que alguns dos indicados aparecem entre as nomeações:

- Lenny Abrahamson – diretor de O Quarto de Jack
- Adam McKay – diretor e co-roteirista de A Grande Aposta
- Bryan Cranston – ator em Trumbo
- Brie Larson – atriz em O Quarto de Jack
- Charlotte Rampling – atriz em 45 Anos
- Tom Hardy – ator coadjuvante em O Regresso
- Mark Rylance – ator coadjuvante em Ponte dos Espiões
- Jennifer Jason Leigh – atriz coadjuvante em Os Oito Odiados
- Rachel McAdams – atriz coadjuvante em Spotlight
- Alicia Vikander – atriz coadjuvante em A Garota Dinamarquesa
- Carter Burwell – compositora em Carol
- Lady Gaga – compositora na categoria melhor canção original por The Hunting Ground
Esta também é a primeira vez que o Brasil concorre ao Oscar na categoria de melhor animação, com o longa O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. O filme concorre com Divertida Mente, Shaun: O Carneiro, Anomalisa e Quando Estou com Marnie.
Se qualquer filme vencer o Oscar de melhor filme a não ser A Grande Aposta ou Spotlight, será a primeira vez que um filme irá vencer na categoria há 20 anos sem ter sido indicado ao SAG de melhor elenco. A última vez foi em 1995 com Coração Valente.
Apesar de ser o campeão com 12 indicações, O Regresso tem um grande desafio pela frente: somente sete filmes venceram o Oscar de melhor filme sem uma indicação de roteiro, incluindo somente um nos últimos 50 anos. São eles: Titanic (1997), Asas (1927), Melodia da Broadway (1928), Grande Hotel (1931), Cavalgada (1932), Hamlet (1948) e A Noviça Rebelde (1965).
Sylvester Stallone estabeleceu um novo recorde ao ser o ator a ser indicado por um mesmo personagem mais de uma vez com o maior tempo entre as indicações. Foram 39 anos entre sua primeira indicação por Rocky em 1977 e este ano, novamente interpretando Rocky Balboa em Creed. O recorde anterior pertencia a Paul Newman, que teve um espaço de 25 anos entre as duas indicações pelo papel de Fast Eddie (em Desafio à Corrupção, de 1961 e A Cor do Dinheiro, em 1986). Somente outros quatro atores receberam mais de uma indicação por interpretar o mesmo personagem: Bing Crosby por Padre O’Malley, Peter O’Toole por Rei Henry II, Al Pacino pr Michael Corleone e Cate Blanchett por Rainha Elizabeth II.
Mad Max e O Regresso são o quarto e quinto filmes a receber indicações em todas as sete categorias técnicas do Oscar (fotografia, figurino, edição, design de produção/direção de arte, edição de som, mixagem de som e efeitos visuais). Os outros são: Titanic, Mestre dos Mares: O Lado Mais Distante do Mundo e A Invenção de Hugo Cabret.
É a segunda indicação consecutiva para:
- Alejandro González Iñarritu – diretor em Birdman e O Regresso
- Eddie Redmayne – ator em A Teoria de Tudo e A Garota Dinamarquesa
- Mark Ruffallo – ator coadjuvante em Foxcatcher e Spotlight
- Diane Warren – compositora pelas canções de Beyond the Lights e The Hunting Ground
Alejandro González Iñarritu
Caso Eddie Redmayne vença este ano na categoria de melhor ator, igualará o recorde duas vitórias seguidas na categoria, conquistada apenas por Spacer Tracy e Tom Hanks.
Caso Alejandro Gonzáles Iñarritu vença na categoria de melhor diretor, igualar-se-á ao recorde de John Ford e Joseph L. Mackievickz, com duas vitórias consecutivas na categoria.
Eddie Redmayne e Rooney Mara podem igualar uma marca que somente Sandra Bullock conseguiu até hoje: vencer o Oscar e o Framboesa de Ouro no mesmo ano. Em 2010 a atriz venceu o Oscar de melhor atriz por sua atuação em Um Sonho Possível e o Framboesa de Ouro de pior atriz por Maluca Paixão. Neste ano, Redmayne concorre ao Oscar por sua atuação em A Garota Dinamarquesa e ao Framboesa como pior ator coadjuvante em O Destino de Júpiter. Mara também está nas duas listas: concorre ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por Carol e ao Framboesa de pior atriz por Peter Pan.
Jennifer Lawrence também quebrou um recorde com sua indicação este ano por Joy: O Nome do Sucesso: é a atriz mais jovem a ser indicada quatro vezes ao Oscar. Ela tem 25 anos.
É a terceira indicação consecutiva para o fotógrafo de O Regresso Emmanuel Lubezki. Caso vença, ele estabelecerá o novo recorde com três vitórias consecutivas na categoria, ultrapassando a marca hoje compartilhada com Leon Shamroy, Winton Hoch e John Toll.
Várias pessoas receberam mais de uma indicação este ano:
- Adam McKay – melhor diretor e melhor roteiro adaptado por A Grande Aposta
- Tom McCarthy – melhor diretor e melhor roteiro original por Spotlight
- Sandy Powell – por melhor figurino em Carol e Cinderela
- Andy Nelson – melhor edição de som por Ponte dos Espiões e Star Wars: O Despertar da Força
Com a indicação na categoria de melhor trilha sonora por Star Wars, John Williams recebe a sua 50ª indicação ao Oscar. Entre suas trilhas mais famosas estão: Indiana Jones, Harry Potter, Jurassic Park, Superman, O Império do Sol, Tubarão, Encontros Imediatos de Terceiro Grau e, claro, Star Wars.
O compositor Ennio Morricone estabelece o recorde de pessoa mais velha a concorrer ao Oscar, com 87 anos ele é indicado pela trilha sonora de Os Oito Odiados.
A França concorre pela 40ª vez à estatueta de melhor filme estrangeiro. Já venceu 12 vezes na categoria, ficando em segundo lugar entre os vencedores, perdendo apenas para a Itália, com 14 vitórias.
Deixe um comentário